Feedback Positivo e Negativo – Conceito e Importância – O que é?


Esta palavra em inglês é bastante presente no cotidiano das empresas. De acordo com o dicionário, feedback significa a reação a determinado estímulo ou até mesmo a informação que o emissor obtém de quem recebeu sua mensagem.

No entanto, muitos se perguntam porque esta palavra é tão utilizada nas empresas. Para saber os motivos, continue acompanhando nosso post.

Publicidade

O feedback e a comunicação nas empresas

Para que as empresas desenvolvam um processo de comunicação realmente eficaz, é de suma importância que todos os colaboradores, sobretudo aqueles que ocupam cargos de liderança tenham consciência quanto à importância do feedback. Seja por e-mail, telefone e principalmente em reuniões, é preciso que a fluidez na comunicação seja mantida.

Feedback: Positivo e Negativo

A maioria das pessoas acreditam que o feedback positivo é um dos elementos mais valiosos que uma pessoa pode receber, pois indica que o caminho que seguido está correto. Porém, vale lembrar que o feedback negativo é importantíssimo pois muitas vezes quando deixamos algum cliente ou pessoa insatisfeita, ela simplesmente se afasta de nós. Isso faz com que acabemos não sabendo quais os pontos a serem melhorados em nossos processos.

Por isso, o feedback negativo deve ser aceito com os braços abertos, devendo ser visto como algo valioso para nossa evolução.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

feedback-negativo-e-positivo

Principais situações onde uma comunicação eficaz é ainda mais necessária

No ambiente empresarial, são muitas as circunstâncias em que há a necessidade de obter retorno quanto a estratégias e informações, são elas:

Reuniões

Nas reuniões é bastante comum que os líderes solicitem aos demais colaboradores que ofereçam retorno das informações quanto às metas e objetivos estabelecidos, buscando mencionar sua opinião, desafios e soluções encontradas no decorrer de um projeto.

Avaliação de desempenho

Dar e receber feedback faz parte de rotina de todos os profissionais, sobretudo para aqueles que atuam na área de recursos humanos.

Durante uma avaliação de desemprenho, caberá ao líder transmitir uma avaliação quanto ao trabalho de determinado colaborador, sendo que este poderá ser positivo ou negativo.

Publicidade

Avaliação de equipes

Muitas vezes, alguns líderes reúnem suas respectivas equipes para fornecer informações quanto à forma que eles avaliam o desempenho das pessoas e da equipe como um todo. Isso é bastante comum nos times de vendas.

Dicas para melhorar o processo de comunicação

Para melhorar o processo de comunicação nas empresas é imprescindível ter bem claro alguns aspectos, que são:

Manter a objetividade

Isso vale principalmente para quem precisa transmitir uma informação. Nada pode poluir mais esse processo com fazer aqueles intermináveis “rodeios”, fazendo com que a mensagem não seja clara e muito menos compreendida pelo receptor.

Ter uma atitude respeitosa

feedback_2

Sobretudo em situações onde seja necessário pontuar algumas questões mais delicadas ou até mesmo negativas com relação ao desempenho, comportamento ou postura de um colaborador, é preciso ter uma atitude ainda mais respeitosa.

De forma geral, as pessoas se sentem tristes ou frustradas ao receberem informações negativas, sensação esta que é amenizada apenas quando o emissor da mensagem age com respeito.

Jamais devem ser ditas palavras grosseiras, ofensivas e muito menos de baixo calão (palavrões). Da mesma maneira, é preciso cuidar do tom de voz, evitando alterações que possam deixar o receptor desconfortável.

Jamais humilhar em público

Em hipótese alguma um líder de equipe ou colega deverá humilhar outra pessoa em público (e em nenhuma outra situação). O bom senso recomenda que conversas mais difíceis entre chefes e subordinados, por exemplo, sejam feitas em particular, onde a pessoa não seja exposta a uma situação que pode ser considerada humilhante.

Esse tipo de situação pode cair como uma bomba para toda a equipe, gerando um clima de medo, desrespeito e pior, muitos irão começar a imitar o comportamento do chefe.

Não levar pelo lado pessoal

Isso vale principalmente para as pessoas que recebem uma informação negativa. É importante sempre ter em mente que as informações recebidas não possuem cunho pessoal e muito menos ofensivo.

Na maioria das vezes, são momentos de ajustar posturas e estratégias que possam atender melhor aos objetivos de uma empresa e é necessário pontuar as coisas de forma objetiva. Por isso, o receptor jamais deve levar tudo para o lado pessoal.

Ter empatia

O grande segredo para oferecer e receber feedback com qualidade é bem simples: Ter empatia. Principalmente no caso do emissor, é preciso que ele sempre se coloque no lugar de quem irá receber aquela mensagem e perguntar-se: Como eu gostaria de ser tratado se estivesse nesta posição?

Estudos apontam que grande parte das reclamatórias trabalhistas feitas pelos colaboradores dizem respeito ao chamado assédio moral, que está bastante relacionado com a postura dos principais líderes da empresa no tratamento com as pessoas.

Logo, por uma série de razões, é de suma importância que todo feedback tenha como objetivo jamais ofender qualquer pessoa e sempre ter como norte a boa convivência das pessoas no ambiente de trabalho.

Imagens: softwareavaliacao / Exame / totalcross
fonte: 1


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.