Como Montar Uma Confecção – Passo a Passo Simples e Prático


como montar uma confecção

Aprender como montar uma confecção é a chance de começar um negócio próprio de forma fácil e até mesmo iniciando as atividades em casa. Para saber o que levar em consideração ao estruturar uma confecção, confira nosso artigo.

Passo a passo de como montar uma confecção

1 – Fazer cursos específicos na área

Para saber como montar uma confecção, o primeiro passo é realizar cursos específicos na área. Ainda que você já tenha muita experiência com confecção de roupas, é preciso ter conhecimentos mais abrangentes sobre como funciona esse tipo de negócio na prática. O ideal é fazer aulas teóricas e práticas para aperfeiçoar os modelos de roupas que serão oferecidos, quais são os principais clientes de confecções etc.

2 – Fazer pequenos cursos de gestão e empreendedorismo

Além de fazer cursos específicos na área de como montar uma confecção é preciso obter conhecimento sobre como funciona a gestão de uma empresa no dia a dia, o que envolve as áreas de finanças, marketing, estoques, compras, fornecedores, equipe de trabalho etc. Entre as instituições mais recomendadas para realização desses cursos estão o Sebrae, a Endeavor, a EDUK, FGV Online, USP Online etc.

Publicidade

3 – Providenciar o espaço necessário

Como montar uma confecção que tenha bons resultados financeiros é essencial contar com um espaço adequado de trabalho, que proporcione conforto aos funcionários, local específico para armazenar os estoques e mercadorias etc. Ao analisar o local no qual será instalada a confecção é preciso observar alguns fatores básicos como, por exemplo:

  • Espaço interno do ambiente;
  • Número de janelas e portas (para circulação de ar);
  • Tipo e qualidade do piso (para que as máquinas fiquem bem acomodadas);
  • Pintura das paredes;
  • Localização de um ou mais banheiros para os funcionários etc.

Obs.: para atuar no ramo de confecção, a dica é começar com uma estrutura pequena e aumentá-la somente a partir do momento em que o negócio começar a dar melhores resultados. Isso evita dívidas que podem prejudicar a saúde financeira do negócio já nos primeiros meses.

4 – Formalizar a confecção

O próximo passo de como montar uma confecção é formalizar a empresa na prefeitura da cidade. Essa formalização envolve a emissão do alvará de funcionamento, autorização para geração de notas ficais e demais documentos exigidos pela lei.

5 – Comprar as máquinas, equipamentos e materiais

Assim que o local estiver definido e formalizado, é o momento de adquirir as máquinas, equipamentos e materiais que serão utilizados. A recomendação é fazer a lista de materiais completa e enviá-la para no mínimo 3 fornecedores para emissão de um orçamento. Essa etapa do orçamento é essencial para comprar itens de qualidade e, ao mesmo tempo, conseguir negociar melhores preços e condições de pagamento.

6 – Definir como serão vendidas as peças

Saber como montar uma confecção requer que você tenha uma definição clara de como serão vendidas as peças (encomenda, fornecimento para lojas atacadistas, fornecimento para lojas varejistas etc.).

7 – Divulgar a confecção

Como montar uma confecção

Publicidade

O passo seguinte de como montar uma confecção que dê bons resultados é fazer um bom trabalho de divulgação do negócio. Para isso, essas são nossas principais dicas:

  • Abrir um site para a empresa, com todas as informações necessárias e conteúdo (textos e imagens) de qualidade;
  • Criar um perfil da confecção nas redes sociais (Instagram e Facebook);
  • Ter uma lista inicial de potenciais clientes (comerciantes que possam comprar as roupas e demais produtos feitos da confecção).

8 – Cuidar da administração no dia a dia

Aprender como montar uma confecção requer cuidados diários quanto à administração do negócio. Para isso é preciso investir em um sistema simples de informações, planilhas Excel e demais métodos de controle que permitam saber quanto está entrando e saindo de dinheiro, lucro mensal, despesas com compras, pagamentos realizados, pagamentos de funcionários, documentação de funcionários, documentação da abertura da empresa, documentações contábeis etc.

Aqui, em como montar uma confecção, mais uma vez destacamos a importância de fazer cursos práticos e rápidos na área de gestão de empresas para conseguir cuidar do negócio e obter os melhores resultados sem correr riscos com relação ao investimento feito na confecção.

Depois de saber como montar uma confecção com esse passo a passo, confira esse nosso artigo que traz excelentes ideias de negócios para trabalhar em casa.

Imagens: wisebread.com / negociarias.com.br

 

 

 

Publicidade