Quanto Ganha um Técnico de Energia Solar – Montar Empresa


Ao saber quanto ganha um instalador técnico de energia solar é possível ter acesso a uma série de oportunidades oferecidas por um mercado que cresce cada vez mais no Brasil, sendo essa profissão uma das mais promissoras. Para conhecer mais sobre esses valores e demais informações desse segmento, confira nosso post.

quanto-ganha-um-instalador-de-energia-solar

 

Valores de quanto ganha um instalador de energia solar

Instaladores que trabalham no ramo de energia solar contratados por empresas (via CLT) ganham salários que variam entre R$1.000,00 e R$3.000,00, dependendo do tempo de experiência e competência técnica do profissional. Devido ao crescimento apresentado por esse segmento, muitas pessoas estão se dedicando a essa atividade de forma autônoma.

Nesse caso, os resultados financeiros são ainda melhores, já que o contrato é feito diretamente entre o solicitante do serviço e o profissional responsável pela instalação.

saiba-mais

Principais requisitos para atuar nesse ramo

Para atuar no ramo de instalação de energia solar é imprescindível fazer um curso técnico especializado em tecnologia fotovoltaica, sendo oferecido por empresas e escolas técnicas. O curso faz com que o profissional esteja totalmente habilitado para a instalação de painéis de energia solar em residências e empresas, contemplando desde os projetos simples aos mais complexos.

Além de saber quanto ganha um instalador de energia solar e realizar o curso de tecnologia fotovoltaica, é necessário fazer alguns cursos específicos na área de segurança do trabalho, já que eles são exigidos tanto de empresas quanto de profissionais autônomos. Pessoas que já possuem esses cursos adquirem uma excelente vantagem competitiva no mercado. Os cursos necessários na área de segurança do trabalho são:

  • NR35 – Trata-se de um curso direcionado para profissionais que atuam com trabalho em altura (como no caso dos profissionais que instalam placas de energia solar);
  • NR10 – É um curso na área de segurança do trabalho voltado para pessoas que atuam com instalações elétricas de modo geral.

A maioria das escolas/empresas que oferecem esses cursos elaboram pacotes promocionais abrangendo os dois cursos.

Ferramentas que o instalador de energia solar deve ter

  • Cinturão para ferramentas;
  • Cinto de segurança (para trabalho em altura);
  • Luvas;
  • Alicate para corte de fios;
  • Alicate para crimpagem de conectores tipo FV4;
  • Alicate decapador para cabos solares;
  • Locator com chave allen;
  • Chaves para conector padrão FV4;
  • Capacete de segurança;
  • Bolsa para armazenamento das ferramentas.

Lucro  de uma empresa de energia solar

Isso vai depender da região que a empresa de instalação de energia solar atua e do porte dos clientes que ela acaba conquistando. Algumas empresas apresentam 50 mil de faturamento, já outras mais de 1 milhão por mês.

Informações para montar uma empresa de energia solar

Para quem deseja saber quanto ganha um instalador de energia solar é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse ramo tão promissor:

  • No decorrer de 2017, os investimentos realizados nesse setor foram de aproximadamente 4,5 bilhões de reais, sendo motivado pelos projetos inovadores em energia limpa;
  • O aumento dos custos com energia elétrica tem feito com que proprietários de empresas e residências optem cada vez mais pela instalação das placas de energia solar, gerando muito mais economia;
  • O segmento de geração de energia limpa é um dos mais promissores no Brasil e no mundo. Por esse motivo, empresas que se dedicam à venda de produtos e serviços nesse ramo possuem excelentes oportunidades de negócios;
  • A instalação de placas de energia solar já é uma realidade na construção de casas populares. Isso significa que há rentáveis oportunidades de negócio também com relação ao setor público;
  • De acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, no ano de 2017 esse segmento apresentou crescimento em torno de 325%.

Como o instalador de energia solar pode se destacar nessa área?

Seja atuando em empresas ou de forma autônoma, além de saber quanto ganha um instalador de energia solar é indispensável descobrir como se destacar nesse segmento. Para isso, é necessário:

Cumprimento de prazos

Para conquistar e fidelizar clientes, além de considerar quanto ganha um instalador de energia solar é indispensável cumprir os prazos determinados quanto à entrega do projeto, seja ele de um cliente residencial ou empresarial. Combinado com um serviço de máxima qualidade, o cumprimento dos prazos faz com que o cliente fique 100% satisfeito com o serviço e indique o profissional a outras pessoas.

Constante aprimoramento

Além de ter a habilidade técnica necessária para a instalação das placas de energia solar, é preciso manter-se atualizado quanto a esse mercado, buscando saber os preços das placas, equipamentos, dados econômicos etc.

Com essas informações sobre quanto ganha um instalador de energia solar e demais dicas de como começar a atuar nessa profissão, é possível ter excelentes rendimentos.

Conheça o Curso para Instaladores de Energia Solar

Para saber mais sobre esse mercado, conheça o CURSO DE INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

curso-instalacao-de-energia-solar-banner