Persuasão – A importância das Técnicas de Convencimento em Vendas


De acordo com o dicionário, a palavra persuasão denota certeza fortemente estabelecida ou convicção. Por esta razão, é possível entende-la como arte de convencer, sendo uma habilidade muito necessária para as pessoas que desejam obter sucesso profissional, estejam elas à frente de um negócio próprio ou até mesmo para quem atua no mercado de trabalho.

A importância da persuasão

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a habilidade de persuadir não é má. Muitas pessoas acabam associando esta palavra à ação de enganar ou ludibriar alguém, mas não é nada disso.

Publicidade

Desde que empregada de forma ética e comprometida com o bem comum, a persuasão consiste numa ferramenta muito importante para vender não apenas produtos e serviços, mas também ideias, opiniões etc.

Os profissionais da área de recursos humanos são unânimes ao mencionarem que a habilidade de saber persuadir consiste numa das mais requisitadas pelas empresas.

O motivo disso é que em um mercado global cada vez mais competitivo e exigente, torna-se ainda mais fundamental se destacar diante dos concorrentes e a melhor forma de fazer isso é utilizar o poder de convencimento.

Os vendedores devem ser persuasivos

No que se refere ao perfil de um bom vendedor, uma das competências mais básicas solicitadas é saber persuadir. Como já mencionado, isso não envolve enganar, mas sim apresentar de forma convincente todas as qualidades e benefícios de determinado produto ou serviço.

E como os vendedores podem desenvolver cada vez mais esta habilidade? Basta seguir algumas recomendações simples, que são:

Gostar do que se vende

persuasao_2

Pelo fato deles próprios não gostarem ou não verem utilidade no produto ou serviço que divulgam, os vendedores não conseguem transmitir confiança aos clientes e muito menos poder de persuasão.

Por isso, é fundamental que antes de qualquer coisa, os vendedores tenham gosto pelo produto ou serviço que anunciam, buscando transmitir às pessoas aquilo que eles de fato acreditam.

Não “forçar”

Persuadir jamais é forçar. A verdadeira arte de convencer não requer tentar fazer com que as pessoas adquiram coisas das quais mais tarde elas irão se arrepender. A tendência é que os clientes corram léguas de vendedores assim.

Ter empatia e saber ouvir

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e ela é fundamental para o vendedor. Cada cliente possui determinadas necessidades e perfis diferentes de compra, sendo que é indispensável ficar atento a isso para que o processo de convencimento seja muito mais eficaz.

Para exercitar a empatia é indispensável aprender a ouvir, buscando identificar os anseios dos clientes e se eles estão de fato propensos a adquirir o produto ou serviço que o vendedor está oferecendo.

Zelar pela imagem

Sem dúvida alguma, as pessoas são muito mais propensas a comprar quando elas nutrem uma certa admiração pelo vendedor.

Esta admiração nem sempre é consciente, mas pode ser traduzida pela boa comunicação, imagem pessoal, simpatia etc.

Por esta razão, para exercitar ainda mais a habilidade entre as técnicas de persuasão, é indispensável zelar pela imagem pessoal, buscando dentro do possível estar sempre adequadamente vestido e mantendo uma postura cordial.

Gentileza gera gentileza

Vendedores naturalmente gentis fazem com que os clientes estejam muito mais receptivos a ouvi-los e até mesmo a realizar uma compra.

Os gestos de gentileza também não devem ser “forçados”. Muitas vezes são manifestos nos mais pequenos detalhes, como o tom de voz, paciência ao explicar mais de uma vez a mesma coisa, servir um café ou uma água etc.

As Técnicas de Persuasão são essenciais para os líderes

Para ter uma ideia da grande importância de os líderes serem persuasivos, sobretudo na área de vendas, basta pensar na rotina deles ao verem-se diante de uma equipe de pessoas com as mais diversas personalidades.

Para uni-las em prol de uma determinada meta ou objetivo, é imprescindível que os líderes exerçam o poder de convencimento, fazendo com que as pessoas compreendam a importância de determinado trabalho.

Como muitos já sabem, um verdadeiro líder jamais obriga. Pelo contrário, ele procura extrair o que cada pessoa tem de melhor, buscando até mesmo convencê-la de que ela é capaz.

Ao verificamos a tamanha importância que das técnicas de persuasão exerce, fica claro como é preciso exercitá-la para que os resultados apresentados no trabalho ou até mesmo em um negócio próprio sejam os melhores possíveis.

Imagem: alertasecurity.com.br

Imagem: agendor.com.br

 

Publicidade

Isso pode te interessar: