Como Montar um Food Truck de Sucesso – Dicas Fundamentais


Como montar um food truck é uma das perguntas mais feitas pelos brasileiros que desejam empreender de maneira criativa.

Estes empreendimentos itinerantes ganharam as ruas das cidades oferecendo diversos tipos de comidas e bebidas a um preço acessível para todos.

Para quem deseja saber um pouco mais sobre os aspectos que envolvem a montagem deste negócio que se tornou uma febre nacional, acompanhe nosso post.

Dicas fundamentais de como montar um food truck

Antes de montar um food truck é preciso considerar diversos itens que dizem respeito à viabilidade do negócio. Por isso, é indispensável:

Publicidade

Consultar a legislação municipal

Verificar a possibilidade de implementação do food truck no município onde se pretende atuar é sem dúvida o primeiro passo a ser dado por quem está pensando em montar este tipo de negócio.

Algumas das principais capitais brasileiras, como São Paulo, por exemplo, devido ao grande volume de food trucks existentes na cidade, desenvolveu uma legislação específica para isso.

Já outras cidades, embora não possuam legislação específica, autorizam a implementação dos food trucks sem maiores problemas conforme determinações contidas no código de posturas.

Conhecer o mercado

A pesquisa de mercado é um dos itens básicos para identificar se um negócio será rentável ou não. Por esta razão, para quem deseja saber como montar um food truck este é um quesito indispensável.

É fato que neste segmento, o mercado está apresentando um crescimento bastante expressivo, entretanto, é preciso avaliar como é na sua cidade. Já existem food trucks? O que eles vendem? Há muitas pessoas comprando deles? Qual o índice de rentabilidade?

Analisar a concorrência é essencial para saber como montar um food truck

A análise da concorrência faz parte do estudo sobre o mercado. É imprescindível checar se na localidade em que se pretende atuar, há food trucks vendendo as mesmas comidas ou bebidas que você pretende oferecer.

Publicidade

Observar o fluxo de pessoas que passam por ali, os horários e até mesmo trocar uma ideia com os donos é fundamental para entrar neste segmento de mercado com maior segurança.

Definir o que será vendido

Com base na pesquisa de mercado e nas habilidades de quem pretende saber como montar um food truck, é hora de definir o que será vendido. Há ideias magníficas e inovadoras que certamente poderão inspirar bastante os novos empreendedores.

Selecionar os fornecedores

Para que o negócio itinerante jamais corra o risco de deixar de funcionar por falta de algum item, e preciso fazer uma boa seleção de fornecedores verificando a disponibilidade dos produtos, preços, condições de pagamento etc.

Definir preços acessíveis

A “alma do negócio” com relação aos food trucks é o preço acessível. Essa é uma das inúmeras razões para o sucesso deles. Por isso, na hora de definir os preços, é preciso considerar este fator.

Isso não significa sacrificar demais os lucros, já que o ganho neste negócio é pelo giro das vendas e não pela margem de lucro.

Definir como será a estrutura do food truck

como-montar-um-food-truck_2

Basicamente, um food truck é composto por dois elementos: Um pequeno caminhão e uma estrutura para cozinha itinerante. De acordo com a escolha desses itens é que será apurado o valor a ser investido inicialmente.

Quanto ao caminhão, ele pode ser usado ou novo, já que a legislação vigente não faz exigências para que o veículo seja novo.

Incluir custo de customização e adaptação do caminhão

Antes do food truck começar a rodar, ele necessita estar devidamente adaptado e customizado. Esse fator faz parte do investimento inicial. A adaptação diz respeito à infraestrutura necessária em atendimento às necessidades quanto à preparação e comercialização dos alimentos e bebidas oferecidas, seguindo as recomendações estabelecidas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e prefeitura municipal. Procure o Sebrae de sua cidade, seja ela SP, RJ BH ou qualquer outras que possua um escritório.

Para iniciar o processo de adaptação do caminhão, é indispensável ter como base o cardápio com que se irá trabalhar.

Por exemplo, se o tipo de comida a ser servida é quente, será necessário fogão, forno ou até mesmo fritadeira. No caso de um cardápio mais leve composto por saladas ou lanches previamente preparados, haverá necessidade de refrigeradores maiores para conservação desses alimentos.

De forma geral, o valor da adaptação gira em torno de R$30.000,00 a R$350.000,00 a depender do tipo de veículo a estrutura da cozinha a ser instalada.

Para determinar o valor do investimento inicial, é preciso consultar uma empresa especializada em adaptação e customização no que diz respeito a como montar um food truck.

Imagem: food.srv.br

Imagem: trabalharemcasaideias.com

Publicidade