ISO 9000 – O que é, Para que serve: norma abnt para os negócios

iso-9000

ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, a ISO é uma instituição de padronização e normatização criada há muitos anos para descrever regras de implantação, desenvolvimento e avaliação de programas de qualidade. Apesar se serem criadas em 1947, se tornou oficial  somente a partir de 1987. Hoje, a ISO possui diversas atualizações com a ISO 9000, ISO 9001 ,ISO 9004 e ISO 19011.

Esse conjunto de normas podem ser aplicados em empresas de pequeno, médio e grande porte de todos os segmentos. Nesse artigo, você vai saber o que é, para que serve e porque a ISO 9000 é importante para os negócios.

ISO 9000 – O que é para que serve?

A ISO 9000 é na verdade um sistema de gestão de qualidade aplicado nas empresas, são um conjunto de ações que asseguram a padronização de produtos ou serviços. Para conseguir a certificação da ISO é preciso que a empresa passe por inúmeras fases e processo de implementação que garantem que cada etapa de trabalho esteja sendo feito com base nas normas para conseguir a qualidade total.

Para explicar melhor, “Qualidade Total” significa altos níveis de excelência de uma empresa, isso implica todos os processos de trabalho para desenvolver um produto ou serviço. A certificação da ISO 9000 garante uma produção com qualidade em todas as cadeias envolvidas, seja a equipe de colaboradores, fornecedores e clientes.

Publicidade

Quais as normas da ISO 9000?

A série ISO 9000 compõem as seguintes normatizações:

  • ISO 9000– Fundamentos do gerenciamento do sistema de qualidade dos projetos e sua terminologia.
  • ISO 9001– Especificação do sistema de qualidade com relação a capacitação da empresa de prover produtos e serviços que atendam o cliente. Isso envolve o desenvolvimento, instalação, produção e manutenção. Aqui são demonstrados como cada processo da empresa deve ser feito, isso inclui as normas 9002 e 9003.
  • ISO 9004– Orienta a implantação do sistema de gestão de qualidade e promove processos de melhoria contínua para atingir bons resultados empresariais e a satisfação do cliente.
  • ISO 19011 – Gerenciamento de auditorias internas de qualidade e ambiental.

As normas da ISO 9000 são revisadas, a última atualização foi em Dezembro de 2008. No entanto, a essência das normas não são modificadas.

 

Benefícios na utilização das normas da ISO 9000

A implantação da ISO 9000 promove inúmeras vantagens para as empresas, mas também para toda a sociedade, pois garante a segurança dos produtos desenvolvimentos e dos serviços prestados.

A certificação demonstra que a empresa é responsável, sólida, idônea e possui credibilidade. Essas questões favorecem as relações com fornecedores, colaboradores e principalmente com o cliente, pois é uma vantagem frente a concorrência.

A ISO 9000 também promove a redução de custos com perdas de insumos e com paralisações de equipamentos, já que existem ações mais efetivas para resolver os problemas.

Uma empresa certificada pela ISO 9000 consegue entregar produtos e serviços mais confiáveis  para os clientes, pois as melhorias obtidas com a gestão de qualidade total são sólidas e passíveis de verificação através da auditoria.

Publicidade

Como funciona a aplicação da ISO 9000

iso-9000

A implantação da ISO 9000 não é um procedimento simples que pode ser feito pela própria empresa, é necessário contratar uma consultoria focada nesse tema. Empresas de todos os segmentos e portes podem implantar a ISO e conseguir a certificação, desde que estejam em conformidade com as normas.

A empresa precisa elaborar um sistema de trabalho que padronize a execução dos procedimentos de uma determinada função. O objetivo é atender a demanda mantendo a qualidade. Todos esses processos devem ser documentados e todos os colaboradores, gerência e diretoria devem ser comprometidos com a qualidade.

A ISO 900 implica os processos de gestão de qualidade, isso significa que os produtos e serviços com essa certificação possuem as mesmas características e padrão de qualidade.

Para conseguir a certificação ISO 9000 os auditores credenciados realizam uma auditoria interna, onde serão avaliados todos os pontos relacionados às normas.

Quais são as certificadoras da ISO 9000

No Brasil existem aproximadamente 20 entidades que podem certificar as empresas com a ISO 9000. Conheça algumas:

  • ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
  • SGS ICS Certificadora LTDA
  • UCIEE – União Certificadora
  • Fundação Carlos Alberto Vanzolini
  • BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda
  • Lloyd’s Register Quality Assurance SP e RJ

 

A consultoria que faz a implementação não pode fornecer a certificação, pois seria anti ético. Sendo assim, a empresa deve contratar uma consultoria para implementar e outra certificadora para fazer a auditoria.

Quanto tempo leva para conseguir a ISO 9000

É muito difícil precisar o tempo e os valores para conseguir a certificação da ISO 9000, entretanto, o tempo estimado é de 6 meses a 2 anos dependendo do tamanho da empresa e se já existe algum programa de consultoria em desenvolvimento.

Caso a empresa conseguir o certificado  é importante que zele pela conquista, pois ele não é eterno, ou seja, a companhia pode perder em uma das auditorias, e isso, seria muito pior do que não ter a certificação.

O custo para implantar a ISO 9000 vai depender de cada certificadora, do tamanho da empresa e a complexidade do processo. Por isso, vale a pena cotar com as empresas certificadores para garantir um melhor preço e prazo de implementação.

A decisão do empresário em conseguir a ISO 9000 implica em muita dedicação e envolvimento de todos os líderes e colaboradores da empresa. Não se pode esquecer da necessidade de treinar todos os envolvidos para conseguir se adequar aos procedimentos padronizados. Além disso, é necessário abrir canais para o atendimento de fornecedores e clientes.

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar