Como Montar um Negócio de Impressão 3D – Passo a Passo Simples


como montar um negócio de impressão 3D

Aprender como montar um negócio de impressão 3D é considerada uma das melhores oportunidades do mercado, totalmente alinhada com novas tecnologias que estão surgindo e são essenciais para o desenvolvimento de diversas empresas. Para saber todos os detalhes sobre esse negócio, confira nosso artigo.

Como montar um negócio de impressão 3D – passo a passo

1 – Fazer o curso de impressão 3D

Ao entender como montar um negócio de impressão 3D seguindo um bom padrão de qualidade, o primeiro passo é fazer um curso específico nessa área. Saber como funciona esse mercado, compreender as principais necessidades dos clientes, tendências para os próximos anos e aprender, na prática, como fazer essa impressão é essencial para o sucesso do negócio.

Por isso, antes de dar qualquer passo quanto aos investimentos (procura de um local, compra de equipamentos etc.) é necessário fazer o curso e ficar por dentro de todas as informações fornecidas por profissionais que já atuam nesse mercado. Aqui no Brasil, são oferecidos cursos online e presenciais de impressão 3D. Na medida do possível, o ideal é fazer um curso presencial. Caso isso seja inviável, o curso online também é uma opção para saber como montar um negócio de impressão 3D.

2 – Ter um espaço adequado para trabalhar

A impressão em 3D é um tipo de atividade que requer maior atenção aos detalhes, já que a qualidade e complexidade dessa impressão é diferenciada. Por isso, ao aprender como montar um negócio de impressão 3D  é preciso que você defina um local adequado e tranquilo para trabalhar, com boa iluminação, ventilação, capacidade para comportar as pessoas, armazenar equipamentos e materiais etc.

Publicidade

Para quem está começando, é possível iniciar as primeiras atividades em um cômodo de casa (reservado somente para essa atividade) ou alugar um espaço pequeno. A ideia nesse começo é evitar custos excessivos com aluguel, condomínio, conta de telefone/internet etc. A vantagem de adaptar um cômodo de casa consiste justamente em evitar uma série de despesas logo no início do negócio.

3 – Providenciar os equipamentos e materiais necessários

O próximo passo de como montar um negócio de impressão 3D é providenciar os equipamentos, materiais e demais itens necessários que serão utilizados de acordo com o tipo de produto a ser impresso. De acordo com os profissionais que atuam no segmento de impressão 3D, os modelos de impressora mais recomendados são da marca Stratasys.

Os modelos e valores variam de acordo com o tipo de produto que será impresso. Essa marca de impressora 3D tem preços que variam de R$30.000,00 a R$100.000,00.

Além de uma impressora com alta qualidade é necessário adquirir um computador e materiais adequados de acordo com o tipo de impressão que será realizado. Essas informações quanto aos materiais específicos são fornecidas no curso de como montar um negócio de impressão 3D. Nesse quesito, é importante nunca abrir mão da qualidade, pois a escolha de um fornecedor confiável é o primeiro passo para que o produto seja padrão de qualidade exigido pelos clientes.

4 – Elaborar uma lista de potenciais clientes

O sucesso de como montar um negócio de impressão 3D depende da capacidade de atrair clientes. Para começar, é preciso fazer uma lista de potenciais clientes e desenvolver um trabalho de divulgação do serviço de impressão 3D.

Entre os clientes que mais procuram impressão 3D, estão:

Publicidade

  • Indústrias dos mais variados segmentos;
  • Hospitais;
  • Clínicas médicas;
  • Laboratórios;
  • Universidades;
  • Laboratórios de próteses dentárias.

Portanto, ter uma lista começando por esses clientes será o ponto de partida para fazer as primeiras vendas e definir estratégias mais claras de como montar um negócio de impressão 3D.

5 – Treinar a equipe de colaboradores

como montar um negócio de impressão 3D

À medida que o negócio de impressão 3D apresentar bons resultados, será o momento de ampliar o espaço de trabalho e contratar 1 ou mais colaboradores. Esses colaboradores devem receber diversos treinamentos e instruções com o objetivo de manter a qualidade das impressões e saber com maiores detalhes como atender bem os clientes e acompanhar o funcionamento do negócio.

Entre os profissionais necessários para uma empresa de impressão 3D está o designer, que é responsável pela criação dos moldes.

6 – Cuidar da gestão do negócio

Como montar um negócio de impressão 3D requer cuidar dos aspectos básicos da administração, o que envolve conhecer como funcionam as áreas de marketing, finanças, vendas, recursos humanos, logística etc.

Depois de saber como montar um negócio de impressão 3D e todos os detalhes quanto aos passos necessários, confira esse nosso conteúdo com dicas para administrar sua empresa no dia a dia.

Imagens: endeavor.org.br / destinonegocio.com

Publicidade