Como Fazer Vendas pelo Facebook – Dicas Simples e Objetivas.


Com o aumento do número de usuários que utilizam as redes sociais como principais fontes de informação e entretenimento, a empresa criada pelo famoso programador e empresário norte-americano, Mark Zuckerberg, transformou-se na maior vitrine de negócios em todo mundo. Por isso, a grande pergunta dos empreendedores é: Como fazer vendas pelo Facebook?

Para respondê-la, decidimos oferecer dicas bem simples e objetivas que certamente ajudarão imensamente a dar aquele desejado up no faturamento. Confira!

Publicidade

Estudar o público-alvo

O primeiro grande passo para saber como fazer vendas pelo Facebook é conhecer o público-alvo, ou seja, os potenciais clientes que poderão adquirir determinados produtos ou serviços.

Este estudo envolve conhecer os principais hábitos dos clientes, sua rotina, os horários nos quais eles mais acessam o Facebook, perfil de compra etc.

Com base nessas informações é que será possível desenvolver estratégias de marketing eficazes que possam impactar os consumidores.

Gerar conteúdo de qualidade

O volume de informações circulando pelas redes sociais como o Facebook é imenso. Por este motivo, para captar a atenção das pessoas, é imprescindível caprichar no conteúdo.

Seja com relação aos textos ou imagens, tudo precisa estar absolutamente impecável. Todo conteúdo escrito vinculado à página deve estar com português adequado e a resolução das imagens, a melhor possível. Em hipótese alguma deverão ser utilizadas imagens com aquele aspecto tremido ou apagado, o que desvaloriza muito o produto.

Para definir como fazer vendas pelo Facebook, é preciso acompanhar os resultados obtidos com cada publicação

O número de curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo visualizações, poderá oferecer um bom termômetro quanto à abordagem dos conteúdos a ser utilizada nas próximas publicações.

Efetuar anúncios pagos

facebook-vendas

Para as empresas que desejam fazer uma ampla divulgação dos produtos ou serviços oferecidos, o Facebook disponibiliza o serviço de anúncios pagos que apresentam rápido retorno sobre o investimento.

Os anúncios são segmentados por idade, interesses, ramo de atividade, país etc, fazendo com que ele seja visualizado por pessoas que sejam consideradas como potenciais clientes.

Aplicar as técnicas de Copywriting

Ainda pouco conhecidas pela maioria das pessoas, as técnicas de copywriting são aplicadas com o objetivo de tornar os anúncios mais persuasivos, estimulando as pessoas para a compra.

Para isso é preciso contratar uma pessoa especializada nessas técnicas. Certamente os resultados obtidos com as vendas serão impressionantes.

Fazer campanhas e promoções

Outra estratégia muito eficiente que envolve como fazer vendas pelo Facebook por meio do aumento do número de visitas e curtidas à página de negócios, é desenvolver campanhas ou promoções.

Uma maneira bastante simples de fazer isso é sortear algum tipo de prêmio para pessoas que curtiram a página. É infalível. Desta maneira, muito mais pessoas terão acesso aos conteúdos publicados e as chances de venda aumentarão exponencialmente.

Para produtos, é preciso utilizar “cenários”

Quem trabalha no ramo de produtos alimentícios, cosméticos, artesanato e muitos outros que envolvam produtos, é imprescindível investir na montagem de pequenos “cenários” para valorizar as fotos de divulgação.

Quando a foto do produto é muito simples, geralmente não desperta a atenção das pessoas. Já quando ela está inserida em um contexto, o produto fica mais atrativo, pois inconscientemente as pessoas atribuem a ele uma utilidade ou realização pessoal.

Por exemplo, no caso de vender uma cesta de café da manhã, é preciso fazer algumas fotos mais atrativas do item, montando uma mesa bonita como plano de fundo para ela. Dentro das possibilidades, é bastante interessante contar com um profissional ao fazer as fotos.

Para quem necessita gastar um pouco menos, também é possível escolher fotos do banco de imagens do Google. Basta caprichar na resolução e em um “cenário” que valorize o produto.

Para serviços, é preciso atribuir significado

No caso de empresas que trabalham com serviços, é indispensável elaborar conteúdos, sejam em textos, imagens ou até mesmo vídeos que possam atribuir significado ao serviço prestado pela empresa.

Não basta divulgar, é preciso “educar” o público-alvo para que as pessoas comecem a atribuir valor aos serviços e, consequentemente, à marca da empresa.

Com todas essas informações, fica fácil perceber que saber como fazer vendas pelo Facebook está longe de ser um bicho de sete cabeças. Por isso, vale a pena utilizar de todos os recursos disponibilizados pela maior rede social do mundo.

Imagens: zappro; sakaliukai.it

Publicidade