Retorno do Investimento – Como Calcular?

retorno-do-investimento-como-calcular

No Brasil, infelizmente um grande percentual das micro e pequenas empresas declaram falência logo nos primeiros anos de funcionamento e um dos motivos é a falta de estimativa quanto ao índice de retorno do investimento.

Para saber um pouco mais sobre este assunto e estar preparado para administrar uma empresa, é fundamental que os empreendedores saibam como fazer este cálculo. E é exatamente isso que iremos ensinar. Confira!

O que é retorno de investimento?

Antes de ensinar como calcular este índice, é fundamental explicar exatamente o que é retorno de investimento.

Também conhecido como ROI, em inglês Return On Investment, o retorno de investimento trata-se do percentual de lucro determinado pela relação entre o valor estimado de faturamento em determinado período e a quantidade de dinheiro investido no negócio.

Publicidade

Este cálculo é um dos mais básicos para determinar se ao abrir uma empresa, o proprietário e demais sócios terão lucro ou prejuízo ao decidir investir em determinado negócio.

Como calcular?

Para calcular este índice sem ser em percentual é necessário subtrair do faturamento obtido o valor do investimento inicial e depois disso, dividir esse resultado pelo investimento inicial. Fica assim:

ROI = (faturamento obtido – investimento inicial) / investimento inicial

Exemplo:

Suponhamos uma empresa que obtenha faturamento estimado de 500.000 reais e um investimento inicial de 100.000 reais.

ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000

ROI = 4

Publicidade

Isso significa que o retorno pelo investimento é 4 vezes maior que o valor investido.

Para transformar este índice em percentual, basta multiplicar o resultado por 100, ou seja, ficaria em 400%.

como-calcular-o-retorno-de-investimento

Por que este índice é tão importante?

Além de determinar o valor a ser obtido com relação a determinado investimento, esse índice também pode oferecer uma estimativa sobre em quanto tempo o investimento inicial será recuperado.

Saber esse índice é fundamental para que o empresário tenha consciência do valor que precisará investir até que ele comece a efetivamente conseguir um faturamento mais estável e consequentemente, comece a obter lucros atrativos.

Outro fator muito importante a ser considerado é que muitas vezes o faturamento real da empresa fica abaixo das expectativas e isso causa um grande impacto com relação ao retorno de todo investimento realizado.

Onde os empreendedores poderão obter maiores orientações?

Diversas instituições no Brasil têm oferecido um amplo apoio ao empreendedorismo e atuam auxiliando os empresários a fazerem um planejamento consciente antes de começarem um negócio.

Entre essas instituições destacam-se o Sebrae e a Endeavor. Os sites desses apoiadores do empreendedorismo oferecem diversos materiais para que os empresários consigam informações de maneira bastante acessível.

Além disso, também são oferecidos cursos, palestras e demais eventos que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo no país.

Para os empresários que pensam em investir grandes somas de valor em um negócio, é muito válido buscar uma consultoria financeira para que sejam feitos todos os cálculos com relação às estimativas de faturamento, lucro bruto e líquido, custos totais etc.

Com todas essas informações, fica evidente que saber o que significa e como calcular o retorno do investimento é essencial para o sucesso do negócio.

Imagem- vivoseudinheiro.com.br      carteirarica.com.br
Publicidade

Outras Oportunidades:

5 mil reais por mês Consertando Celulares

Elas lucram alto com doces refinados
Como revender roupas de marca (200% de lucro)
10 Negócios Lucrativos para 2017

Livro Grátis: Como trabalhar pela Internet
Negócio do Futuro: Instalação de Energia Solar