O Que Um Auxiliar Administrativo Faz e Quanto Ganha Em Média


O que um auxiliar administrativo faz

Compreender o que um auxiliar administrativo faz é questão chave para os profissionais que desejam atuar nessa área e empregadores que necessitam contratar. Para saber os detalhes dessa função e as médias salariais, confira nosso post.

O que um auxiliar administrativo faz – 8 rotinas básicas

As tarefas realizadas por um auxiliar administrativo envolvem predominantemente questões burocráticas da empresa, sendo que o profissional tem rotinas definidas de acordo com as necessidades de cada departamento.

Publicidade

1 – Verificar a entrada e saída de correspondências

Entre o que um auxiliar administrativo faz, essa é uma das rotinas mais comuns. A verificação quanto à entrada e saída de correspondências deve ser feita diariamente, sendo necessário separar todas as correspondências que chegam a enviá-las aos respectivos setores e responsáveis da empresa. O envio de correspondências também passa pelo auxiliar, sendo que ele deverá dar andamento de acordo com a solicitação do superior.

2 – Receber e enviar documentos

Da mesma forma que o auxiliar administrativo deve verificar a entrada e saída de correspondências, cabe a este profissional receber, registrar e enviar documentos (ofícios, certidões, processos, guias de comunicação interna, pedidos etc.). Na maioria das vezes, as empresas contam com um sistema informatizado para registrar a entrada desses documentos, sendo que o auxiliar deverá ter um controle de todas as movimentações durante o dia.

Depois que os documentos são analisados pelos responsáveis, na maioria das vezes, eles solicitam o envio de outro documento em resposta ao primeiro. A elaboração desse documento e envio ao destinatário também fazem parte das funções do auxiliar administrativo.

3 – Registrar informações no sistema da empresa

Outra função sobre o que um auxiliar administrativo faz é registrar informações no sistema da empresa. Conforme mencionamos, a maioria das organizações conta com um sistema informatizado no qual devem ser lançadas diversas informações como, por exemplo, documentos que chegam ao setor, documentos que são enviados pelo setor, relatórios, planilhas etc.

4 – Atender chamadas telefônicas

É comum que o auxiliar administrativo tenha de atender diversas chamadas internas e externas como de clientes, fornecedores, funcionários que desejam alguma informação, parceiros comerciais etc. Essas ligações são atendidas geralmente pelo telefone fixo, no entanto, devido ao uso do celular por grande parte das pessoas, é possível que o profissional tenha de responder mensagens via WhatsApp e atender chamadas em um telefone celular.

5 – Responder e-mails

Outra das tarefas mais importantes sobre o que um auxiliar administrativo faz é responder e-mails. De forma geral, são e-mails simples que podem ser solucionados de imediato. Caso seja algum assunto mais complexo ou que não tenha relação com o setor no qual trabalha, cabe ao auxiliar enviar o e-mail ao setor ou pessoa responsável por resolver.

6 – Elaborar relatórios simples

Elaborar relatórios simples utilizando Word e Excel está entre as atribuições de um auxiliar administrativo. Esses relatórios geralmente já possuem um modelo a seguir e são solicitados pelo superior imediato, que é o responsável por analisá-los e tomar as providências necessárias.

7 – Elaborar documentos e planilhas simples

Elaborar documentos como ofícios, comunicações internas, memorandos, cartas comerciais etc. está na lista sobre o que um auxiliar administrativo faz. Do mesmo modo, elaborar planilhas simples em Excel é uma tarefa frequentemente solicitada pelos superiores. É importante frisar que, para o nível de auxiliar, as exigências quanto a esses documentos são básicas, não havendo maiores dificuldades para elaborá-los.

8 – Arquivar documentos

Além das tarefas mencionadas, o que um auxiliar administrativo faz é arquivar documentos em seus devidos locais de acordo com o tipo deles, data de arquivamento, número de ordem etc. É de suma importância que o auxiliar mantenha os documentos, pastas e o ambiente como um todo organizado.

Quanto ganha um auxiliar administrativo?

O que um auxiliar administrativo faz

O salário de um auxiliar administrativo varia de R$990,00 a R$1.400,00, sendo que esses valores dependem de alguns fatores como:

  • Tempo de experiência do profissional;
  • Tempo em que está na empresa;
  • Nível de complexidade das funções executadas;
  • Política salarial da empresa;
  • Realização de cursos específicos na área.

Para conseguir melhores salários é fundamental que os profissionais invistam no aperfeiçoamento contínuo. Além de saber o que um auxiliar administrativo faz, esses cursos favorecem maior segurança na execução das funções do dia a dia, aumentando inclusive as chances de promoção.

Imagens: exceleasy.com.br / sitedelinhares.com.br

Publicidade