Teoria das Relações Humanas – Qual a Importância Para as Empresas?


Teoria das relações humanas

A Teoria das Relações Humanas é uma das teorias administrativas que impactaram na gestão dos mais diversos tipos de empresas, sejam elas no segmento de produtos ou serviços. Para saber como surgiu, quais são os princípios dessa teoria e qual a importância dela para as empresas, acompanhe nosso post.

Como surgiu a Teoria das Relações Humanas?

Essa teoria tem suas origens nos Estados Unidos, mais precisamente ao final da década de 1920, quando o país sofria as catastróficas consequências da quebra da Bolsa de Valores em 1929. A teoria em questão tem suas bases numa experiência realizada por Elton Mayo numa fábrica de equipamentos e componentes telefônicos chamada Western Eletric Company, estudo este que ficou conhecido como Experiência de Hawthorne.

Publicidade

Quais são os princípios dessa teoria?

De acordo com os estudos realizados durante vários anos por Mayo, foi possível chegar a algumas conclusões que determinam os princípios básicos da Teoria das Relações Humanas. São eles:

  • O comportamento de cada colaborador é determinado pelo comportamento dos grupos nos quais ele está inserido na organização (incluindo os grupos informais, que estão além da estrutura hierárquica). Desse modo, um colaborador nunca age de maneira isolada;
  • A existência das necessidades psicológicas e sociais dos indivíduos são fatores-chave para o estabelecimento de recompensas e punições não-materiais, interferindo principalmente na motivação individual e de grupos;
  • As relações humanas é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso (ou fracasso) das empresas, sendo impossível desconsiderá-lo;
  • É necessário estudar e compreender a influência dos aspectos emocionais do comportamento dos indivíduos;
  • A qualidade da integração social entre os elementos de um grupo é essencial na produtividade, atuando também como um importante fator motivacional;
  • Os indivíduos não são motivados exclusivamente por dinheiro, mas sim, por interações que atendam necessidades psicológicas e sociais.

Qual a importância da Teoria das Relações Humanas para as empresas?

Teoria das relações humanas

Essa teoria é um divisor de águas na gestão das empresas, trazendo o foco para o ser humano e não apenas nas tarefas e organização de processos. Entre as principais contribuições dessa teoria para a gestão atual das empresas, destaca-se:

Desempenho de equipes

A aplicação dos conceitos dessa teoria foi fundamental para que as empresas se atentassem para mensurar o desempenho de equipes com base na interação entre as pessoas, avaliando a chamada sinergia.

Modernas políticas de RH

A Teoria das Relações Humanas é o ponto de partida quanto ao desenvolvimento das modernas políticas de RH adotadas por empresas em todo o mundo, onde são considerados fatores que estão muito além das recompensas financeiras. Entre as práticas de RH praticadas atualmente nas empresas (e influenciadas por essa teoria), destaca-se o papel dos psicólogos organizacionais, profissionais presentes principalmente nas empresas de médio e grande porte.

Reconhecimento da comunicação informal

Outra das heranças dessa teoria é a importância de os gestores atentarem-se para as formas de comunicação que transcendem a estrutura hierárquica estabelecida na empresa, conseguindo identificar com maior amplitude como funcionam as relações de poder, liderança, alterações de comportamento etc.

Estudo de fatores motivacionais

Para que as empresas se mantenham competitivas no cenário atual é ainda mais necessário contar com pessoas e equipes motivadas e engajadas no alcance de metas e resultados. Para isso, muito além de fatores econômicos como salários, benefícios e comissões, líderes e gestores devem compreender fatores motivacionais que interferem no desempenho individual e coletivo na organização.

E a compreensão desses fatores motivacionais passa por uma observação quanto à interação das pessoas no ambiente de trabalho, assim como as características que determinam a alta (ou baixa) performance das equipes.

A aplicação dos conceitos trazidos pela Teoria das Relações Humanas fez com que grandes líderes empresariais passassem a enxergar com maior nitidez a importância do aspecto humano nas organizações, estabelecendo estratégias muito mais eficazes para o alcance dos resultados esperados.

É importante frisar que quando estudamos as teorias administrativas, uma não deve excluir as outras, já que elas são complementares, abrangendo (cada uma à sua maneira) os muitos aspectos que envolvem uma gestão eficaz.

Por isso, além da Teoria das Relações Humanas, é importante compreender aquelas que a antecederam e também as que vieram posteriormente, adquirindo uma visão ampla da influência de cada uma delas no mundo dos negócios.

Imagens: ganbatte.com.br / setesys.com.br

 

Publicidade