Ferramentas da Qualidade – Quais são e Como elas Aumentam o Lucro?


Ferramentas da qualidade

Conhecer e aplicar as ferramentas da qualidade é algo determinante para o sucesso das empresas, sobretudo em um ambiente global cada vez mais exigente e competitivo. Para saber quais são elas e como cada uma contribui para o desempenho dos processos, confira nosso post.

As 7 ferramentas da qualidade

1 – Fluxograma

Consiste em uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas nas empresas, independentemente do porte ou ramo de atividade.

Publicidade

O Fluxograma trata-se de uma ilustração sequencial de todas as etapas de um processo (seja ele referente à elaboração de um produto ou prestação de um serviço).

Ao relacionar cada uma dessas etapas, é possível identificar onde se encontram os possíveis desvios ou problemas que interferem no resultado final.

2 – Diagrama de Ishikawa (Espinha-de-Peixe)

Popularmente conhecido como Diagrama Espinha-de-Peixe, essa ferramenta tem como objetivo analisar e indicar as possíveis causas de problemas quanto aos processos da empresa.

Essa ferramenta também é utilizada para estabelecer uma relação entre causa e efeito, evitando que determinados problemas se repitam.

Esse diagrama foi criado na Universidade de Tóquio na década de 1940, sendo aplicado pela primeira vez na empresa Kawasaki Steel Works.

3 – Folhas de verificação

Essa é uma das ferramentas mais simples da qualidade. Tratam-se de planilhas ou tabelas impressas com o objetivo de facilitar a coleta e análise de dados, fazendo com que eles sejam preenchidos da forma mais objetiva possível.

Essas folhas de verificação favorecem uma rápida identificação de problemas, fazendo com que eles sejam solucionados de forma mais rápida e precisa.

4 – Diagrama de Pareto

Entre as ferramentas da qualidade, o Diagrama de Pareto tem por objetivo ordenar as causas de perdas que devem ser sanadas, priorizando a ação que terá melhor resultado.

Esse diagrama é formado por um gráfico de barras que estabelece a ordenação quanto à frequência das ocorrências em ordem decrescente, permitindo a identificação de problemas responsáveis por gerarem perdas.

Esse diagrama está relacionado à chamada Lei de Pareto, conhecida como princípio 20/80. Essa lei menciona que 80% das consequências são originadas em 20% das causas.

5 – Histograma

Consiste em um gráfico que realiza a representação de diversos dados, tendo como objetivo demonstrar a distribuição deles considerando o número de unidades em cada categoria.

6 – Diagrama de dispersão

É uma das ferramentas da qualidade responsável por mostrar o que ocorre com determinada variável no momento em que uma outra muda, tendo como objetivo testar as relações de causa e efeito no decorrer do processo.

7 – Cartas de Controle

Essas cartas são utilizadas com a finalidade de mostrar quais são as tendências quanto aos pontos de observação em um determinado período de tempo, sendo aplicados limites de controle e fórmulas simples quanto aos dados que podem ser mensuráveis ou discretos.

Quais as vantagens das ferramentas da qualidade?

ferramentas da qualidade

Aumento dos níveis de qualidade

Aplicando essas ferramentas, é possível que a empresa dê um salto significativo quanto à qualidade dos seus produtos e/ou serviços, adquirindo uma excelente vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Melhor cumprimento de prazos junto ao cliente

Todos os empresários e gestores sabem que um dos maiores desafios no dia a dia frente à administração de uma empresa é o cumprimento de prazos.

A aplicação das ferramentas mencionadas acima evita uma série de problemas, incluindo o atraso nas entregas. Isso faz também com que a empresa consiga ter um melhor relacionamento com os clientes e evitar problemas quanto ao fluxo de caixa.

Redução de custos e aumento dos lucros

Cada uma das ferramentas dedicas à qualidade tem como finalidade evitar o desperdício de recursos, sejam eles materiais, financeiros, humanos etc. Com isso, a empresa consegue diminuir os custos de produção e, como consequência, é possível aumentar a margem de lucro obtida.

Melhor fluxo dos processos

Ao identificar onde estão os principais problemas (e resolvê-los), a empresa que aplica essas ferramentas ganha maior fluxo em seus processos, otimizando o tempo gasto e dedicando espaço para atender outros clientes com a mesma estrutura que já possui.

Melhor relacionamento entre as equipes

Com processos mais eficazes, naturalmente as equipes interagem melhor e apresentam maior desempenho com relação às metas estipuladas, gerando um benéfico fluxo de produtividade para a empresa.

Desse modo, para obter os melhores resultados frente a um mercado cada vez mais competitivo, o uso das ferramentas da qualidade é um fator determinante.

Imagens: groupon.com / epocanegocios.globo.com

Publicidade