Relacionamento Com o Cliente – Como Conquistar?

relacionamento-com-o-cliente-como-conquistar

Em um ambiente de mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental que as empresas invistam maciçamente em construir um bom relacionamento com o cliente.

Entretanto, poucas delas sabem exatamente como fazer isso. Por este motivo, decidimos oferecer algumas dicas preciosas para que empresários e gestores conquistem de vez a confiança dos consumidores. Confira!

Dicas de como obter um bom relacionamento com o cliente

Com relação às dicas sobre como aumentar as vendas por meio de um bom relacionamento junto aos clientes, as principais delas são:

Valorizar a ética

Atualmente, nunca se ouviu falar tanto em ética no Brasil e esta postura tem sido cada vez mais exigida das empresas.

Publicidade

Dessa forma, um dos princípios fundamentais para construir sólidos relacionamentos junto aos clientes é valorizar a ética em todas as relações comerciais.

Isso envolve ser transparente, oferecer produtos e serviços de qualidade, aplicar um preço justo, jamais “forçar” os clientes a fazerem negociações desfavoráveis a eles etc.

Investir na capacitação dos funcionários

Para que a empresa possa construir um relacionamento com seus clientes, ela precisará contar com funcionários plenamente capazes de atuar de acordo com este objetivo.

Para que isso seja possível, é indispensável investir na capacitação dos funcionários por meio de cursos, treinamentos, workshops, palestras, eventos etc. Tudo com a finalidade de fazer as pessoas compreenderem a importância de manter excelência no atendimento aos clientes.

como-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente

Desenvolver a cordialidade

A cordialidade é um dos itens mais importantes com relação ao tratamento oferecido aos clientes. Ser cordial significa tratar com respeito, atenção e sobretudo profissionalismo, buscando sempre adotar uma postura assertiva e eficaz.

Ser cordial também envolve atenção aos mais simples detalhes do dia-a-dia: O jeito de cumprimentar, um sorriso, um comentário agradável, o jeito de responder a alguma dúvida sobre determinado produto etc.

Publicidade

Valorizar o feedback

Para que as empresas consigam mensurar o resultado dos investimentos feitos para aprimorar o relacionamento com o cliente, é imprescindível também conhecer o feedback deles.

Isso pode ser feito por meio de pequenos questionários de avaliação quanto ao atendimento da empresa e também por perguntas com o objetivo de mensurar as expectativas dos clientes com relação aos produtos e/ou serviços adquiridos.

Atualmente, com o amplo acesso à internet e redes sociais, uma das melhores maneiras de verificar o feedback dos clientes é acompanhar as “curtidas” e “comentários” feitos nas mídias sociais das empresas.

Este é sem dúvida um excelente “termômetro” para avaliar a qualidade do relacionamento com o público-alvo da empresa.

Por que o bom relacionamento com o cliente é tão importante?

Investir na qualidade do relacionamento junto ao cliente é fundamental para que a empresa consiga fidelizá-lo, ou seja, que ele continue optando por comprar no mesmo local e jamais no concorrente.

Além disso, esse relacionamento também é essencial para que a empresa tenha maior facilidade ao conquistar outros clientes, já que a qualidade dos produtos, serviços, atendimento e comprometimento com valores éticos costuma atrair naturalmente a atenção dos consumidores.

Portanto, para alavancar as vendas, otimizar os lucros e manter uma marca forte no mercado, é indispensável estabelecer um forte relacionamento com o cliente.

Imagem-luckcomm.com.br    inovahouse.com.br
Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar