Naming – Conceito e Importância para as Empresas – O que é?


O conceito e a importância do Naming

O conceito e a importância do Naming é um tema cada vez mais importante para as empresas que necessitam investir em estratégias de marketing eficazes com o intuito de atrair mais clientes e gerar volume de negócios. Para saber sobre este assunto, confira nosso post.

O conceito e a importância do Naming

Para entendermos o conceito e a importância do Naming, vamos partir da tradução literal dessa palavra:nomeação. Assim, o Naming consiste em um processo ligado à área de marketing e design, tendo como objetivo central criar o nome de uma empresa, uma marca, produto ou serviço com base numa metodologia específica.

Publicidade

Desse modo, essa nomeação visa transmitir a essência, valores, princípios e posicionamento referentes a uma empresa, marca, produto ou serviço.

Tipos de Naming

Naming Fictício

Trata-se de um nome que parte de uma ideia original, com diversas ou até nenhuma origem. As vantagens oferecidas são:

– Nome único acompanhado de um conceito bastante diferenciado;
– Maior facilidade para efetuar o registro da marca, do site e redes sociais da empresa;
– Favorece outras estratégias de marketing pelo fato de a nomeação não ter uma associação óbvia.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Exemplos: Häagen-Dazs. Embora esse nome não possua significado algum, ele foi criado com o objetivo de lembrar o idioma dinamarquês, proporcionando uma certa sofisticação à marca.

Naming Composto

Ocorre quando duas palavras são combinadas para fazer uma nova, sendo na maioria das vezes reajustada para que o visual e pronúncia fiquem melhores. As vantagens oferecidas são:

– O Naming é fácil de ser registrado;
– Nome diferenciado (a depender da criatividade empregada na junção das palavras);
– Por conter as associações com as palavras originais, isso facilita a identificação do nome junto ao público.

Exemplo: Gatorade. É oriundo da combinação de gators + aid, que quer dizer “ajuda aos gators”. A bebida foi criada com o objetivo de hidratar os jogadores de um time da Universidade da Flórida, o Flórida Gators.

Palavras reais

Tratam-se de palavras comuns que combinam com o sentido dado ao valor e conceito da marca. Com relação às vantagens oferecidas, elas são:

Publicidade

– O nome tende a ser mais fácil de ser aceito, favorecendo também a memorização;
– O Naming neste caso já contém associações conhecidas, o que facilita as demais estratégias de marketing.

Exemplo: o nome Google é oriundo de Googolplex (um dos maiores números já conhecidos). A marca utilizou a grafia tal como é conhecida hoje ao simplesmente trocar o fim “ol” por “le”.

Nomes reais

Neste contexto, o conceito e a importância do Naming é inspirado em nomes de lugares ou até mesmo de pessoas. As vantagens são:

– Ter a possibilidade de conferir um ar célebre ao nome;
– O nome pode trazer um certo ar de sofisticação.

Os exemplos mais clássicos com relação ao emprego de nome de pessoas em marcas mundialmente conhecidas, são:

– Disney (criada em 1920)
Fundador: Walt Disney
– Colgate (criada em 1804)
Fundador: William Colgate
– Kellogg’s (criada em 1836)
Fundador: John Harvey Kellog
– C&A (criada em 1841)
Fundador: Os irmãos Clemens e August Brenninkmeyer
– Gillette (criada em 1901)
Fundador: King Camp Gillette
– Nestlé (criada em 1866)
Fundador: Henri Nestlé.

Quais são as etapas básicas para uma estratégia eficaz de Naming?

– Definição e conhecimento da estratégia a ser utilizada, assim como os valores e conceitos que se deseja transmitir;
– Realização de brainstorming para levantar possíveis nomes e efetuar uma pré-seleção de acordo com o conceito e a importância do Naming assim como os valores definidos;
– Avaliação quanto à sonoridade dos nomes;
– Verificação jurídica quanto à disponibilidade do nome escolhido;
– Nova avaliação conceitual.

Quais são as vantagens de utilizar essas estratégias?

O conceito e a importância do Naming

O conceito e a importância do Naming apresentam diversas vantagens para as empresas. Entre elas destacam-se:

Melhor posicionamento

Empresas que investem nas estratégias de Naming geralmente aplicadas pelos profissionais de marketing e design potencializam o posicionamento da empresa e tudo ligado a ela (marca, produtos, serviços etc.), contribuindo para o aumento do valor percebido pelos clientes.

Destaque frente aos concorrentes

A escolha do nome de uma empresa ou marca é determinante para que ela se destaque no mercado, obtendo um diferencial imensurável frente aos concorrentes. Para entendermos a importância disso, basta vermos empresas como Apple. Ela ilustra bem o conceito e importância do Naming.

Fácil aceitação pelo público

Nomes bem estruturados seguindo o conceito e a importância do Naming contribuem para melhorar a aceitação do público, tornando a marca e empresa conhecidas de forma rápida e por um número maior de pessoas.

Diminuição de custos

Ao ter uma marca com nome forte, a aplicação de todas as estratégias de marketing torna-se muito mais fácil e menos onerosa, reduzindo custos de publicidade e propaganda que podem ser empregados em outros aspectos do negócio.

Desse modo, ao saber sobre o conceito e a importância do Naming fica fácil compreender como ele contribui para que as empresas aumentem os lucros.

Imagens: score.org / smh.com.au


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.