Como Fazer Sorvete Para Vender no Verão Passo a Passo
Muitas pessoas que desejam obter uma fonte extra de renda ou até mesmo iniciar o próprio negócio desejam saber como fazer sorvete para vender.
Em resposta a esta pergunta, decidimos abordar todos os aspectos que envolvem o preparo e venda desse item bastante consumido principalmente nas estações mais quentes. Confira!
Passo a passo de como fazer sorvete para vender
O mercado quanto à venda de sorvetes é muito amplo, sendo disponibilizados diversos tipos como picolés, soft, massa etc. Para demonstrar este passo a passo nos atentaremos especificamente para o sorvete tipo massa e picolé.
Ingredientes – Sorvete de Massa
– 1 litro de leite gelado;
– ½ xicara de chá de leite em pó (opcional);
– 250 gramas de açúcar;
– 1 colher de sopa (rasa) de liga neutra (estabilizante que tem como função beneficiar a textura e a cremosidade do sorvete em massa);
– 1 colher de sopa de pó para sorvete de acordo com o sabor desejado;
– 2 colheres de sobremesa (rasas) de emulsificante (para deixar o sorvete mais leve e aerado);
Modo de preparo do sorvete de massa
– Para preparar o sorvete é necessário misturar bem os pós em uma tigela. Depois disso é preciso colocá-los no liquidificador, acrescentar o leite e batê-los por cerca de 3 minutos;
– Essa calda deve ser dividida em duas partes e levadas para o congelador ou freezer por cerca de uma hora e meia, até que endureçam;
– Na sequência deve-se pegar uma das partes, picar em pedaços e levar à batedeira, adicionado metade do emulsificante, batendo por cerca de 5 minutos até que o volume dobre de tamanho;
– Depois basta encher os copinhos com capacidade para 100ml, colocar as tampinhas e levá-los ao freezer;
Quanto à segunda calda congelada, basta acrescentar a outra metade do emulsificante e repetir o mesmo processo. Essa receita rende 4 litros de sorvete.
Ingredientes – Picolé
– ½ colher de sopa de liga neutra;
– 500ml de água bastante gelada;
– 500ml de suco de fruta bem concentrado com açúcar;
– Pedaços de fruta a gosto (do mesmo sabor do suco).
Materiais necessários para fazer o sorvete de picolé
– Palitos de picolé;
– Picoleteira (recipiente próprio para fazer picolé);
– Embalagens para picolé.
Modo de preparo do picolé
– Todos os ingredientes, exceto os pedaços de frutas, devem ser colocados no liquidificador e bater por cerca de 3 minutos;
– Depois é preciso colocar os pedaços de frutas dentro de cada compartimento da picoleteira, despejar a calda do liquidificador, encaixar os palitos e levar a picoleteira ao freezer ou congelador, deixando por um período de 12 horas. Depois disso, basta desenformar os picolés e embalá-los.
Aprenda Como Fazer Trufas para Vender nesse artigo.
Cuidados especiais quanto às normas de higiene
É indispensável ressaltar a necessidade de a pessoa responsável pelo preparo dos sorvetes cumprir todas as normas com relação à segurança e higiene dos utensílios e alimentos utilizados na produção do sorvete, evitando qualquer tipo de risco à saúde dos consumidores.
Inovar nos sabores é fundamental para fazer sorvetes
Na hora de fazer os sorvetes, sejam eles de massa ou picolés, é indispensável inovar nos sabores. A internet contém uma série de ideias bem interessantes quanto a diversos tipos de sabores e coberturas utilizadas nos sorvetes.
Como fazer para vender os sorvetes?
Uma das melhores estratégias que poderão ser utilizadas quanto à venda dos sorvetes consiste em divulgá-los nas redes sociais como Facebook e Instagram.
Para isso é fundamental caprichar nas fotos e acrescentar um número de telefone para contato (preferencialmente com whatsapp), facilitando as encomendas.
Além disso, depois de devidamente embalados, os sorvetes poderão ser colocados em uma caixa térmica e vendidos na rua, preferencialmente em locais próximos a escolas, praças, parques e demais pontos que favoreçam um bom fluxo de pessoas, sobretudo crianças.
Veja também: Como Fazer e Vender Bombons
Sazonalidade
Vale ressaltar que pelo fato de os sorvetes serem vendidos principalmente em determinado período do ano (primavera e verão), é imprescindível aproveitar esses períodos de alta demanda para potencializar as lucros obtidos com as vendas, já que em outros momentos do ano (outono e inverno) os rendimentos serão bem menores.
Com todas essas informações fica fácil perceber que saber como fazer sorvete é muito mais fácil que muitos imaginam. Para isso basta capricho, criatividade e aquele carinho especial em cada etapa do processo.
Imagem: escolachocolate.com; comofazer.org