Metodologia 5s nas empresas: O que é o programa e a sua implantação


Pode-se afirmar que o 5s é uma ferramenta que ajuda as empresas na criação de um sistema de trabalho disciplinado, organizado  e que identifica oportunidades e soluções para melhorias constantes. O grande diferencial desse sistema é a simplicidade do conceito que traz inúmeros benefícios para as empresas e para a equipe de colaboradores. Nesse artigo você vai saber o que realmente é a metodologia 5s, benefícios e como funciona a implantação nas empresas. Continue lendo.

O que é a metodologia 5s?

O 5s é um programa criado no Japão em 1950, o objetivo dessa metodologia é educar as pessoas com os princípios básicos para combater o desperdício. Na época havia muita guerra no País e a população sofria com a falta de comida e água.

Publicidade

Depois de alguns anos, a metodologia 5s passou a ser uma prática milenar para a educar os filhos e hoje é utilizada em todo mundo em empresas de diversos portes e segmentos como Técnicas de Controle de Qualidade Total ( TQC). Confira:

 

metodologia-programa-5s

 

1 – Seiri – Senso de utilização

O primeiro S ensina a empresa manter em suas dependências somente o que realmente precisa, ou seja, descartar o que não é útil para o negócio. É preciso manter o ambiente livre de entulhos que prejudicam o processo produtivo da companhia.

Entre esses itens estão: Documentos, papéis, arquivos, materiais, peças de reposição, ferramentas, etc.

A metodologia 5s ensina a fazer inspeções periódicas nesses materiais eliminando o que não é mais útil, para o controle dos itens úteis podem ser feitas  etiquetas informativas que apontam a data da última avaliação.

2 – Seiton – Senso de organização

Uma empresa precisa ter ambientes organizados, documentos, ferramentas e materiais classificados e no seu devido lugar. Dessa forma, o negócio consegue atingir o objetivo  e manter os resultados de uma forma progressiva.

3 – Seiso – Limpeza

O 3º S evidencia o aspecto do ambiente com relação a higiene, não só para simples aparência, mas para melhorar o desempenho nas atividades e manter a qualidade de vida dos funcionários da empresa.

Nessa fase, a empresa vai implementar um padrão de limpeza e higiene a ser seguido e inspecionado por todos os trabalhadores.

4 – Seiketsu – Padronização

Quando a empresa decide adotar a metodologia 5s como um padrão para o seu negócio é preciso tornar público para todos os colaboradores como uma forma de disciplina e comportamento.

Assim, que o Seire ( utilização), Seiton ( organização) e o Seiso ( limpeza) estiverem funcionando, é a hora de criar as regras internas para manter esse avanço conquistado. É um grande desafio, mas é preciso atribuir funções para cada colaborador de forma organizada e criar uma cultura para que a metodologia 5s seja compreendida e realizada no dia a dia da empresa.

5 – Shitsuke – Senso de disciplina

A premissa desse S é a valorização  da implementação do programa para treinar os novos colaboradores e também monitorar a disciplina de todos os funcionários. A metodologia 5S passa a ser um dever de todo o colaborador para manter os bons resultados na produtividade da empresa e também dos funcionários que ganham qualidade de vida e trabalham de uma forma mais harmônica e organizada.

Benefícios da  metodologia 5s nas empresas

Quando uma organização cresce ela precisa de conceitos organizacionais para manter o desenvolvimento, o crescimento  e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Além disso, é essencial melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários, por isso, a metodologia 5s é extremamente eficiente para aumentar a confiança de toda a equipe.

A empresa ganha em menos falhas no desenvolvimento das atividades, diminuição de perda de tempo e também no encontro de soluções mais rápidas para resolver os problemas.

Em contrapartida, o funcionário trabalha de uma forma mais segura e organizada tornando a sua rotina de trabalho menos estressante. É um processo organizacional que traz benefícios não só a vida profissional, mas pessoal.

Como funciona a implantação

Conforme citado acima a metodologia 5s é feita em fases ( Seiri, Seiton, Seiso, Seiktsu e Shitsuke). A empresa deve começar a fase de implementação pelos líderes dos setores, é importante treiná-los para que assim o façam com a sua equipe.

Geralmente, indústrias de grande porte adotam a metodologia 5s para evitar acidentes de trabalho e manter os setores padronizados. É um grande desafio, pois a princípio alguns funcionários podem achar que a empresa será sistemática demais, no entanto, é preciso que os líderes reúnam a equipe para explicar os detalhes de cada processo de uma forma clara.

Não vai demorar muito para que todos os colaboradores sintam os efeitos positivos da mudança e automaticamente isso vai virar uma rotina. Para isso, crie procedimentos claros a serem seguidos, além disso, é preciso muita paciência para conseguir o respeito nas novas normas e procedimentos.

Questionamentos

Para saber se a metodologia 5s está funcionamento de maneira adequada é importante que o líder se questione com as seguintes perguntas:

  • Existem equipamentos obsoletos na empresa que não serão mais utilizados?
  • Existem máquinas ou móveis sem um lugar fixo?
  • Todos os funcionários estão realizando processos padronizados?
  • Todos os produtos, equipamentos e documentos possuem etiqueta de identificação, estão guardados, organizados e limpos?
  • Toda a equipe está engajada na metodologia 5s?

A prática da metodologia 5s depende de toda a equipe, a empresa deve formar bons lideres com base nesse conceito. É importante fazer com que todos os funcionários entendam de forma clara o seu papel na organização, pois os resultados colhidos a longo prazo irão beneficiar a todos.

imagem: citisystems.com.br

 

 

Publicidade

Isso pode te interessar: