Fatores Críticos de Sucesso – Os 6 Principais Que Podem Te Levar ao Topo


fatores críticos de sucesso

Os fatores críticos de sucesso, sejam relacionados a pessoas ou a empresas, são determinantes para a conquista (ou não) dos melhores resultados. Quer saber quais são eles e como lidar com cada um? Confira nosso post.

6 fatores críticos de sucesso na profissão

1 – Objetivos claros

Definir objetivos claros (na mente e no papel) é o ponto de partida para a realização e sucesso em todas as áreas da vida, especialmente no campo profissional. O ideal é trabalhar com no máximo 3 objetivos, já que eles necessitam de foco e disciplina. Esses objetivos devem ser claros e bem objetivos, preferencialmente acompanhados com um prazo estimado para atingi-los. Vejamos alguns exemplos:

Publicidade
  • Aumentar em 10% o faturamento da empresa em 1 ano;
  • Aumentar a margem de lucro das vendas em 5% dentro de 6 meses;
  • Trocar de emprego em 6 meses;
  • Fazer um curso de aperfeiçoamento em 1 ano.

2 – Planejamento

Entre os fatores críticos de sucesso das pessoas e empresas, o planejamento (ou a falta dele) está entre os principais. Saber planejar e seguir o que foi planejado é determinante para a conclusão de um objetivo.

Planejar envolve definir cenários de curto, médio e longo prazo tendo como horizonte os objetivos estabelecidos. Durante o planejamento é preciso verificar todas as oportunidades e desafios que envolvem a concretização dos objetivos e se preparar antecipadamente para eles. Somente desse modo é possível chegar aonde se quer.

3 – Alto desempenho e disciplina

Alto desempenho depende principalmente do nível de comprometimento com os objetivos, disposição física, equilíbrio emocional e foco dia após dia. Para ter esse desempenho alto e contínuo é fundamental cuidar da nossa energia diária com hábitos que envolvem:

  • Dormir bem;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Cultivar pensamentos positivos;
  • Cercar-se de pessoas incentivadoras;
  • Reservar um tempo para o lazer.

Com relação à disciplina, mesmo nos dias em que não estamos no nosso melhor desempenho; é ela quem irá nos “salvar”. A disciplina nos faz prosseguir e trabalhar dia a dia para atendermos o que foi estipulado no objetivo. Uma dica interessante é ler histórias reais de pessoas que se destacaram pela disciplina e buscar uma inspiração para ser cada vez melhor nessa área.

Dicas de leitura

4 – Conhecimento

fatores críticos de sucesso

O nível de conhecimento é outro dos fatores críticos de sucesso. Dele depende um resultado extraordinário e a falta dele pode gerar verdadeiros desastres. Principalmente na profissão é preciso ter em mente que nunca sabemos tudo e buscar conhecimento deve ser algo constante. Portanto, além de investirmos em cursos, treinamentos, leituras etc., para aumentar o conhecimento prático precisamos:

  • Conversar com profissionais mais experientes na área em que atuamos;
  • No caso de empresas, contratar uma consultoria temporária para ajudar a identificar e consertar os pontos frágeis da organização;
  • Conversar com profissionais experientes de áreas diferentes que, de alguma forma, contribuam para ampliar a visão de mundo.

5 – Equipe engajada

Nas empresas, um dos fatores críticos de sucesso mais determinantes para o sucesso do negócio são as pessoas. Os objetivos traçados são realizados apenas com o engajamento e comprometimento e isso não se conquista do dia para a noite. É preciso investir de forma contínua nas pessoas, no desenvolvimento, na valorização e em políticas que estimulem um alto desempenho individual e das equipes.

Por mais que os líderes tracem estratégias brilhantes e façam um planejamento perfeito, são as pessoas que darão vida ao que foi colocado no papel.

6 – Superação de desafios

Superar os desafios e cultivar a determinação são características essenciais para quem deseja se superar. É exatamente por isso que essa capacidade de superação é um dos fatores críticos de sucesso. Para chegar aonde chegaram, inúmeras pessoas e empresas de sucesso tiveram muitos e muitos fracassos. O que determinou a posição em que elas estão hoje foi não desistir.

Pensar em cada um desses fatores críticos de sucesso e começar a aplicar estratégias com base neles é a chave de ouro para que seu trabalho, sua empresa ou sua vida como um todo prosperem.

Imagens: jornalismounaerp.com.br / rimma.co

Publicidade