Kaizen – Como Aplicar a Metodologia da Melhoria Contínua (exemplo prático)

kaizen

Kaizen é uma palavra japonesa que quer dizer ” mudança para melhor”. Em tese, Kai é uma forma de representar a mudança, enquanto que o Zen é a bondade e a virtude. Essa filosofia é utilizada tanto na vida pessoal do povo japonês como familiar, profissional e empresarial.

Empresas do mundo inteiro utilizam a metologia Kaizen para promover mudanças e melhorias no ambiente de trabalho, o objetivo é reduzir os custos e aumentar a produtividade profissional envolvendo a equipe completa de funcionários.

 

O que significa Kaizen?

É muito fácil entender o Kaizen, a prática diz que ” hoje deve ser melhor do que foi ontem, e o amanhã melhor que hoje “, ou seja, um processo de melhoria contínua. Essa metodologia é genialmente utilizada em  empresas de todos os portes e segmentos, especialmente as que possuem um sistema de gestão moderno.

Melhorar todos os dias para alcançar a excelência, isso é o Kaizen, uma filosofia que pode anteceder outros programas de desenvolvimento nas empresas, como por exemplo, a metodologia 5s.

Publicidade

Para que serve a Metodologia

O Kaizen está ligado ao desenvolvimento, seja das pessoas ou de uma empresa. Os empresários utilizam essa metodologia para aumentar a produtividade e reduzir os custos. O conceito aplicado para conseguir bons resultados é incentivar a melhoria contínua das atividades desenvolvidas na empresa.

O foco de trabalho do Kaizen é o trabalho em equipe, por isso, a empresa que atua com os princípios básicos do método valoriza o funcionário como sendo a chave do sucesso do seu negócio.

Como funciona o Kaisen

Kaizen-Melhoria-Continua-metologia

Aplicar o Kaisen não demanda grandes investimentos, a própria empresa pode fazer todo o processo sem consultoria específica. O ponto chave é o envolvimento de todos os colaboradores, incluindo líderes, diretoria, gerentes até os funcionários de base.

São adotados princípios que exoneram o desperdício e enfatizam os procedimentos transparentes onde todos ficam sabendo das etapas a fim de proporcionar a disciplina, trabalho em equipe e a sabedoria. Se trata de um lema organizacional de aprendizagem.

A aplicação do Kaizen é destinado para todas as áreas da empresa, em especial nos setores onde requerem soluções mais urgentes e que demandam muitas reclamações dos colaboradores e até mesmo dos clientes.

Setores que atrapalham o desenvolvimento da empresa com perdas, também podem ser melhorados com o Kaizen objetivando a redução dos custos e o aprimoramento nos processos de produção.

Publicidade

Como aplicar o Kaizen?

De acordo com os especialistas existem formas diferentes de implantar a metodologia de melhoria contínua, o Kaizen. São elas:

1 – Elaboração do projeto

O processo de implantação do processo de melhoria contínua vai exigir muita dedicação do gestor e dos líderes, é possível que ele dedique mais de metade do seu tempo diário para aprimorar essas práticas.

Primeiramente deve ser elaborado um projeto para apresentar a todos os envolvidos. Na realidade, deve ser um escopo bem objetivo contendo:

  • Avaliação dos setores da empresa com a marcação da áreas que possuem mais problemas;
  • Identificar esses problemas;
  • Levantar possíveis soluções para esses problemas;
  • Estabelecimento de metas;

2 – Kaisen Grupo – O dia do evento

A metodologia de melhoria contínua aplicada para o grupo de colaboradores visa aumentar o interesse e envolvimento das pessoas no aperfeiçoamento de todos os processos.

Os grupos devem conter profissionais de todos os setores da empresa e a proposta é utilizar técnicas para solucionar os problemas.

Mas, como isso é feito?  Primeiramente, é feito um estudo de todos os problemas que necessitam de uma solução. As ações podem ser imediatas ou mais demoradas do que a previsão do evento. Por isso, é necessário elaborar um plano de ação para resolver essas questões.

 3 – O plano de ação

Após a definição dos problemas e das soluções no dia do evento são elaborados o plano de ação. Os líderes ficam responsáveis pela supervisão da resolução dos problemas especificados, somente após a questão resolvida é dado fim ao Kaisen e todas as melhorias obtidas são avaliadas.

Benefícios para as empresas

É um processo objetivo e prático que pode ser utilizado em empresas de todos os portes e segmentos, contudo existem muitas razões e benefícios para as companhias adotarem essa metodologia, saiba quais são:

  • Mapeamento dos processos de trabalho – Identificar todos os setores e suas operações ajudam a encontrar um meio de desenvolver as atividades de forma mais eficiente e lucrativa;
  • Execução contínua das atividades- Padronizar os trabalhos para aumentar a capacidade produtiva;
  • Aumentar a qualidade – Elaborar um processo produtivo para cada setor da empresa objetivando as entradas e saídas com mais qualidade para tornar o negócio mais competitivo;
  • Envolvimento maior dos colaboradores no apontamento de problemas, bem como na resolução deles;
  • Melhoria contínua sempre- Buscar soluções para conseguir os melhores resultados continuamente;

Apesar do Kaisen ser denominado como ” melhoria contínua”, ele é compreendido pelas empresas como uma nova forma de pensar sobre os problemas de uma companhia e como encontrar a solução para cada um deles com a ajuda de líderes e colaboradores de diferentes departamentos.

Em resumo, O kaisen é uma filosofia que deve ser seguida diariamente dentro de uma companhia, pois enfatiza a identificação dos problemas, resolução e a busca por novas formas de realizar uma atividade, criar, transformar e melhorar os procedimentos através de muita disciplina. Evoluir todos os dias para não parar no tempo.

 

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar