Tipos de Liderança: Liberal, Autocrática e Democrática


tipos-de-lideranca

Liderança é uma palavra muito citada em todos os âmbitos da sociedade. Compreendê-la dentro das diversificadas concepções em que ela se apresenta é muitas vezes complexo e requer alguma atenção.

É um conceito sobre o qual muito se tem investigado. O objetivo destes estudos a respeito do assunto é compreender cada vez melhor como ocorrem as relações entre líder e liderados.

Publicidade

As análises e reflexões sobre o tema observam também a forma de agir dos líderes. E revelam as maneiras utilizadas para condução e orientação dos subordinados. Desta forma, são definidos diversos estilos de liderança, que possuem diferentes características.

Leia também: O que é Liderança?

Podemos dizer portanto, que os estudos sobre liderança fizeram, surgir algumas teorias que preocupam-se especialmente em conhecer:

  • A relação entre líder e subordinado
  • Como o líder se comporta diante das diferentes situações.
  • Perceber como ele orienta sua conduta.
  • Estilos diferentes de liderança
  • Características próprias destes diferentes estilos de liderança.

Os Tipos de Liderança

Antes de entendermos os estilos de liderança precisamos relembrar o que é líder e o que é estilo ou tipo de liderança. Podemos concluir que:

Líder é aquele a quem foi dada a responsabilidade de coordenar ou dirigir um grupo. A ele é concedido o poder de coordenar os outros membros da equipe. Ele torna-se o principal responsável pelos resultados advindos de sua orientação e influência sobre o grupo.

Estilo ou Tipo de liderança é a forma como este líder é capaz de influenciar seus liderados. Ou seja, como esta pessoa, enquanto líder, motiva e impulsiona os outros?

lideranca-liberal-autocratica-democratica

Os tipos ou estilos de Liderança

Existem vários tipos de liderança, isto é, há muitas formas de liderar. Há portanto, diferentes estilos que  o lider pode utilizar. Os principais tipos são:

O Autocrático, o Democrático e o estilo Liberal também denominado  Laissez-faire.

Vejamos então, como são definidos estes diferentes estilos.

  1. Estilo de Liderança Autocrática

A Liderança Autocrática põe o líder como centro de tudo. Aquele que lidera concentra em si toda autoridade, não dando aos subordinados a oportunidade de manifestarem sua opinião. Tudo gira em torno do líder que é a autoridade única e máxima. O líder autocrático é caracterizado como:

  • Dominador
  • Aquele que dá ordens e espera que sejam cumpridas sem questionamentos
  • Pessoa a quem se deve temer. Ele realmente é o temor da equipe. Esta só trabalha quando ele está por perto.

Observa-se que as equipes ou grupos submetidos à uma liderança autocrática produzem maior volume de trabalho, no entanto, são pessoas agressivas umas com as outras, vivem sob tensão e demonstram intensa frustração.

  1. Liderança Liberal ou Laissez-faire

Esta liderança dá ao grupo completo poder de decisão e autonomia total. O lider pouco se manifesta e só o faz quando solicitado. Neste tipo de liderança o grupo é o foco de tudo. As decisões são tomadas com total liberdade e podem ser individuais ou em grupo.

Falta firmeza e poder de decisão ao líder do tipo Liberal. Os membros deste grupo, geralmente têm dificuldades em desempenhar seus papéis e não se saem bem na maior parte das tarefas. Deixam a desejar tanto na qualidade quanto na quantidade de trabalho. Eles ignoram inteiramente o líder e apresentam características como:

  • Individualismo
  • Insatisfação
  • Agressividade
  • Desrespeito
  • Falta de integração
  1. Liderança Democrática

Neste tipo de liderança o líder é um facilitador de tarefas. Ele direciona os trabalhos e orienta os membros da equipe. Auxilia na resolução dos problemas surgidos e define estratégias para solucioná-los.  Ele dá sugestões para a realização das tarefas e coordena as atividades.

O líder que atua neste estilo possui as seguintes características:

  • É encorajador
  • É responsável
  • Atua interagindo bem com todos
  • Preocupa-se com o desempenho dos membros na realização dos trabalhos.

Em consequência desta atuação deste tipo de líder, os membros da equipe demonstram excelência na qualidade e no volume de trabalho produzido. As tarefas são efetuadas em um ambiente de tranquilidade, satisfação e integração. Também observa-se a acentuada responsabilidade deste grupo e seu total comprometimento com a empresa, com o líder, com o trabalho e com seus companheiros.

Diferenças importantes entre os estilos de Liderança

Liderança Autocrática

Liderança Liberal

Liderança Democrática

O Líder é o centro do poder à sua volta. Controla tudo e todo. Não há autonomia ou liberdade de expressão. O líder é omisso e ignora o comportamento e as atitudes do grupo. Não intervêm no rumo dos acontecimentos.

Trabalha de forma democrática e assim também toma suas decisões.

Ouve a todos, dando vez e voz ao grupo que participa das deliberações. Incentiva e impulsiona sua equipe.

 

Os Tipos de Liderança são definidos conforme suas características. Você deve ter percebido qual delas é a ideal. Para você qual traz às empresas maior crescimento? Deixe sua opinião.

imagem: huffingtonpost

Publicidade

Isso pode te interessar: