Montar Empresa de Assistência de Manutenção de Eletrônicos
Montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos consiste numa promissora oportunidade de negócio, já que a demanda por esses serviços é alta. Para saber o que considerar ao começar essa atividade, confira nosso post.
Passo a passo para montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos
Faça cursos na área
O primeiro passo para abrir uma empresa na área de eletrônica é conhecer detalhes desse serviço. A melhor maneira é realizar um curso especializado nessa área. Mesmo que você já tenha trabalhado como técnico em eletrônica em empresas e feito o curso há algum tempo, sempre é recomendada uma reciclagem para obter novos conhecimentos.
Conhecer o mercado
Montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos requer planejamento. Isso começa por conhecer o mercado existente na sua cidade e região quanto a esses serviços, buscando identificar principalmente:
- Quais são as principais empresas nessa área;
- Os preços aplicados por elas;
- Localização dessas empresas;
- Previsão de demanda desses serviços etc.
Essa identificação dos futuros concorrentes faz com que você veja exatamente o cenário em que irá atuar e ajuda na hora de definir os preços e estabelecer diferenciais que te destaquem no mercado.
Escolha um local
Seja para quem pretende começar em casa ou em um local específico, é necessário definir um lugar próprio para a prestação desses serviços, com espaço para armazenar os equipamentos, comportar as pessoas que estarão trabalhando, computador, telefone, ferramentas etc.
Formalizar a empresa
Para montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos é preciso ter uma empresa formalizada, ou seja, CNPJ aberto. Isso é de vital importância, pois além de fazer o devido recolhimento de impostos, você terá condições de emitir as notas fiscais solicitadas pelos clientes.
Essa formalização começa por comparecer na prefeitura municipal e verificar todos os procedimentos necessários para abertura do negócio, emitindo documentos tais como laudos, alvarás, cadastro municipal etc.
Comprar os equipamentos e ferramentas
Depois de acertado o espaço físico e formalização da empresa de manutenção de eletrônicos, é o momento de adquirir os equipamentos e ferramentas necessárias, que são:
- Bancada para realização das atividades;
- Computador;
- Mesas;
- Ferro de soldar;
- Alicate de corte;
- Alicate de ponta;
- Chaves de fenda;
- Chaves Philips;
- Chaves de relojoeiro;
- Canivete ou estilete;
- Sugador de solda;
- Pinça;
- Pinça ajustável;
- Lima plana;
- Martelo comum;
- Martelo de borracha;
- Serra para metal;
- Pequena morsa;
- Alicate descascador de fios;
- Lupa;
- Furadeira;
- Soprador térmico.
Antes de fechar a compra desses equipamentos e ferramentas, é necessário ter a mão no mínimo 3 orçamentos de empresas diferentes. Desse modo, você poderá escolher aquela que ofereça maior qualidade e melhores condições de pagamento.
Montar a equipe
Aprender como montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos requer contar com profissionais qualificados e comprometidos com todas as normas de segurança exigidas para manuseio de eletrônicos. Ao montar a equipe é necessário priorizar a contratação de funcionários que:
- Comprovem realização do curso técnico em eletrônica por meio de certificados emitidos pela instituição de ensino;
- Tenham experiência mínima de 1 ano nessa atividade;
- Demonstrem forte senso de responsabilidade e comprometimento com a qualidade e segurança entregue aos clientes;
- Apresentem no mínimo 1 referência de empresa na qual trabalhou.
Divulgar o serviço
Por mais que a divulgação seja a última etapa de como montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos, isso deve ser feito de maneira constante, pois somente dessa forma é possível atrair e manter os clientes. Entre as principais estratégias para divulgar sua empresa, estão:
- Escolher um nome e logomarca interessantes para a empresa, fazendo com que os clientes lembrem da assistência com mais facilidade;
- Elaborar cartões de visita atrativos e distribuir entre familiares, amigos, vizinhos, funcionários de condomínios etc.;
- Usar as redes sociais (Facebook e Instagram) para divulgação dos serviços, gerando conteúdos de textos e imagens;
- Desenvolver um site atraente, com informações relevantes, serviços realizados, contato da empresa e demais informações;
- Buscar parcerias com empresas da sua cidade e região, oferecendo seus serviços de manutenção de eletrônicos para diversos tipos de itens;
- Manter a equipe sempre uniformizada utilizando (e divulgando) o nome e logomarca da empresa.
Com todos esses passos de como montar empresa de assistência de manutenção de eletrônicos, você conseguirá excelentes resultados graças ao planejamento e habilidade técnica para execução dos serviços.
Imagens: cimm.com.br / montarumnegocio.com