O Que é Pró-Labore? Conceito e Aplicação nas Empresas


Saber exatamente o que é pró-labore trata-se de uma questão essencial para os empresários que desejam obter sucesso nos negócios e até mesmo na vida pessoal.

Aos que querem saber um pouco mais do que ele se trata e qual a importância do pró-labore nas empresas, basta acompanhar nosso post.

Publicidade

Definição do termo

De forma geral, o termo pró-labore significa uma expressão latina que corresponde a dizer: “pelo trabalho.” Ele consiste na remuneração obtida pelo sócio administrador ou proprietário da empresa, cabendo recolhimento de INSS e Imposto de Renda.

Este valor deverá ser recebido mensalmente de acordo com os valores estabelecidos em conformidade com as condições financeiras da empresa.

O que é pró-labore é muito diferente de salário

Conforme estabelecido pela legislação trabalhista e diretrizes contábeis, ao contrário do que muitos pensam, o pró-labore não é o mesmo que salário.

Esta diferença reside no fato de que sobre o pró-labore não incide recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias, 13° etc. Saiba também a importância do Fluxo de Caixa nesse artigo.

Importância do pró-labore

Um dos grandes objetivos contábeis do pró-labore é a separação da remuneração do sócio administrador ou proprietário da empresa das receitas e do capital que devem ser destinados exclusivamente à empresa.

Infelizmente, muitos empresários cometem o erro de “misturar” as contas da empresa com as despesas pessoais e isso pode significar graves riscos para a saúde do negócio.

Ao definir uma quantia fixa de pró-labore, o empresário terá bem claro os valores da sua remuneração isoladamente, sem comprometer o capital da empresa.

 

Como definir o valor do pró-labore?

escrevendo-o-que-e-prolabore_2

Não poucos empresários ainda fazem este questionamento: Como definir o valor do pró-labore? Antes de mais nada é preciso enfatizar que este valor não deve ser estabelecido a esmo, ou seja, sem base de cálculo.

Este valor é definido sobretudo de acordo com a capacidade de faturamento e lucro líquido da empresa.

O valor estabelecido jamais poderá comprometer as despesas cotidianas da empresa, tais como folha de pagamento, fornecedores, impostos etc.

Outro critério muito utilizado para determinar o valor do pró-labore é verificar qual a média salarial paga aos administradores. Desta forma, é possível estabelecer um valor condizente com as atribuições.

Incidências tributárias

Conforme já mencionado, após definição do valor fixo do pró-labore, há incidência de INSS e Imposto de Renda. Para que todos os recolhimentos sejam feitos junto à Receita Federal é imprescindível contar com o apoio de um contador que deverá gerar as guias para pagamento mensal.

A importância da gestão financeira

Saber o que é pró-labore e buscar seguir as regras quanto à separação das despesas pessoais dos proprietários ou sócios do caixa da empresa é fundamental para garantir o bom andamento dos negócios.

Os empresários que não adquirem esta disciplina geralmente enfrentam graves problemas com fluxo de caixa, capital de giro e muitos outros desafios financeiros decorrentes de uma má utilização dos recursos gerados pela empresa.

O papel do empreendedor

Ao optar por abrir um negócio próprio, é indispensável que os empreendedores tenham bem claro que isso implica muitos sacrifícios para eles e até mesmo para os seus familiares.

Diversos empresários de sucesso relatam que para chegarem onde chegaram, foi preciso diminuir o padrão de vida e até mesmo passar por momentos de restrições financeiras em benefício da saúde do empreendimento.

Ainda que o pró-labore deva contemplar todas as despesas pessoais do empresário, é preciso que seja sempre priorizado o caixa da empresa, honrando sempre as questões mais fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

Como aumentar o pró-labore?

A única maneira de aumentar os valores de pró-labore e na medida que a empresa apresenta melhores resultados quanto ao faturamento e lucro líquido. Fora isso, em hipótese alguma deverá ser aumentado o valor da remuneração do sócio ou proprietário.

Para ficar mais fácil gravar esta regra, basta pensar que antes de mais nada é preciso suprir a fonte geradora do dinheiro, ou seja, a empresa.

Este tipo de atitude faz também com que os funcionários sintam muito mais respeito pelo empresário, já que ele demonstrará na prática sua preocupação em obter os melhores resultados em benefício de todos.

Com todas essas informações sobre o que é pró-labore fica fácil identificar como ele é importante para manter os melhores resultados nas empresas.

Imagem: Abril; mobills.com.br

Publicidade