O que é Liderança e Como Liderar uma Equipe com Atitude


lideranca

Liderança é um conceito que caracteriza a competência que tem um indivíduo de reunir pessoas em torno de um objetivo único. O termo tem origem na palavra inglesa “leader”, que forma “leadership” – cujo significado é liderança.

A Liderança é valorizada especialmente no meio empresarial. Constitui ponto de importância fundamental dentro de empresas ou no contexto de qualquer grupo de trabalho. É essencial para o desenvolvimento dos projetos e empreendimentos a serem desenvolvidos.

Publicidade

Liderança e seus aspectos

Qualquer organização seja qual for sua finalidade, só avança sob a coordenação de um líder. Muitos pensam que a este só compete dar ordens e ver se estão sendo cumpridas. Este pensamento é errôneo e constitui ledo engano.  Liderar é mais do que apenas saber comandar. É um papel que engloba muitas outras questões.  Trata-se de uma função que envolve aspectos e atitudes como:

  • Conhecer bem de perto sua equipe;
  • Definir direcionamentos;
  • Gerar motivação;
  • Sugerir soluções prováveis para as questões;
  • Exercer influência positiva sobre os demais membros do grupo;
  • Inspirar confiança e respeito;
  • Agir com ética;
  • Contribuir de forma efetiva para o bom desempenho de cada membro da equipe e para o sucesso da empresa ou organização.

Sendo assim podemos entender liderança como habilidade de induzir a cooperação de todos, fazendo com que o grupo sinta-se integrado ao objetivos da instituição. Uma boa liderança é aquela que mobiliza os integrantes do grupo de forma a estimular o comprometimento e a coparticipação de todos.

Líder: Quais suas principais características?

Diversas características precisam estar bem desenvolvidas em um líder. Entre estas:

  • Poder de persuasão;
  • Confiança;
  • Responsabilidade com o outro;
  • Empatia;
  • Humildade;
  • Comprometimento;
  • Criatividade;
  • Pro atividade, entre outras.

A forma de liderar é o que vai definir o sucesso e crescimento dos trabalhos da equipe. Um líder criativo e inteligente vai atuar de forma a conquistar confiança e a cooperação. Por isto é de suma importância saber como liderar uma equipe.

Como liderar uma equipe?

Liderar um grupo nem sempre é muito fácil como possa aparentar. Sabemos da complexidade que, por diversos motivos, isto envolve. Principalmente pelas diferenças individuais e características diversas que um grupo pode apresentar. Por isto, vale a pena observar alguns pontos para compreender como liderar uma equipe.

como-liderar-uma-equipe

Um fator indispensável a um líder vai além do desafio de encarar a multiplicidade de perfis, que são naturalmente, encontrados em uma equipe. Para liderar e estar acima de outras empresas, vencendo a competitividade do mercado atual se faz necessário saber lidar com mudanças e fazer com que seus liderados a encarem positivamente para oferecer o melhor à clientela.

Vemos portanto que compete a um líder não apenas delegar tarefas ou comandar, ele precisa estar em consonância com as exigências do mercado.  O objetivo é implementar alterações e mudanças que se fizerem necessárias. Para isto deve possuir habilidade para desenvolver em seu grupo novas competências.

Liderança com atitude

Diante do cenário que se apresenta nos dias de hoje o que poderia definir e caracterizar uma verdadeira liderança? Algumas condutas são próprias de empreendedores centrados no mundo atual e devem permear o trabalho de um verdadeiro líder. Veja algumas destas atitudes:

  1. Não perder de vista seu público alvo levando seu grupo a atendê-lo conforme suas especificidades;
  2. Atender às necessidades da clientela dentro de suas particularidades;
  3. Estar atento às mudanças e idas e vindas do mercado;
  4. Ter habilidade para envolver e mobilizar os membros do grupo para que sigam as orientações e cooperem para o sucesso da empresa.
  5. Ser capaz de incentivar e transformar a realidade. Transformar é um dos objetivos finais.
  6. Liderar aprendendo com os erros e enxergando nos acertos os pontos que precisam de aprimoramento.
  7. Incutir em cada elemento do grupo a vontade da superação, para avançar e ser melhor a cada dia.
  8. Dar feedback a cada trabalho realizado. Fazer críticas construtivas e elogiar sempre, parabenizando os trabalhos realizados é um dos segredos de sucesso de uma liderança.

A Liderança tem um segredo: a convivência e o bom relacionamento com o grupo. É também saber lidar com as diferenças e com as dificuldades que surgem. É encarar os desafios e aprender com os desvios do caminho.

Publicidade