ISO 9001 – Requisitos: O que é e para que serve essa norma?

ISO 9001

Com o mercado cada vez mais exigente e competitivo as empresas precisam de estratégias para atender o mais alto padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Quando a companhia demonstra o compromisso com a qualidade para ganhar o respeito e a satisfação do cliente já é uma grande vantagem frente a concorrência.

É justamente por isso que muitas empresas se preparam para conseguir a ISO 9001, uma certificação que define as normas da gestão de qualidade empresarial. Nesse artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre a ISO 9001, o que é, para que serve e quais os requisitos para conseguir a certificação. Continue lendo.

O que é ISO 9001 e para que serve?

ISO 9001 é uma norma que padroniza produtos ou serviços de uma empresa. O principal objetivo é proporcionar melhorias gerenciais e tornar os processos internos mais eficientes e com mais qualidade.

Mais de 200 Países do mundo aplicam a ISO 9001 em diferentes tipos de empresas, a implementação do sistema confere a melhoria contínua no modo de produção de produtos e no oferecimento de serviços. A padronização garante um ambiente de trabalho mais eficiente para atender as expectativas dos clientes.

Publicidade

As empresas que buscam a excelência na qualidade almejam a certificação ISO 9001, na realidade, é um compromisso real com  a padronização de procedimentos internos que é transformada em uma cultura empresarial. Todo esse empenho gera departamentos organizados, processos objetivos, equipe treinada e o aumento da lucratividade do negócio.

Pode-se dizer que a ISO 9001 é baseada em alguns pilares para o gerenciamento de qualidade, que são:

1 – Foco no cliente

Toda a empresa precisa entender que depende totalmente do cliente para existir. Por isso, é preciso buscar melhorias contínuas para superar suas expectativas.

2 – Liderança

São os líderes da empresa que incentivam a equipe de colaboradores para atingir o objetivo proposto. O seu papel é comunicar os anseios da companhia e atribuir funções de acordo com habilidades de cada profissional, por isso, a empresa deve criar meios para melhorar a liderança com o objetivo de ir ao encontro do seu propósito.

3 – Envolvimento de pessoas

Uma empresa é formada por sua equipe, por isso, todos os colaboradores devem trabalhar em conjunto para atingir o objetivo. A ISO 9001 é uma gestão de qualidade que não envolve apenas os líderes, mas sim todos os funcionários. Para isso, é preciso de treinamento e a participação da equipe para resolver problemas.

4 – Abordagem por processo

Para as empresas atingirem o objetivo é preciso um sistema de gerenciamento de processos contendo informações de como o produto ou serviço é realizado.

Publicidade

5 – Abordagem de gestão

Identificar e entender os processos de gestão ajudam aumentar a eficiência da empresa. O ambiente empresarial detém muitos processos internos que envolvem o produto ou serviço, o colaborador, fornecedor e cliente, por isso, é essencial a compreensão e a interligação de todos eles para que haja uma boa gestão.

6 – Melhoria Contínua

A empresa não pode parar no tempo e achar que não precisa de atualização nos processos, é preciso superar as expectativas do cliente para não dar espaço para a concorrência.

7 – Tomada de decisões

Para tomar decisões inteligentes o empresário não pode seguir apenas o instinto, ele deve se basear em avaliação de informações, pois é uma forma segura de tornar idéias uma realidade.

8 – Boas relações com fornecedores

Quando a empresa tem um bom relacionamento com os fornecedores, ela aumenta as chances de proporcionar ao cliente os melhores produtos e serviços para o seu cliente. É uma cadeia de fornecimento que deve ser cuidada com esmero.

 

ISO 9001 – Requisitos para conseguir a certificação

iso-9001

Muitos empresários confundem a implementação com a certificação da ISO 9001, são processos muito diferentes um do outro. Na implementação é preciso adequar todos os processos de acordo com a norma para depois conseguir a certificação.

No processo de implementação as empresas podem contar com consultorias especializadas para adequar os processos de trabalho de acordo com os requisitos da ISO 9001.

Após a implementação, a empresa precisa contratar uma instituição certificadora para fazer as auditorias e avaliar se a implementação foi feita de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. O certificado pode levar de 6 meses até 2 anos para ser emitido, esse prazo pode mudar de acordo com a empresa.

Os requisitos para conseguir a certificação ISO 9001 são:

  • Precisa ser uma empresa constituída com CNPJ ( todos os portes e segmentos podem requerer a ISO 9001);
  • A empresa precisa cumprir a legislação de acordo com seu ramo de negócio;
  • É preciso identificar o contexto da empresa;
  • Identificar as partes interessadas;
  • Fazer o mapeamento de processos;
  • Definir a liderança;
  • Qual será a política de qualidade;
  • Planejamento do sistema de gestão;
  • Definir os recursos para fazer o planejamento;
  • Processos da operação;
  • Avaliar o cumprimento dos objetivos;
  • Ações corretivas;
  • Depois da implementação, fazer a auditoria interna para conseguir a certificação ISO 9001;

A certificação da ISO 9001 tem uma vigência de 3 anos, depois disso, a empresa precisa passar por nova auditoria para conseguir renovar o certificado. Nesse processo, muitas companhias perdem o certificado devido a falta de melhoria contínua, por isso, é preciso muita dedicação para mantê-lo.

É importante frisar que a consultoria que implementa a ISO 9001 não pode certificar, ou seja, a empresa precisa contratar duas consultorias, uma para preparar todos os processos e requisitos e a outra para auditar e fornecer a certificação.

 

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar

Compartilhe