Razão Social e Nome Fantasia – Qual a Diferença Entre Eles?


Na hora de pensar em um nome impactante para a empresa e também fazer a devida formalização junto aos órgãos responsáveis, é bastante comum que os empreendedores tenham dúvidas quanto a diferença entre razão social e nome fantasia.

Para solucionar essa questão, decidimos elaborar alguns aspectos que envolvem a diferenciação entre esses dois termos. Acompanhe!

Publicidade

Conceito de Razão Social

De forma bem objetiva, a razão social é o nome jurídico atribuído a ela durante sua formalização. O termo razão social também é conhecido como denominação social ou firma empresarial.

Assim que a empresa é aberta e devidamente estabelecida em contrato social junto aos órgãos responsáveis tais como cartório, prefeitura e junta comercial, a razão social deverá constar em toda a documentação formal, tais como: Cartão CNPJ, Alvará, Certidões, talões de cheque etc.

Ainda com relação à razão social, é necessário ressaltar que ela jamais deverá ser igual a uma outra já existente. Além disso, é vedado criar uma razão social que não tenha relação com a atividade da empresa.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Por exemplo, um empreendimento que atua no segmento de alimentos jamais poderá colocar em sua razão social algo com relação a roupas. Ao final da especificação da razão social deverá ser acrescentado o tipo de sociedade da empresa, se ela é de Sociedade Anônima (S.A) ou Limitada (LTDA).

Pelo fato do nome escolhido com relação a razão social não aparecer muito, muitas vezes os empresários não se preocupam muito com ele. No entanto, o ideal é que ele seja bem criado e construído, já que aparecerá em diversos documentos e isso de certa forma pode interferir no reconhecimento da empresa.

Conceito de Nome fantasia

O nome fantasia é nome atribuído à empresa que será amplamente divulgado para o público, fazendo com que ela fique facilmente conhecida. O nome fantasia é exibido no logotipo e absolutamente utilizado para as estratégias de marketing.

Ainda que não seja obrigatória a escolha do nome fantasia e muito menos que ele tenha relação com a razão social, é indispensável investir na criação dele, já que isso proporcionará um maior fortalecimento da marca.

As únicas determinações legais com relação ao nome fantasia é a de que não faça referência a um setor diferente do qual a empresa atua e que não seja cópia do nome fantasia de uma outra empresa que atua no mesmo ramo de atividade.

Publicidade

Pelo fato de o nome fantasia ser considerado como a marca registrada de uma empresa, é recomendável que ele seja registrado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – órgão responsável pelo registro de marcas e patentes.

Diferença entre razão social e nome fantasia

razao-social-e-nome-fantasia_2

De forma bastante resumida, é possível considerar a diferença entre razão social e nome fantasia pensando da seguinte forma: A razão social corresponde ao nome completo de uma pessoa, contido no RG, CPF e demais documentos.

Já o nome fantasia pode ser entendido como um apelido pelo qual essa mesma pessoa é mais conhecida. Para memorizar, basta saber que razão social é o nome formal enquanto que o nome fantasia é informal.

A razão do nome fantasia existir é que para que as empresas consigam um bom posicionamento de mercado e possam fazer com que sua marca seja amplamente divulgada e conhecida, é fundamental se utilizar de nomes menos formais que possam identificar de forma mais curta e objetiva o nome de determinada empresa.

 

A razão social corresponde ao nome completo de uma pessoa, contido no RG, CPF e demais documentos.

 

Como atribuir uma razão social e nome fantasia para a empresa?

Em primeiro lugar, é indispensável considerar que para fazer todos os trâmites com relação à formalização da empresa é indispensável contar com os serviços de um contador.

Esse profissional possui todo conhecimento necessário para orientar os empresários assim como também tomar as providências quanto à formalização da empresa. Logo, este profissional orientará quanto à razão social escolhida.

Com relação ao nome fantasia, além do contador, é recomendável procurar uma consultoria em marcas e patentes para verificar os trâmites para consulta e registro do nome da empresa, evitando que outros possam copiá-lo.

Com essas informações a respeito de razão social e nome fantasia, fica fácil perceber como a criação deles é importante para divulgar e fortalecer a marca e a imagem da empresa no mercado.

Imagem: blog.econts.com.br; odiarista.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.