O que é Dropshipping e Como Funciona?


Saber o que é dropshipping é uma necessidade cada vez mais comum para os empreendedores que trabalham com E-commerce ou até mesmo para aqueles que atuam no ramo de importação e venda pela internet.

Para saber com mais detalhes o que esse termo significa e qual a importância dele para as empresas, basta continuar acompanhando esse post.

Publicidade

Conceito sobre o que é Dropshipping

De forma geral, dropshipping significa um tipo de venda realizada pelo varejo onde o revendedor não possui os produtos em estoque. Neste caso, os produtos são enviados do atacadista diretamente para o consumidor final, sendo que o revendedor apenas faz o “intermédio” da venda por meio de seu site ou catálogo online. Desse modo, os lucros do revendedor são obtidos pela diferença entre o preço do atacado e o do varejo.

 

Vantagens quanto ao dropshipping

Hands holding credit card and using laptop on natural summer background. Online shopping

A prática do dropshipping proporciona inúmeras vantagens aos varejistas. Entre as principais estão:

Zero Estoque

Todas as pessoas que trabalham no varejo sabem muito bem que estoque  corresponde a dinheiro parado, sobretudo no que diz respeito à venda pela internet.

Além do capital financeiro investido na compra de produtos, os estoques requerem espaço físico de armazenamento, o que muitas vezes torna o negócio muito caro.

Logo, trabalhar com zero estoque permite que o varejista não sofra prejuízos causados pela demora em vender determinados produtos.

Economia de espaço físico

E por falar em espaço físico, outra das vantagens oferecidas pelo dropshipping consiste na economia de espaço. Isso significa que o varejista não necessitará comprar ou alugar um imóvel especificamente para armazenamento dos produtos, o que encareceria seus custos.

Grande variedade de produtos

Outra vantagem imensa proporcionada pelo dropshipping aos varejistas que atuam com E-commerce é a grande variedade de produtos divulgada no site. Com isso, o varejista não fica atrelado apenas a determinados tipos de itens.

Baixo investimento

Devido às técnicas empregadas pelo dropshipping, o valor com relação ao investimento feito pelo varejista é muito baixo e diminui significativamente as chances de o negócio fracassar. O investimento consiste basicamente na montagem do site, monitoramento dos pedidos e atendimento aos clientes.

Desvantagens quanto ao Dropshipping

O dropshipping também apresenta algumas desvantagens com relação à aplicação de suas técnicas e é muito importante que os empreendedores  as conheçam. São elas:

Prováveis atrasos quanto à entrega

Para que o prazo de entrega fornecido pelo varejista seja honrado é imprescindível que o atacadista fornecedor do produto mantenha processos logísticos bastante alinhados.

Do contrário, o varejista correrá o risco de ter problemas quanto aos prazos de entrega, comprometendo a imagem da loja virtual.

Para evitar isso, é recomendável colocar prazos mais longos para os clientes. Dessa forma, eles não se sentirão lesados.

Dificuldades quanto às trocas

Ainda com relação às desvantagens sobre o que é dropshipping é necessário considerar as dificuldades quanto às trocas, já que no caso de algum problema, o cliente irá recorrer ao site varejista e este deverá encaminhar ao atacadista. Logo, o processo tende a demorar um pouco mais. Isso é ainda mais delicado quanto se trata de produtos importados.

Riscos com retenção de produtos e pagamento de taxas

No caso dos itens importados, o varejista também corre o risco de os produtos ficarem presos na alfândega, fazendo com que o prazo de entrega seja radicalmente comprometido.

Além disso, para que os produtos sejam liberados, é necessário pagar uma série de taxas que muitas vezes não estavam previstas no orçamento.

Pouca informação sobre os produtos

Pelo fato de os produtos não estarem em poder do varejista, muitas vezes eles não conseguem esclarecer dúvidas dos clientes de forma assertiva, fazendo com que seja necessário entrar em contato com o fornecedor, o que demanda um tempo maior quanto ao feedback oferecido ao cliente.

 

Afinal, compensa trabalhar com dropshipping?

Evidentemente que o dropshipping é uma estratégia extremamente interessante para os varejistas. No entanto, é indispensável trabalhar para solucionar os impactos das desvantagens, estabelecendo uma relação mais próxima e interligada junto aos fornecedores assim como também investir numa comunicação mais eficiente junto aos clientes, buscando fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes.

Com todas essas informações fica claro como saber o que é dropshipping é fundamental para gerenciar os processos existentes nas empresas que atuam no ramo de E-commerce e importação, fazendo com que os clientes sempre se mantenham satisfeitos.

 

Imagem: bigcommerce.com; dlojavirtual.com

Publicidade

Isso pode te interessar: