Como Montar uma Criação de Galinha Caipira


Um número cada vez maior de pessoas tem optado por uma alimentação mais saudável. Para isso, muita gente tem retomado hábitos alimentares adotados pelas gerações anteriores. Isso também afetou o consumo de carne de frango. Por esta razão, quem pensa em montar um negócio neste ramo, pergunta: Como montar uma criação de galinha caipira?

Para responder a esta pergunta, resolvemos abordar de forma bem simples o passo a passo assim como as vantagens com relação a este lucrativo negócio. Acompanhe!

5 Fatores em como montar uma criação de galinha caipira

Basicamente, os passos referentes a como montar uma criação de galinha caipira envolvem 4 aspectos, que são:

1 – Estrutura

Antes de mais nada, é absolutamente necessário que a estrutura preparada para a criação das galinhas caipiras seja bem espaçosa, já que elas estão habituadas a áreas como quintais e pequenas propriedades rurais, onde podem circular à vontade em um ambiente bem natural.

Publicidade

Desta forma, quanto à cobertura da estrutura, ela poderá ser feita com madeiras e telhas. O chão deverá ser de terra, fator este que deixa os animais mais saudáveis. Em hipótese alguma o local onde são criadas as galinhas deverá ter o chão cimentado. A estrutura deve reproduzir o aspecto rural, ao qual as galinhas caipiras estão habituadas.

Referente à área do local, a base de cálculo deve ser de no máximo 4 galinhas por metro quadrado, para que elas consigam circular e se alimentar naturalmente. Ainda com relação à estrutura, recomenda-se a construção de um barracão em madeira com tela arredondada na frente. Desta forma, os animais poderão receber a luz do sol e estarão protegidos da chuva, frio e outros animais como gaviões, cães etc.

A estrutura do galinheiro também é composta por um espaço destinado para chocar os ovos, conhecido como encubação. Assim, será possível separar os ovos que serão chocados daqueles que serão vendidos. Em média, o valor a ser investido com relação à estrutura gira em torno de no máximo R$1.000,00.

3 – Aquisição das primeiras galinhas caipiras

A galinha caipira jamais deverá ser comprada em granja. As primeiras galinhas deverão ser adquiridas de criadores que estão há mais tempo no negócio, já que elas virão nas condições ideais para reprodução.

Para quem está iniciando neste ramo, é bastante recomendado contar com um zootécnico que possa avaliar a qualidade das galinhas assim como seu estado de saúde antes de efetivar a compra.

4 – Alimentação das galinhas caipiras

As galinhas caipiras devem ser alimentadas com milho e jamais com ração, já que a alimentação delas deverá ser a mais natural possível. Exatamente por esta razão são chamadas de galinhas caipiras.

Publicidade

O milho especial para as galinhas pode ser comprado em casas de ração. As aves também poderão comer verduras e restos de alimentos, tais como arroz, almeirão e macarrão. Os alimentos apenas não poderão conter carne.

As galinhas devem ser alimentadas no máximo duas vezes ao dia, não sendo estimuladas a comerem demais. Quanto aos horários, o ideal é alimentá-las logo ao amanhecer e após o almoço.

 

criacao-de-galinha-caipira_2

 

5 – Cuidados especiais

Pelo fato dessas aves sujarem o ambiente com seus ciscados e defecarem bastante, o local deve ser limpo diariamente com uma vassoura e a água também deve ser trocada todos os dias, evitando doenças.

Em intervalos de dois meses, é indicado colocar na água das galinhas um pouco de vermífugo especial para essas aves, protegendo-as contra indesejáveis verminoses.

Para verificar se determinado ovo é fértil, ele deverá ser colocado contra a luz com a finalidade de observar uma gema com nervos saindo (tais como pequenas tiras).

Caso não sejam constatadas essas tiras, o ovo poderá ser vendido, sendo inclusive considerado muito mais nutritivo que o de granja.

6 – Legalização

Para montar uma empresa no Brasil é necessário abrir CNPJ (artigo). O Sebrae de sua cidade poderá lhe ajudar nos processos legais para abertura de empresa e venda das galinhas, assim como a negociação com os fornecedores.

 

Vantagens quanto à venda de galinhas caipiras

Pelo fato das galinhas caipiras se tratarem de um alimento muito mais saudável e nutritivo, sem adição de hormônios ou agrotóxicos, o preço de venda delas é bem maior, ficando em torno de 20% a mais do que as aves de granja.

Outra vantagem obtida por quem deseja saber como montar uma criação de galinha caipira é que existe uma demanda bem grande por este produto, já que a qualidade das aves caipiras é muito superior.

Além do mais, a criação de galinha caipira proporcionará a chance de ter um negócio próprio, tornando possível obter muito mais flexibilidade de tempo, além de contribuir para que as pessoas tenham uma alimentação muito mais saudável.

Logo, tudo que envolve saber como montar uma criação de galinha caipira requer bastante capricho e cuidado.

Imagem: criargalinha.com.br

Publicidade