Forças de Porter – Quais São e Por Que São Tão Importantes?


forcas-de-porter-quais-sao-e-por-que-sao-tao-importantes

 

Poucos empreendedores sabem disso, mas a análise das 5 forças de Porter é determinante para o sucesso de uma empresa.

Publicidade

Para saber quais são essas forças e entender porque elas são tão importantes no mundo dos negócios, confira nosso post!

5 Forças de Porter – Quais são elas?

As Forças de Porter, também conhecidas como Forças Competitivas, consistem nos seguintes itens:

1- Poder de barganha dos fornecedores

Sobretudo no caso de empresas que atuam com a produção e venda de produtos, os fornecedores desempenham um papel fundamental.

Eles são responsáveis por fornecer matéria-prima e demais insumos utilizados no processo produtivo.

Por isso, mensurar até que ponto o poder de barganha dos fornecedores impacta nas empresas é fundamental.

Caso existam poucos fornecedores, isso pode interferir ao negociar preços, prazos, formas de pagamento etc.

Além disso, caso os produtos disponibilizados pelos fornecedores sejam exclusivos ou muito diferenciados, torna-se bastante difícil (e caro) para a empresa trocar de fornecedor.

2- Barreiras à entrada de novos concorrentes

Depois que uma empresa inicia suas atividades, ainda que ela esteja bastante estabelecida no mercado, é fundamental ficar atenta à entrada de novos concorrentes no mercado, já que isso consiste numa situação relativamente ameaçadora para a empresa.

Essas ameaças com relação a um novo concorrente podem se dar pela inovação apresentada, pela economia de escala, valor do capital investido etc.

3- Rivalidade entre os concorrentes

Esta está entre as mais significativas forças competitivas. Isso se deve ao fato desta força levar em consideração a atuação e agressividade dos concorrentes diretos, ou seja, aquelas empresas que produzem os mesmos produtos e atuam no mesmo mercado consumidor.

4- Poder de barganha dos compradores

O poder de barganha dos compradores, outra das 5 Forças de Porter, pode ser entendido como as opções disponibilizadas aos clientes por todas as empresas do setor.

Esta questão tem absoluta relação com as decisões de compra dos clientes, considerando sobretudo a qualidade e o preço do produto ou serviço.

5- Ameaça de produtos substitutos

Os produtos substitutos, embora não sejam aqueles idênticos aos já oferecidos pela empresa, atendem à mesma necessidade do cliente, interferindo bastante nas decisões de compra.

Por esta razão, é fundamental que a empresa também esteja bastante atenta quanto a esta força.

Por que as 5 forças de Porter são tão importantes para os negócios?

De acordo com os mais renomados especialistas na área de gestão empresarial, estudar essas forças competitivas é primordial para que as empresas consigam desenvolver estratégias altamente eficazes.

A identificação dessas forças faz com que as empresas consigam mensurar o grau de atratividade que elas, por meio de seus produtos ou serviços, exercem no mercado.

Em outras palavras, essas forças permitem que a empresa tenha bem definidos todos os fatores que interferem na competitividade.

Concluindo, identificar e analisar a fundo todos os aspectos quanto às 5 Forças de Porter é fundamental para que as empresas ocupem um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Imagem- endeavor.org.br

Publicidade