Marketing de Relacionamento – Conceito, Exemplos e Dicas | O que é?


No ambiente empresarial, inúmeras pessoas falam a respeito do marketing de relacionamento como uma importante ferramenta utilizada por diversos gestores, sobretudo aqueles ligados à área comercial ou de vendas.

Para que seja possível saber com mais detalhes o que significa exatamente esse termo e como ele pode ajudar as empresas a alavancarem seus negócios, iremos tratar de alguns aspectos bem interessantes. Confira!

Publicidade

Conceito de Marketing de relacionamento

O conceito de marketing de relacionamento pode ser entendido como todas as ações realizadas pelas empresas no intuito de criar e manter um bom relacionamento com os clientes.

Esse relacionamento é construído por meio da concessão de benefícios aos clientes fiéis, oferta de atrativos para a aquisição de novos consumidores e também trabalhar no fortalecimento da marca, fazendo com que ela venda por si.

Leia também: O que é Trade Marketing?

Como aplicar estratégias quanto ao marketing de relacionamento?

Para que as empresas possam aplicar estratégias eficazes quanto ao marketing desenvolvido especialmente para manter um bom relacionamento com os clientes, é necessário seguir algumas recomendações básicas, que são:

Conhecer o público-alvo

Para que seja estabelecida uma comunicação assertiva da empresa para com seus clientes é indispensável mover esforços para conhecê-los da forma mais detalhada possível.

Saber quem são as pessoas que formam o público-alvo da empresa consiste em identificar quais são os principais hábitos dessas pessoas, nível socioeconômico, aspirações pessoais, desejos e necessidades não satisfeitos etc.

Em suma, antes de desenvolver qualquer tipo de estratégia de desse tipo de marketing, é imprescindível conhecer bem os potenciais clientes.

Produzir conteúdo de qualidade

Atualmente, pelo fato de as redes sociais terem se transformado nos mais significativos canais de comunicação entre empresas e clientes, para elaborar estratégias de marketing eficazes é indispensável manter uma presença marcante nas redes sociais.

Para isso, é fundamental gerar conteúdo de qualidade tanto no que diz respeito a textos, mas como também de imagens, vídeos e informações que sejam úteis ao cliente e que, de uma forma sutil, promovam os produtos e serviços oferecidos.

Envolver-se com uma causa

marketing-de-relacionamento_2

Hoje em dia, devido à crescente preocupação por parte da população quanto aos problemas sociais e ecológicos vividos em todo mundo, há uma grande preferência por parte dos consumidores em adquirir produtos e serviços de empresas que apoiam financeiramente e divulgam uma grande causa ligada à área social ou ecológica.

Diversas ONG’s atuam nos mais variados segmentos em apoio à população. No entanto, é preciso ter o cuidado de escolher uma instituição séria.

Valorizar o feedback dos clientes

Seja considerando o número de curtidas e comentários nas redes sociais ou até mesmo por meio do site e outros canais de comunicação, para construir um marketing de relacionamento forte é indispensável que as empresas valorizem o feedback fornecido pelos clientes quando estes avaliam questões como a qualidade do produto/serviço, atendimento, cumprimento do prazo de entrega etc.

Todas essas informações são de suma importância para avaliar onde a empresa está acertando e onde ela deve melhorar, fazendo com que os clientes se mantenham fiéis assim como também outros sejam atraídos.

Surpreender o cliente

Depois de avaliar o que o cliente precisa ou deseja, é indispensável desenvolver estratégias para encantá-lo, ou seja, entregar mais do que aquilo que ele espera.

Um exemplo bem simples disso pode ser uma empresa de E-Commerce que entrega determinado produto antes do prazo estipulado na compra. Trata-se de uma forma bem simples de tornar um cliente bastante fiel.

Para que seja possível surpreender o cliente com serviços cada vez mais eficazes é indispensável que os profissionais da área de marketing transmitam as informações colhidas junto aos clientes para que os gestores de todas as áreas da empresa consigam aprimorar os processos em benefício de um melhor atendimento.

O segredo do marketing de relacionamento é sempre ir além do esperado.

Aperfeiçoamento do time de colaboradores

O time de colaboradores da empresa, sobretudo aqueles que atuam na linha de frente do atendimento aos clientes devem receber capacitação e aperfeiçoamento constante por meio de cursos, treinamentos e demais eventos que possam contribuir para que eles atinjam a excelência no atendimento.

Um bom atendimento envolve basicamente assertividade, cordialidade e agilidade. Assertividade é ter domínio sobre o produto ou serviço oferecido. Cordialidade é manter um atendimento respeitoso e agradável. Agilidade é entregar no menor tempo possível.

Com todas essas recomendações quanto às estratégias de marketing de relacionamento, certamente as empresas obterão excelentes resultados.

Imagem: sageone.com

Publicidade

Isso pode te interessar: