Trabalho em Equipe nas Empresas – A Chave para Excelentes Resultados


Sem dúvida alguma, a habilidade de fazer um bom trabalho em equipe é imensamente valorizada pela maioria das empresas.

O motivo disso é que vários estudos e até mesmo o cotidiano dentro das organizações comprova cada vez mais a necessidade de saber unir conhecimentos e habilidades individuais em prol de um conjunto de pessoas.

Publicidade

Trabalho em equipe: A sinergia necessária.

É impossível se referir a bons resultados das equipes sem falar em sinergia. Resumidamente, a palavra sinergia pode ser definida como uma intensa cooperação e coesão. Para que fique mais fácil entender, no mundo dos negócios é utilizado um famoso ditado que menciona: “Quando há sinergia, dois mais dois é mais que quatro”.

Logo, quando as pessoas unem esforços em busca de um objetivo comum, cada uma delas produz muito mais do que se atuassem individualmente. É aí que está o grande “milagre” dos excelentes resultados apresentados por um bom trabalho em equipe.

Como despertar nas pessoas o senso de equipe?

Numa época em que a sociedade vem se tornando cada vez mais individualista, é indispensável que os líderes desenvolvam estratégias que visem a retomada do senso de equipe. Como? Vamos aos principais aspectos.


📢 Você sonha em montar um negócio próprio mas não sabe por onde começar? Clique Aqui e leia o passo-a-passo para criar um negócio lucrativo, sem arriscar seu dinheiro dando um tiro no escuro!

Fortalecer a cooperação

Atualmente, infelizmente ainda predomina em muitas empresas o espírito de competição e nada pode ser mais prejudicial para as pessoas do que isso, afetando inclusive a qualidade de vida delas.

Para que as pessoas se mantenham engajadas e criem vínculos umas com as outras, gerando maior produtividade, é indispensável que elas fortaleçam o senso de cooperação.

Pelo fato de uma equipe precisar entregar os melhores resultados, cada integrante jamais deverá ver seu colega como um inimigo, mas sim como parte fundamental no processo. Aqui vale uma antiga regra de outro das equipes de sucesso: “Um por todos e todos por um. ”

Estimular a diversidade de perfis e habilidades

É preciso ficar muito claro que toda equipe possui indivíduos com as mais diversas características e todas elas podem contribuir para o alcance das metas e objetivos estabelecidos pela empresa.

Por isso, quanto maior diversidade de perfis, melhor. Uma equipe é como um grande mosaico, onde cada individualidade forma um todo perfeitamente harmonizado.

Publicidade

Seguindo este exemplo, um mosaico é composto por inúmeras cores. Da mesma maneira, uma equipe é formada por diversos tipos de pessoas. E é justamente essa diferença que proporciona o melhor resultado.

Metas e objetivos bem definidos

Para que as pessoas possam se comprometer com os resultados, elas necessitam de metas e objetivos bem definidos, até mesmo para que possam mensurar os resultados alcançados.

Logo, caberá ao líder a missão e estabelecer metas e objetivos possíveis de serem atingidos e estimular a equipe para que ela possa chegar até eles. (saiba mais sobre Missão e Visão)

Dar feedback

O feedback é uma das ações fundamentais a serem realizadas pelos líderes que desejam um bom desempenho de suas equipes.

Oferecer feedback nada mais é que dar um retorno para as pessoas e a equipe como um todo quanto ao seu desempenho, abordando pontos negativos e positivos, ou seja, onde erraram e acertaram. (Saiba mais sobre Feedback Positivo e Negativo)

Premiar um bom trabalho

Cabe também aos líderes premiarem um trabalho em equipe que atingiu ou superou expectativas. Uma boa alternativa é convidar todos para um jantar especial fora da empresa, oferecer um bônus ou qualquer outra forma de recompensa que faça jus ao resultado alcançado por meio do esforço e dedicação de todos.

Vantagens de uma equipe fortalecida

trabalho-em-equipe_4

Diversas pesquisas realizadas na área de recursos humanos apontam que uma das grandes vantagens obtidas com equipes fortalecidas consiste em proporcionar um clima mais leve e produtivo na empresa.

Este fator contribui imensamente para a atração e retenção dos melhores profissionais.

Estudos apontam que profissionais com alto nível de formação preferem ganhar menos a trabalhar em um ambiente excessivamente competitivo.

Outra vantagem muito interessante quanto ao trabalho em equipe diz respeito aos resultados. Pessoas unidas e engajadas alcançam objetivos rapidamente e sem tantos desgastes, diminuindo custos e otimizando lucros.

Em suma, para que uma empresa obtenha destaque em um mercado global cada vez mais exigente e consumidores atentos às políticas de desenvolvimento humano das empresas, é indispensável que os líderes estimulem uma política de cooperação entre seus colaboradores, conquistando a máxima excelência no trabalho em equipe.

Imagens: sosprofessor.com.br; empregos.com.br


👉 Qual a melhor ideia de negócio PARA VOCÊ?

Na internet existem milhares de informações sobre ideias e modelos de negócio. Mas afinal, qual a ideia de negócio ideal para você? Será que sua ideia é lucrativa? Nesse ARTIGO (clique aqui) mostramos para você como descobrir isso hoje mesmo. Se você quer montar um negócio 100% próprio com baixo risco, CLIQUE AQUI e veja o passo-a-passo para se tornar seu próprio chefe.