10 Técnicas e Dicas de Vendas Diretas: Guia das Melhores Práticas


vendas-diretas

Saber quais são as técnicas de vendas mais infalíveis é essencial para que os profissionais e empreendedores cheguem aos melhores resultados financeiros.

Por conta disso, resolvemos elencar quais são essas técnicas de acordo com uma seleção realizada com base nas recomendações dos mais renomados profissionais de marketing. Confira!

Publicidade

 

1 – Conquistar a confiança do cliente

Antes de mais nada preciso enfatizar que conquistar a confiança do cliente requer uma atitude ética e transparente.

A confiança é estabelecida não apenas pela comunicação, mas sobretudo pelos mínimos gestos do vendedor. Portanto, para conquistar a confiança do cliente é preciso ter uma postura natural e verdadeira.

2 – Ajudar o cliente a identificar o que ele procura

Embora isso possa parecer um pouco estranho, muitas vezes os clientes não sabem exatamente o que estão procurando. Por isso, tem maiores chances de vender aquele profissional que se dedica de ajudá-lo.

Por exemplo, um homem chega a uma loja de calçados e ao ser abordado por um vendedor, diz a frase clássica: “Só estou dando uma olhada. ”

Este é o momento de o vendedor ser perceptivo. Uma boa estratégia é observar o tipo de calçado e roupas que este homem está usando, se ele tem um estilo mais social ou informal. E é aí que o vendedor pode estabelecer um diálogo do tipo: “Olha, no estilo social é bastante procurado o modelo X” ou “Em ocasiões mais informais o modelo Y é show de bola”.

3 – Desenvolver a empatia é uma das melhores técnicas de vendas

 

A empatia consiste na habilidade de se colocar no lugar do outro e ela é fundamental em todos os relacionamentos, inclusive nos de ordem comercial.

Por isso, entre algumas das técnicas de vendas consideradas infalíveis está a empatia. Para isso, é preciso que o vendedor se faça uma simples pergunta: Como eu gostaria de ser atendido se estivesse no lugar do cliente? Simples assim.

4 – Agir com naturalidade

Nada pode ser mais encantador que uma pessoa natural e isso é fundamental para um bom atendimento. Nada afugenta mais os clientes que um vendedor que nitidamente está atuando como um personagem, fingindo sorrisos e gestos.

A melhor maneira de abordar um cliente é sempre agir com gentileza, simpatia e com o sincero desejo de atendê-lo da melhor forma possível.

Uma dica interessante é pensar no cliente como um hóspede muito importante chegando em sua casa. Alguém a quem você deseja oferecer o que há de melhor.

vendas-diretas-tecnicas

5 – Demonstrar (e ser) bem informado

Saber detalhes quanto às vantagens oferecidas pelo produto ou serviço que o vendedor está oferecendo é fundamental para transmitir segurança aos clientes.

Isso demonstra conhecimento sobre as características do produto/serviço e de que forma elas podem atender às necessidades dos clientes.

6 – Ser organizado

Fazer um atendimento bem organizado é uma das técnicas de vendas que surtem efeito mais positivo. Por que?

Pare um instante e se recorde de um momento em que foi atendido por um vendedor bem organizado. Agora responda: Como você se sentiu? Certamente foi um atendimento muito mais eficaz onde seus objetivos foram totalmente atingidos.

Nada pode irritar mais uma pessoa que um vendedor desorganizado, fazendo com que a venda seja facilmente perdida e o cliente nunca mais o procure.

7 – Cuidar da imagem pessoal

O cuidado especial com a aparência deve fazer parte da rotina de todas as pessoas, sobretudo no caso de quem atua com vendas.

Dar uma atenção especial às roupas, calçados, higiene das unhas, dentes, cabelos etc, é fundamental para que o cliente tenha uma boa impressão logo de cara, aumentando bastante as possibilidades de estabelecer um diálogo e fechar a venda.

8 – Não tratar o cliente como se já o conhecesse

Grande parte das pessoas relatam que detestam quando o vendedor as trata com muita intimidade, chamando-as de “meu amor”, “querida”, “flor” e por aí vai.

Esse tipo de linguagem em hipótese alguma deve ser utilizado durante um atendimento pois ela denota um certo ar de “falsidade” ou invasibilidade.

A gentileza e a cordialidade devem ser manifestadas em uma linguagem adequada, respeitando sempre a intimidade e o espaço do cliente.

Ao aplicar essas técnicas de vendas, certamente os profissionais e empreendedores atingirão expressivos resultados em suas comissões ou no faturamento.

Imagens-  blog.sympla.com.br /  economia.ig.com.br

Publicidade