Vale do Silício nos EUA – O Maior Polo de Inovação do Mundo


Devido aos grandes avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos, muita gente certamente já teve ter ouvido falar alguma coisa a respeito do Vale do Silício.

Mas afinal, do que se trata isso e qual importância que ele tem no mundo? É sobre este assunto que falaremos neste post. Acompanhe.

Publicidade

Vale do Silício: Onde se localiza e como surgiu

O Vale do Silício trata-se de uma região localizada no estado da Califórnia, EUA.

Ele engloba várias cidades ao sul da Baía de São Francisco, como Palo Alto, Santa Clara e até mesmo os subúrbios de São José. O nome escolhido ─ Silício ─ teve por objetivo homenagear o elemento químico (Si), matéria-prima que dá origem aos circuitos e chips eletrônicos.

Nesta região, a partir da década de 50, no intuito de empenhar esforços para gerar pesquisas, inovações científicas e tecnológicas, foram instaladas diversas empresas que obtiveram imenso destaque no segmento de eletrônica e informática.

O desenvolvimento dessa região ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial e sobretudo no decorrer da Guerra Fria, onde, devido à corrida espacial e armamentista, as indústrias do Vale foram as fornecedoras de transistores para mísseis assim como de circuitos integrados para os computadores que orientaram as atividades da nave espacial Apollo.

Empresas localizadas no Vale

vale-do-silicio_2

Para se ter uma dimensão da importância dessa região para o mundo, as principais empresas que mantém seus escritórios e laboratórios localizados nesta região são:

Google, Facebook, Apple, Twitter, Netflix, Symantec, eBay, Pixar, Yahoo, Intel e inúmeras outras.

O Vale conta com 4 grandes universidades, entre elas a que mais se destaca é a de Stanford.

 

Por que esta região é tão importante?

Ao observar os motivos que deram origem à instalação de empresas nesta região e aquelas que hoje fazem parte do Vale, fica fácil perceber o motivo dela ser comparada à Florença Renascentista.

Também conhecido como a Meca da inovação, o Vale do Silício é considerado um dos maiores aglomerados de empresas que possuem absoluto domínio quanto à tecnologia de ponta em todo mundo.

Esta região também foi pioneira no desenvolvimento de modelos de financiamento acessíveis para projetos ligados à área de tecnologia, as já bastante conhecidas Startups.

Em suma, todas as empresas localizadas no Vale não limitam esforços investidos em invenções e viabilização de novas ideias, fazendo jus ao seu status de líderes mundiais em inovação.

 

Os “segredos” do Vale

Embora muitos países do mundo tenham feito e continuem fazendo um grande esforço para imitar todo conhecimento gerado no Vale, até o momento isso não passou das parvas tentativas.

Obviamente, muitos se perguntam o que faz com que as empresas localizadas no Vale possam alcançar tanto sucesso. De acordo com amplas pesquisas realizadas, chegou-se à conclusão de que o grande diferencial reside no fato dessas empresas possuírem uma capacidade ímpar de integrar suas estratégias de inovação juntamente com as estratégias do negócio.

Os profissionais mais bem pagos do Vale

Muitas pessoas sentem imensa curiosidade de saber quais são os profissionais mais procurados e consequentemente mais bem pagos no Vale.

De acordo com dados realizados por uma conhecida plataforma de recrutamento norte-americana, Hired, os maiores salários pagos no Vale do Silício são para gerentes de produto, que recebem em média 11 mil dólares por mês.

Em segundo lugar estão os engenheiros de software, que ganham em torno de 10 mil dólares por mês e em terceiro aparece os designers com salário de 9 mil dólares mensais.

Um novo modelo de trabalho

Muito do tempo desses profissionais é utilizado para discutir diferentes ideias no intuito de inovar de forma rápida e prática para chegar aos melhores resultados.

As pessoas têm total liberdade de horário. A flexibilidade leva muita gente a trabalhar em casa ou na rua, no intuito de fazer com que os colaboradores se sintam com maior liberdade. Entretanto, as empresas são bem exigentes e não abrem mão do cumprimento das responsabilidades e entrega de projetos dentro de prazos determinados e com máxima excelência.

Com todas essas informações, fica bem fácil perceber porque o Vale do Silício se transformou numa região de vital importância para todo o mundo, sendo geradora de inovação e determinando os novos modelos de negócios almejados por muitos países.

Imagens:andarilhando.com.br; exame

Publicidade