Matriz Gut – Como Ela Pode Aumentar Seus Lucros?


A Matriz Gut consiste numa importante ferramenta usada para a elaboração de estratégias, coleta de dados e gestão de projetos, aumentando a eficácia das operações. Essa matriz foi desenvolvida por Kepner e Tregol, sendo bastante parecida com a análise de SWOT. Inclusive, essas duas ferramentas atuam como complemento uma da outra.

matriz-gut

Publicidade

 

Qual o objetivo da Matriz Gut?

Essa ferramenta é utilizada com a finalidade de quantificar dados e informações e pontuar de forma objetiva todos os itens analisados conforme o grau de prioridade de cada um. Desse modo, essa matriz fornece informações precisas para que diretores, gerentes e demais líderes empresariais consigam tomar decisões de maneira assertiva.

Quais são as prioridades dessa matriz?

A Matriz Gut tem como principal foco a mensuração de 3 fatores: gravidade, urgência e tendência.

Gravidade

Refere-se à profundidade e intensidade dos possíveis danos que determinado problema poderá ocasionar caso não sejam tomadas providências quanto à resolução dele.

Urgência

Busca mensurar o tempo previsto para a eclosão de resultados indesejados ou possíveis danos oriundos da não solução de um determinado problema.

Tendência

Avalia o grau de desenvolvimento que o problema terá caso não sejam adotadas medidas para a solução do mesmo. Após a análise desses critérios, o uso dessa matriz permite que os gestores consigam responder de forma clara as seguintes perguntas:

  • O que fazer primeiro?
  • Por que priorizar determinadas atividades?
  • Por onde começar?

Etapas da Matriz Gut

As etapas que envolvem o uso dessa matriz no dinâmico ambiente empresarial são basicamente:

1 – Listar os problemas ou os pontos de análise;

2 – Fazer a pontuação de cada tópico;

3 – Realizar a classificação dos problemas;

4 – Tomar decisões estratégicas.

Vale ressaltar que para obter os melhores resultados com essa matriz é indicado que todas as etapas sejam feitas em grupo, já que o consenso é um dos fatores-chave para determinar o nível de segurança quanto à tomada de decisões.

Vantagens da Matriz Gut para as empresas

Melhor alocação de recursos

Ao conseguir tomar decisões rápidas e com foco na solução dos problemas mais urgentes, com o uso da Matriz Gut os gestores conseguem direcionar melhor todos os recursos da empresa, sejam eles financeiros, materiais, humanos etc., atingindo os melhores resultados. Com isso, naturalmente a empresa lida melhor com suas receitas e despesas, evitando desperdícios.

Clareza na tomada de decisões

O processo de tomada de decisões é, sem dúvida, uma das grandes dificuldades dos empresários e gestores, principalmente quando os dados e informações não são claros o suficiente ou é preciso lidar com muitas variáveis. A Matriz Gut oferece a clareza imprescindível para que os empresários e gestores se sintam mais seguros quanto a quais medidas tomar na solução dos mais diversos problemas que afetam o dia a dia das empresas.

Aumento da eficácia dos processos

Ao adotar estratégias de forma mais segura, os processos ganham em eficácia e agilidade, questão essencial para otimizar os recursos, evitar desperdício, economizar tempo e oferecer um atendimento cada vez melhor aos clientes. Essa eficácia nos processos também favorece o trabalho das equipes de todos os níveis hierárquicos, melhorando a comunicação interna.

Favorecimento quanto ao alcance das metas

Só é possível alcançar metas desde que os processos estejam bem mapeados. E a Matriz Gut (junto com a análise de SWOT) é fundamental nesse mapeamento. Com dados concretos em mãos, os gestores conseguem identificar de forma objetiva quais metas são possíveis de serem alcançadas, quais erros impediram o alcance das metas, em quais pontos melhorar para solucionar o problema etc.

Com essas informações em mãos, as equipes conseguem trabalhar com maior foco nos resultados e os gestores conseguem mensurar o desempenho de forma mais rápida e assertiva.

Melhores percentuais de lucro

Com todas as vantagens anteriores quanto à Matriz Gut, a empresa consegue obter melhores percentuais de lucro mensal e anual, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento do negócio. Para que o trabalho com a Matriz Gut com a análise de SWOT seja feito da melhor forma possível, é indicado contar com uma equipe especializada no assunto ou com o apoio de consultores que fornecerão todas as diretrizes aos proprietários e principais gestores da empresa.

Além disso, é necessário contar com planilhas de controle, softwares e outros recursos tecnológicos para fazer a implantação dessas análises.

Imagens:   tvulavras.com.br

Publicidade