5 Habilidades do Administrador de Sucesso nas Empresas


habilidades do administrador de sucesso

As habilidades do administrador de sucesso são essenciais para atuar como gestor nas empresas e principalmente ao abrir o próprio negócio. Para saber quais são essas habilidades e como elas são determinantes para os lucros, confira nosso post.

Quais são as 5 habilidades do administrador de sucesso?

1 – Tomar decisões com perspicácia

Essa habilidade consiste em uma das mais cruciais para um administrador, já que ele necessita tomar decisões o tempo todo. Para que sejam tomadas as melhores decisões quanto ao mercado, gestão de equipes, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, estratégias de investimento, mudança de métodos etc., é fundamental ter perspicácia, ou seja, olhar de forma estratégica e além daquilo que todos estão vendo.

Publicidade

2 – Superação de desafios

Assim como a necessidade quanto à tomada de decisões, a superação de desafios faz parte da rotina de todo administrador de sucesso.  Dessa forma, empreendedores, diretores, gerentes etc., necessitam ter ou desenvolver essa habilidade de superação constante. Desafios devem ser vistos como oportunidades de aprendizado e aprimoramento e jamais como o “fim da linha”.

Tais desafios se originam em diferentes lugares, manifestando-se no ambiente interno da empresa, com relação aos concorrentes, mudanças no cenário político e econômico, aumento de custos com matéria-prima etc. Um bom administrador está atento a todas essas variáveis e tem consciência de que isso faz parte da arte de comandar empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

3 – Liderança

Entre as habilidades do administrador de sucesso não poderia faltar a liderança. Ela diz respeito tanto ao relacionamento interpessoal que o administrador mantém com os membros da sua equipe como também quais estratégias ele desenvolve para que o relacionamento entre os membros da equipe seja produtivo.

Por relacionamento produtivo entende-se aquele que gera os melhores resultados para a empresa, sendo responsável por manter a motivação e foco nos resultados. Um bom líder busca manter equipes que cooperem para uma causa maior e objetivos já traçados, evitando as consequências improdutivas do excesso de competição no ambiente de trabalho.

Outra questão relacionada à habilidade de liderar tem relação com o fato de o administrador oferecer um norte para as equipes e ao mesmo tempo desenvolver as pessoas para que elas trabalhem com certa autonomia. Quanto mais descentralizada a estrutura de uma empresa, com tarefas e responsabilidades bem delegadas, mais os processos fluem, aumentando os lucros.

4 – Planejamento

Saber planejar é tida como uma das mais essenciais habilidades do administrador de sucesso. Tanto no Brasil quanto em outros países, sobretudo Japão, Alemanha e Estados Unidos, as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que valorizam as etapas do planejamento.

Planejar envolve conhecer bem o contexto no qual a empresa está inserida e traçar objetivos e metas para curto, médio e longo prazo. Os japoneses, por exemplo, antes de iniciarem a construção de uma fábrica, dedicam muito mais tempo à etapa do planejamento, prevendo possíveis imprevistos e estruturando a forma mais rápida e eficaz para finalizar a construção.

Vale ressaltar que a ausência de planejamento é uma das principais causas de falências, desperdício de recursos e falta de capital das empresas brasileiras, causando graves prejuízos para a economia e muita frustração aos empreendedores.

5 – Análise de números

Uma das habilidades do administrador de sucesso consiste em analisar números. Para isso, não basta interpretar um balanço patrimonial ou estruturar o fluxo de caixa, mas sim, ver além do que esses números demonstram. Os melhores administradores sabem muito bem o momento certo de investir, como investir, as estratégias mais assertivas para redução de custos, como potencializar os lucros etc. Tudo isso ao apenas analisar números fornecidos pela empresa e pelo mercado.

Dicas de livros sobre as habilidades do administrador de sucesso

Habilidades do administrador de sucesso

Para que os administradores possam saber ainda mais detalhes sobre cada uma dessas habilidades, inclusive com exemplos práticos de empresas e gestores do Brasil e do mundo, basta ler os seguintes livros:

  • Paixão por vencer (Jack Welch);
  • A Lei do Triunfo (Napoleon Hill);
  • O Poder da Ação (Paulo Vieira);
  • Bill Gates – Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não (Carol Dweck);
  • Com gente é diferente (Eugênio Mussak);
  • Passos de gigante (Anthony Robbins).

Com esses e muitos outros livros disponíveis no mercado é possível desenvolver cada vez mais todas essas habilidades do administrador de sucesso, aliando a leitura à prática no dia a dia. Essa combinação certamente trará excelentes resultados para sua empresa.

Imagens: startupi.com.br / vegashotel.co.uk

Publicidade

Isso pode te interessar: