8 Dicas de Como Aumentar as Vendas na Crise Econômica


Em momentos delicados, como os quais o Brasil está passando, grande parte de pequenos e médios empreendedores fazem a seguinte pergunta: Como aumentar as vendas na crise econômica?

Para abordarmos com mais detalhes os principais aspectos que envolvem esta resposta, decidimos elaborar uma relação de dicas que certamente ajudarão bastante na hora de aumentar o faturamento. Confira.

Publicidade

1. Faça uso das mídias digitais

É inegável o crescimento vertiginoso das principais mídias digitais, transformando-se no principal canal de comunicação entre empresas e consumidores.

Por esta razão, para quem deseja vender mais, é fundamental ficar atento a todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia.

Para isso, é preciso investir na manutenção do site institucional, conteúdos otimizados para blogs e geração de conteúdos na página do Facebook, por exemplo.

Ao contrário do que muitos pensam, esses investimentos não demandam um alto valor e surtem um efeito imenso no faturamento das empresas.

2. Como aumentar as vendas na crise econômica com estoques ociosos?

Impossível! Para vender mais, é indispensável eliminar estoques ociosos. Para isso, no caso de produtos que estão demorando muito para serem vendidos, em virtude do medo dos consumidores de comprar, a melhor alternativa é fazer promoções.

Os empreendedores poderão definir uma margem de lucro menor para ganhar na quantidade das vendas, ou seja, no giro.

Nada pode ser mais prejudicial para as empresas que manterem um estoque parado, ainda mais correndo risco de vencimento dos produtos, o que poderia causar um prejuízo incalculável.

3. Pesquise sobre o público-alvo

Infelizmente, muitos empresários acabam desconsiderando os hábitos e comportamentos dos consumidores e isso gera um impacto imenso nas vendas.

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing, é imprescindível conhecer a fundo o público-alvo e fazer uma boa segmentação de mercado, buscando atingir as pessoas que realmente poderão se tornar clientes.

4. Acredite nos produtos e serviços oferecidos pela empresa

É impossível aprender como aumentar as vendas na crise econômica se antes de tudo não houver plena confiança e engajamento dos empreendedores e equipes de vendas.

Logo, é indispensável que os vendedores sejam devidamente orientados e se mantenham motivados, acreditando na qualidade apresentada pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

5. Busque excelência no atendimento

como-aumentar-as-vendas-na-crise-economica_2

Grande parte das empresas perdem uma quantidade enorme de clientes por falta de um atendimento adequado.

Por isso, é extremamente importante buscar disseminar na empresa a importância de um atendimento que valorize a cordialidade e plena satisfação dos clientes.

Isso envolve o atendimento telefônico, troca de e-mails e sobretudo pessoalmente, quando, com todo direito, as pessoas sempre desejam serem bem atendidas.

6. Otimize processos

Entre as dicas de como aumentar as vendas na crise econômica, não poderia deixar de estar a necessidade de otimizar processos. E o que significa isso? Basicamente, isso significa fazer mais em menos tempo. Ou seja, vender mais em menos tempo.

Para isso é preciso verificar se a equipe de vendas já faz uso de todos os recursos disponíveis que não exijam excessivos deslocamentos.

Por exemplo, muitas vezes é possível efetivar uma venda via e-mail, Skype ou até mesmo pelo Whatsapp e enviar o produto via correio ou por transportadoras, sem que haja necessidade de deslocamento dos vendedores.

7. Faça um filtro de todos os fornecedores

Para vender mais, é indispensável comprar bem. Isso envolve a qualidade dos produtos adquiridos e um preço competitivo.

Ao comprar produtos de qualidade por um preço acessível, a empresa atacadista poderá vendê-lo a um preço menor, aumentando o giro das vendas.

Portanto, é indispensável fazer um filtro dos seus fornecedores, buscando negociar preços e condições de pagamento melhores, buscando ficar com aqueles que estejam dispostos a atender as necessidades da sua empresa.

8. Acredite no seu time de colaboradores

Sobretudo nos momentos de crise, é natural que um desânimo de instale nos empresários e colaboradores. No entanto, é preciso não deixar se abater por isso.

Para se manter competitivo e saber cada vez mais como aumentar as vendas na crise econômica é preciso acreditar na empresa e na equipe, unindo os colaboradores, motivando-os e mantendo um espírito de colaboração. Sem dúvida alguma, nos momentos de crise é a união que faz a força, deixando o negócio muito mais rentável e fortalecido.

Imagem: proddigital.com.br; financasfemininas.uol.com.br

Publicidade

Isso pode te interessar: