Marketing Contábil – O que é, vantagens e 5 Passos de Como Aplicar

marketing contábil

O marketing contábil consiste em um conjunto de estratégias focadas em escritórios de contabilidade, otimizando a divulgação dos serviços e resultados financeiros obtidos. Tais estratégias são empregadas principalmente no ambiente virtual. Quer saber como aumentar seus lucros com elas e como aplicá-las?

Quais as vantagens do marketing contábil?

Amplia a carteira de clientes

Ampliar a carteira de clientes é, sem dúvida, um dos grandes desafios dos escritórios de contabilidade. Ao aplicar simples estratégias de marketing é possível não apenas ter novos clientes na carteira, mas fazer com que tais clientes indiquem seu escritório a outras pessoas.

Credibilidade

Todo contador sabe como essa palavra é importante ao estabelecer uma relação duradoura com o cliente. O aumento da presença online gera maior credibilidade para o escritório, fazendo com que as pessoas sintam confiança em entregar a gestão tributária, trabalhista, previdenciária etc., de sua vida pessoal ou empresa a determinado escritório.

Divulgação dos serviços em grande escala

Outra das principais vantagens do marketing contábil é que esse conjunto de estratégias proporciona uma divulgação dos serviços em grande escala, fazendo com que mais pessoas conheçam o que o escritório oferece.

Publicidade

Custo/benefício

Justamente em virtude do ganho de escala quanto à divulgação, mediante um investimento acessível é possível conquistar diversos clientes e aumentar a margem de lucro do escritório, reinvestindo uma parte desse valor na ampliação do negócio.

5 passos de como aplicar as estratégias de marketing contábil

marketing contábil

1 – Definir o cliente ideal

O ponto de partida para elaborar uma estratégia de marketing direcionada para contadores é definir o cliente ideal que o escritório deseja atender. Os especialistas em marketing chamam esse cliente de persona, que consiste numa descrição mais específica quanto ao perfil do cliente, definindo por exemplo:

  • Idade;
  • Renda média;
  • Área profissional em que atua;
  • Preferências;
  • Hábitos;
  • “Dores” (problemas ou conflitos que o fazem desejar adquirir determinado produto ou serviço).

Ex.: a “dor” de uma pessoa que busca por serviços contábeis seria, por exemplo, a falta de organização dos dados financeiros de sua empresa.

Nesse contexto, qual seria o “remédio”? Justamente serviços de contabilidade, tais como elaboração de balanços, DREs, balancetes etc.

2 – Fortalecer a identidade visual

O fortalecimento da identidade visual consiste principalmente na imagem que o escritório transmite por meio do site e redes sociais. Por isso, é de suma importância verificar questões de layout e funcionalidade do site e páginas de negócios, qualidade e resolução das imagens etc.

Cada detalhe desse contribui para atrair futuros clientes ao site do escritório, estabelecendo um relacionamento mais direto que leva à contratação dos serviços.

Publicidade

3 – Gerar conteúdos relevantes

Um dos pilares do marketing contábil consiste na geração de conteúdos relevantes em formato de textos. Esses textos devem ser vinculados a um blog do escritório, sendo trabalhados temas de interesse do cliente ideal. Muitos escritórios, ao alimentar os blogs, cometem o erro de falar apenas sobre os serviços oferecidos e isso não é suficiente para conquistar clientes. Os conteúdos devem estar relacionados ao serviço, mas não falar sobre eles diretamente. Exemplos de temas:

  • 10 estratégias de como aumentar as receitas na sua empresa;
  • O que fazer para evitar passivos trabalhistas?;
  • 8 dicas de como negociar empréstimos nos bancos.

Além de esses textos estabelecerem uma relação mais próxima com os clientes, por meio da aplicação das chamadas técnicas de SEO, eles fazem com que o site do escritório de contabilidade fique melhor posicionado no Google, gerando uma vantagem impagável diante da concorrência.

4 – Fazer anúncios no Google e Facebook

A aplicação das estratégias de marketing contábil envolve também a inserção de anúncios no Google e no Facebook, gerando um grande volume de visitantes ao site do escritório que, posteriormente, poderá se converter em clientes. O preço por esses anúncios é bastante acessível, sendo oferecidas diversas ferramentas de segmentação. Dessa forma, o anúncio é visualizado apenas por pessoas com interesse real nos serviços de contabilidade.

5 – Contar com uma equipe especializada

Para aplicar essas estratégias de marketing contábil é essencial que os escritórios contem com os serviços de uma equipe especializada em marketing digital, economizando um tempo precioso dos contadores.

Tais serviços são prestados por agências, sendo os valores muito mais acessíveis se comparados àqueles investidos no marketing tradicional.

Imagens: blog.unipe.br / blog.cefis.com.br

Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar

Compartilhe