Sistema ERP – O que é um Sistema integrado de gestão empresarial


O Sistema ERP diz respeito ao termo em inglês Enterprise Resource Planning que significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

Entretanto, para que seja possível saber um pouco mais a respeito desse sistema e qual a importância dele para as empresas, basta acompanhar nosso post.

Publicidade

Conceito: O que é um Sistema ERP

O ERP consiste em um sistema de informação, também conhecido como software, que tem por objetivo integrar todos os dados, informações e processos ocorridos nos mais diversos departamentos de uma empresa, fazendo com que eles sejam organizados de forma unificada, facilitando a gestão do negócio e otimizando as atividades dos usuários.

Vale ressaltar que, embora esse sistema tenha sido criado e aperfeiçoado há décadas, foi somente entre as décadas de 80 e 90 que ele ganhou ainda mais espaço no mercado.

Isso ocorreu devido ao avanço das redes de comunicação entre computadores assim como a disseminação dos microcomputadores ligados a servidores com valores bem mais acessíveis. Logo, a tecnologia na área da informática foi o que de fato viabilizou a ideia inicial do ERP.

A importância do ERP nas empresas

sistema-erp_1

Sem sombra de dúvida, o ERP provocou uma verdadeira revolução nas empresas, fazendo com que a estrutura organizacional ganhasse muito mais agilidade e flexibilidade. Entre os principais fatores referentes à importância desse sistema para as empresas, destacam-se:

Dados confiáveis

Com a aplicação desse sistema nas empresas, é possível contar com a confiabilidade de dados em tempo real, já que as informações lançadas são feitas de forma ágil, permitindo que os gestores sempre possam consultá-lo com plena segurança.

Além disso, o ERP oferece a possibilidade de ter uma visão sistêmica da empresa, ou seja, do todo. Com isso, o processo de tomada de decisão por parte dos gerentes e dirigentes é muito mais rápido e seguro.

Rapidez na comunicação

Por falar em rapidez, outro fato de suma importância do ERP nas empresas é a rapidez na comunicação. Pelo fato de as informações estarem unificadas, não são necessários extensos processos burocráticos, fazendo com que determinado assunto tenha de passar por diversos departamentos antes de chegar ao seu destino.

Emissão de relatórios

Com as informações centralizadas em um software, fica muito mais fácil para tomar decisões com base nos relatórios gerados pelo próprio sistema, onde os dados poderão ser facilmente colhidos com base em períodos anteriores e comparados com o período atual.

Isso facilita imensamente o trabalho de todos os departamentos, fazendo com que também seja possível traçar estratégias mais eficazes quanto ao futuro do negócio.

Vantagens do sistema ERP para as empresas

As vantagens do ERP para o dia a dia das empresas assim como com relação ao planejamento estratégico são inúmeras. Entre elas, estão:

– Redução de custos;

– Redução de pessoal;

– Redução do retrabalho;

– Maior controle das operações da empresa;

– Redução do tempo de resposta ao mercado;

– Redução de estoques;

– Otimização dos lucros etc.

Módulos do sistema ERP

Sobretudo nas grandes empresas, o ERP é composto por diversos módulos, tendo como principais os módulos de:

– Vendas;

– Controle de estoque;

– Fiscal;

– Compras;

– Recursos humanos;

– CRM (que envolve foco direto nos clientes);

– Processos e negócios inteligentes.

Como implantar um sistema ERP na empresa

Para quem deseja saber todos os detalhes que envolvem a implantação de um sistema ERP, deverá procurar uma empresa especializada no ramo de T.I (tecnologia da informação).

Com base no levantamento de uma série de informações, a empresa irá auxiliar quanto à definição da melhor opção de acordo com as necessidades da empresa. Entre os softwares que mais se destacam no mercado, estão: Oracle, Microsoft, Totvs e SAP. Todos os custos com relação à implantação do sistema ERP são calculados conforme a necessidade de cada empresa.

Com relação a este quesito, é indispensável considerar a relação custo/benefício, ou seja, quanto o empresário ganha em comparação com o valor a ser investido no sistema.

É fato que a tecnologia se tornou insubstituível. Logo, para que as empresas obtenham uma estrutura eficiente, é fundamental contar com todas as ferramentas disponibilizadas no mercado.

Com todas essas informações sobre o o que é um sistema ERP, fica claro como ele se tornou imprescindível para as empresas, fazendo com que seja possível que elas se mantenham competitivas em um mundo globalizado.

Imagem: encontresuafranquila.com.br; cim-team.com.br

 

Publicidade