Trade Marketing – Dicas, Conceito e Significado | O que é?


O trade marketing é um termo bastante comum entre gestores e executivos da área de marketing e vendas. Entretanto, poucas pessoas sabem o que exatamente ele significa e qual impacto dele para o rumo da empresa.

Por conta disso, decidimos abordar alguns aspectos fundamentais quanto ao conceito desse termo e como ele pode contribuir para alavancar os negócios. Confira!

Publicidade

Trade marketing – Conceito | Significado

A tradução literal do termo trade marketing significa marketing comercial. Logo, o conceito desse termo consiste nas estratégias de marketing desenvolvidas pelas empresas no intuito de potencializar as vendas dos seus produtos e serviços nos mais diversos pontos de venda.

As estratégias de Trade Marketing estão bastante relacionadas com o que os profissionais chamam de “Os 4Ps de Marketing (Saiba Mais).

Em suma, esse termo diz respeito ao desenvolvimento de estratégias que facilitem a relação entre fabricantes, prestadores de serviço e canais de venda, mantendo o foco no pronto de distribuição dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

É importante ressaltar que com aumento de empresas que vendem produtos e serviços pela internet, as mídias digitais também são consideradas importantíssimos canais de distribuição quanto a produtos e serviços.

Leia também: Marketing de Relacionamento

Como desenvolver um trade marketing eficaz?

Supermarket Shopper

Supermarket Shopper

Para que seja possível desenvolver uma estratégia eficaz quanto às ações a serem seguidas nos pontos de distribuição dos produtos/serviços, é indispensável seguir algumas recomendações, que são:

Conhecer o público-alvo

Para que as vendas sejam potencializadas nos pontos de distribuição é fundamental conhecer o público-alvo.

Esse conhecimento consiste em identificar hábitos de consumo, nível socioeconômico, estilo de vida etc. Todos esses aspectos são determinantes ao definir onde os clientes irão adquirir determinados produtos ou serviços.

Investir na logística

Investir nos processos logísticos é de suma importância para fazer com que os produtos e serviços estejam disponíveis no maior número possível de pontos de distribuição e é claro, que jamais venham a faltar.

Com relação às estratégias logísticas adotadas, é preciso organizar ritmo de produção, transporte e distribuição nos pontos de venda ao consumidor final.

Um exemplo bastante clássico quanto à estrutura logística e distribuição de produtos é a Cola-Cola, marca presente em todo mundo.

Fazer parcerias e promoções

Para otimizar as vendas nos pontos de distribuição, como supermercados, por exemplo, é indispensável estabelecer parcerias com a finalidade de fazer com que os produtos fiquem dispostos em locais propícios para a compra.

Em conjunto com as parcerias, outra estratégia muito eficaz quanto à realização das ações desse tipo de marketing diz respeito a fazer promoções no ponto de venda.

Nada mais assertivo para atrair a atenção dos clientes que divulgar promoções. Com isso, a marca fica cada vez mais conhecida e mesmo quando o preço de determinado produto ou serviço voltar ao normal, os clientes não deixarão de consumir.

Destacar-se diante da concorrência

Em um mercado mundial cada vez mais competitivo, é absolutamente necessário que os profissionais da área de trade marketing estejam atentos quanto às estratégias utilizadas pelos concorrentes e busquem sempre um lugar de destaque no mercado.

Para isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com seus clientes e potenciais compradores, fazendo com que as pessoas se mantenham fiéis à marca.

O que faz um profissional de trade marketing?

Um profissional que atua nessa área de marketing deve estar bastante atento às tendências de mercado e ao desenvolvimento de estratégias quanto à execução das ações a serem adotadas junto aos canais de distribuição dos produtos/serviços da empresa.

Outra questão que deve ser analisada por esse profissional diz respeito à sazonalidade dos produtos ou serviços. Isso significa dizer que muitas empresas em determinados períodos do ano possuem uma demanda maior por seus produtos enquanto em outros momentos, há uma queda bem significativa.

Como exemplo citamos o caso dos sorvetes. Nas estações da primavera e verão, a demanda por esses produtos é bastante elevada, sendo necessário um elevado nível de abastecimento nos pontos de venda.

Já durante o outono e inverno, a demanda sofre uma queda drástica, fazendo com que a empresa tenha de se adequar a isso, desde a produção até a distribuição desses produtos.

Com todas essas informações do que é (significado) e da importância do trade marketing fica claro identificar como ele pode alavancar os negócios da empresa.

Imagem: ideiademarketing.com.br; cuadernodemarketing.com

 

Publicidade

Isso pode te interessar: