O que é Liderança e Como Liderar uma Equipe com Atitude


lideranca

Liderança é um conceito que caracteriza a competência que tem um indivíduo de reunir pessoas em torno de um objetivo único. O termo tem origem na palavra inglesa “leader”, que forma “leadership” – cujo significado é liderança.

A Liderança é valorizada especialmente no meio empresarial. Constitui ponto de importância fundamental dentro de empresas ou no contexto de qualquer grupo de trabalho. É essencial para o desenvolvimento dos projetos e empreendimentos a serem desenvolvidos.

Publicidade

Liderança e seus aspectos

Qualquer organização seja qual for sua finalidade, só avança sob a coordenação de um líder. Muitos pensam que a este só compete dar ordens e ver se estão sendo cumpridas. Este pensamento é errôneo e constitui ledo engano.  Liderar é mais do que apenas saber comandar. É um papel que engloba muitas outras questões.  Trata-se de uma função que envolve aspectos e atitudes como:

  • Conhecer bem de perto sua equipe;
  • Definir direcionamentos;
  • Gerar motivação;
  • Sugerir soluções prováveis para as questões;
  • Exercer influência positiva sobre os demais membros do grupo;
  • Inspirar confiança e respeito;
  • Agir com ética;
  • Contribuir de forma efetiva para o bom desempenho de cada membro da equipe e para o sucesso da empresa ou organização.

Sendo assim podemos entender liderança como habilidade de induzir a cooperação de todos, fazendo com que o grupo sinta-se integrado ao objetivos da instituição. Uma boa liderança é aquela que mobiliza os integrantes do grupo de forma a estimular o comprometimento e a coparticipação de todos.

Líder: Quais suas principais características?

Diversas características precisam estar bem desenvolvidas em um líder. Entre estas:


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

  • Poder de persuasão;
  • Confiança;
  • Responsabilidade com o outro;
  • Empatia;
  • Humildade;
  • Comprometimento;
  • Criatividade;
  • Pro atividade, entre outras.

A forma de liderar é o que vai definir o sucesso e crescimento dos trabalhos da equipe. Um líder criativo e inteligente vai atuar de forma a conquistar confiança e a cooperação. Por isto é de suma importância saber como liderar uma equipe.

Como liderar uma equipe?

Liderar um grupo nem sempre é muito fácil como possa aparentar. Sabemos da complexidade que, por diversos motivos, isto envolve. Principalmente pelas diferenças individuais e características diversas que um grupo pode apresentar. Por isto, vale a pena observar alguns pontos para compreender como liderar uma equipe.

como-liderar-uma-equipe

Um fator indispensável a um líder vai além do desafio de encarar a multiplicidade de perfis, que são naturalmente, encontrados em uma equipe. Para liderar e estar acima de outras empresas, vencendo a competitividade do mercado atual se faz necessário saber lidar com mudanças e fazer com que seus liderados a encarem positivamente para oferecer o melhor à clientela.

Vemos portanto que compete a um líder não apenas delegar tarefas ou comandar, ele precisa estar em consonância com as exigências do mercado.  O objetivo é implementar alterações e mudanças que se fizerem necessárias. Para isto deve possuir habilidade para desenvolver em seu grupo novas competências.

Publicidade

Liderança com atitude

Diante do cenário que se apresenta nos dias de hoje o que poderia definir e caracterizar uma verdadeira liderança? Algumas condutas são próprias de empreendedores centrados no mundo atual e devem permear o trabalho de um verdadeiro líder. Veja algumas destas atitudes:

  1. Não perder de vista seu público alvo levando seu grupo a atendê-lo conforme suas especificidades;
  2. Atender às necessidades da clientela dentro de suas particularidades;
  3. Estar atento às mudanças e idas e vindas do mercado;
  4. Ter habilidade para envolver e mobilizar os membros do grupo para que sigam as orientações e cooperem para o sucesso da empresa.
  5. Ser capaz de incentivar e transformar a realidade. Transformar é um dos objetivos finais.
  6. Liderar aprendendo com os erros e enxergando nos acertos os pontos que precisam de aprimoramento.
  7. Incutir em cada elemento do grupo a vontade da superação, para avançar e ser melhor a cada dia.
  8. Dar feedback a cada trabalho realizado. Fazer críticas construtivas e elogiar sempre, parabenizando os trabalhos realizados é um dos segredos de sucesso de uma liderança.

A Liderança tem um segredo: a convivência e o bom relacionamento com o grupo. É também saber lidar com as diferenças e com as dificuldades que surgem. É encarar os desafios e aprender com os desvios do caminho.


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.