O Que é Um TMS – Sistema Para Transportadoras?


o-que-e-um-tms-sistema-para-transportadoras

Saber o que é um TMS – Sistema para transportadoras, é fundamental para que as empresas neste segmento mantenham suas atividades com eficácia, agilidade e segurança em todas as etapas.

Para saber no que consiste este sistema, quais informações ele abrange e quais as vantagens que ele oferece para as transportadoras, basta conferir nosso post!

Publicidade

Afinal, o que é um TMS – Sistema para Transportadoras?

O sistema TMS trata-se de um software utilizado para que as transportadoras possam controlar todas as informações que dizem respeito a:

– Fretes;

– Roteiros de entrega;

– Status de entregas;

– Desempenho dos veículos e respectivos motoristas;

– Rastreamento das mercadorias a serem entregues;

– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe);

– Emissão de manifesto eletrônico de carga (MDFe);

– Emissão de recibo de pagamento autônomo (RPA);

– Controle de faturamento etc.

O TMS consiste em um sistema integrado, abrangendo os principais departamentos das transportadoras, tais como: Operacional, financeiro, comercial e de expedição.

sistema-de-transportes

Quais são os objetivos do TMS – Sistema para transportadoras?

Com relação aos objetivos quanto à utilização do TMS, o principal deles consiste em fazer a identificação e controle dos custos e receitas de cada operação, envolvendo basicamente:

– Motoristas;

– Veículos;

– Rotas;

– Viagens;

– Manutenção de frota;

–  Entregas não realizadas etc.

Quais as vantagens de usar um TMS?

Uma transportadora atua com diversas atividades que necessitam de máximo controle quanto a todas as etapas de execução. Com tamanho volume de processos, é praticamente impossível fazer uma boa gestão do negócio sem contar com o auxílio de um sistema eficiente.

Dessa forma, entre as vantagens quanto à utilização de um TMS, é possível destacar:

– Maior acompanhamento da rota feita pelos motoristas responsáveis pelas entregas;

– Otimização das rotas de entrega, buscando identificar aquelas que se apresentam mais econômicas;

– Rápido registro das entregas efetuadas aos clientes;

– Otimização de todos os custos operacionais, entre eles: Combustível, manutenção dos veículos, pedágio, estacionamento etc;

– Ganho de eficácia e exatidão no que se refere ao controle de custos e demais atividades relacionadas ao financeiro da transportadora;

– Possibilidade de acompanhar à risca os valores faturados pela empresa em tempo real;

– Diminuição dos custos com funcionários, já que ao utilizar um sistema TMS, torna-se possível fazer as atividades com bem menor número de pessoas, diminuindo custos com salários, benefícios, encargos trabalhistas etc.

– Auxilia nas atividades de planejamento estratégico tanto para curto, médio e longo prazo por meio da emissão de diversos relatórios gerenciais.

Em suma, o TMS consiste em um software ideal para as transportadoras. Por meio dele, é possível registrar e controlar a ampla gama de detalhes típicos desse tipo de negócio.

No entanto, para os empresários donos de transportadoras não basta apenas saberem o que é um TMS. É fundamental saber interpretar todos os dados e informações fornecidos por ele, já que dessa forma será possível gerenciar o negócio com muito mais segurança e agilidade, facilitando também as tomadas de decisões.

Imagem- sistematms.com.br  admtransp.com.br

Publicidade