Página Inicial Dinheiro Extra

Use a psicologia das cores para ter sucesso em seu primeiro negócio

Cada uma das cores que nos rodeiam tem o poder de influenciar nossos sentimentos e decisões. Usando a combinação certa com o contexto da sua empresa, é possível aumentar as chances de sucesso desde o primeiro contato visual de um cliente com a sua marca até a decisão de fechar um negócio.

Fonte: Unsplash

O significado das cores

No mundo dos negócios, a primeira impressão é muito importante, especialmente quando o negócio está sendo lançado. De acordo com estudos sobre a memória, 80% das pessoas se lembram do que veem e fazem, número muito superior aos 20% do que é simplesmente lido ou aos 10% daquelas informações que são apenas ouvidas.


Publicidade

É por isso que o significado das cores se torna tão importante no mundo do marketing quando se trata da mensagem que se deseja transmitir. Laranja, por exemplo, é uma cor que transmite alegria e confiança. Azul é usado para transmitir segurança e força. Já o verde é comumente utilizado para inspirar crescimento e saúde.

O esquema de cores mais adequado ao seu negócio

Ao iniciar um negócio, é muito importante ter clareza quanto à impressão que você deseja transmitir ao seu público. O que você gostaria de inspirar em seus potenciais clientes: alegria, curiosidade, confiança? Para tal, muitas empresas bem-sucedidas fazem o uso da psicologia das cores, aplicando o conhecimento compartilhado por especialistas da área a respeito de como as cores afetam a emoção e a razão dos seres humanos.

Pensando por essa ótica, não é à toa que empresas de fast-food, como o McDonald’s, fazem uso da combinação de amarelo com vermelho para caracterizar os elementos de sua marca: essas cores despertam o apetite. Por outro lado, os cassinos, que oferecem roleta online e também outros produtos, como blackjack e demais jogos envolvendo cartas, costumam manter o preto e o vermelho como cores principais, visto que elas tradicionalmente simbolizam as cores tanto da roleta quanto dos naipes do baralho, remetendo seus clientes à emoção e à elegância propiciadas por tais formas de entretenimento. Finalmente, marcas como Amazon ou Harley Davidson priorizam o uso de laranja e preto nos seus logotipos, a fim de transmitir força e confiança ao seu público-alvo.

Fonte: Pexels

O sucesso nos negócios depende de…

Ao iniciar um negócio muitos fatores são de vital importância, incluindo o uso das cores certas, para criar uma boa primeira impressão. Isso ocorre porque, capturando a atenção de um público-alvo por meio do logotipo e das cores nele usadas, o próximo passo é desenvolver uma estratégia de negócios capaz de manter a marca na mente do público.


Publicidade

O sucesso nos negócios, portanto, também depende de um bom planejamento, o que permite aproveitar todas as oportunidades apresentadas aos empreendedores desde o início do negócio. Dessa forma, a missão, os objetivos, o processo operacional, o plano de marketing e o plano financeiro funcionam como um suporte que mantém o interesse do público cuja atenção foi primeiramente capturada graças ao uso adequado, entre outros fatores, da psicologia das cores.

Fonte: pixabay

A partir da observação das cores usadas por uma empresa, é possível obter informações sobre a mensagem que ela deseja transmitir ao seu público em termos de emoção. Por esse motivo, a escolha de uma cor ou de uma combinação de cores adequada se torna essencial para o sucesso de cada negócio.


Publicidade