6 Motivos e Vantagens em investir em Cloud Computing


Cloud-Computing

A tecnologia hoje em dia disponibiliza recursos que facilitam muito o trabalho para quem quer investir em um site. Um desses recursos é a Cloud Computing.

O termo, que em português pode ser traduzido como Computação em Nuvem, é muito utilizado por quem atua no trabalho de TI. A Cloud Computing é uma tecnologia que possibilita o acesso a programas, arquivos e serviços utilizando a internet.

Esse acesso é efetuado de modo remoto, a qualquer instante e de qualquer lugar do planeta. Daí a origem do nome Computação em Nuvem. Além disso, a Cloud Computing não permite apenas o acesso a arquivos, mas também a realização de serviços, tudo por meio da internet.

Ao utilizar esse tipo de tecnologia, os dados, os arquivos não ficam salvos em um disco rígido do computador. Na verdade, eles ficam armazenados na internet.

Publicidade

Atualmente os principais fornecedores desse tipo de serviço são o Google, a Microsoft, a Amazon, Salesforce e a IBM. Um exemplo desse serviço de Cloud Computing é o Google Drive.

Outro tipo de serviço bastante utilizado quando o assunto é Computação em Nuvem é o Dropbox.

 

As vantagens da utilização da Computação em Nuvem

A Cloud Computing pode trazer vários benefícios tanto para o usuário que armazena arquivos de texto, imagem, áudio e vídeo, quanto para quem trabalha em um ambiente corporativo.

Por exemplo, se você possui um blog é possível armazenar textos e imagens para as suas postagens utilizando o Google Drive, que é o serviço do Google de Cloud Computing.

No caso das empresas, a Computação em Nuvem pode agilizar uma série de serviços, agilizando a interação entre os setores e facilitando o acesso a vários arquivos.

Publicidade

Hoje em dia existem modalidades distintas de Computação em Nuvem. Não por acaso, esse tipo de tecnologia cada vez mais é usado por empresas no mundo todo.

1 – Facilidade nas mudanças internas da empresa

A Computação em Nuvem facilita qualquer tipo de mudança quando o assunto é infraestrutura.

Por isso, você não precisará se preocupar com mudanças complexas, caso sua empresa necessite efetuar algum upgrade na estrutura de dados.

Sendo assim, a atualização de um servidor que está instalado na nuvem é mais fácil, pois as configurações de sistema podem ser feitas de maneira remota e sem equipamentos.

 

2 – Maior capacidade de armazenamento

De uma forma geral, o servidor de uma empresa pode ter a sua capacidade de armazenamento reduzida à medida que o seu negócio se desenvolve.

Diante disso, mais recursos são gastos para a aquisição de servidores dotados de mais capacidade. É bem comum que com essas mudanças ocorram problemas e falhas técnicas como lentidão, perda de dados, etc.

Ao utilizar a Cloud Computing esse problema é sanado, pois as atualizações podem ser feitas de maneira rápida, possibilitando que os servidores atuem sempre na sua capacidade adequada.

3 – Diminuição dos custos

Manter servidores e uma equipe especializada para efetuar reparos e atualizações exige muitos gastos.

Por meio da utilização da Computação em Nuvem é possível reduzir a quantidade de equipamentos e otimizar o espaço de maneira correta no ambiente.

Sendo assim, custos com gastos de manutenção também sofrem uma significativa diminuição.

4 – Acessibilidade ao que há de mais atual em tecnologia

Um dos benefícios que a Computação em Nuvem proporciona é que até mesmo empresas de pequeno porte possam contar com recursos modernos de tecnologia.

Inclusive, é possível perceber que algumas empresas pequenas contam com a mesma tecnologia das empresas mais consolidadas no mercado.

5 – Contribui para a sustentabilidade

A questão da sustentabilidade, ou seja, do cuidado com o meio ambiente é uma das pautas mais recorrentes da atualidade, inclusive no segmento corporativo.

Já é característica das empresas mais conceituadas do mercado não desprezarem conceitos de sustentabilidade em suas agendas de trabalho.

Sendo assim, aderir ao uso da Computação em Nuvem também contribui para essa questão ecologicamente correta.

Esse tipo de tecnologia poupa energia e espaço, por contar com acesso remoto a dados. Com isso, elimina-se a necessidade de equipamentos e outros recursos.   

6 – Maior capacidade de segurança

Talvez alguns empreendedores fiquem com um pé atrás ao saber que arquivos importantes estarão na internet. O medo que eles sejam acessados e roubados é real e compreensível.

No entanto, a Computação em Nuvem permite contar com avançados recursos de proteção. Os arquivos ficam seguros e podem ser acessados apenas por pessoal autorizado.

Além disso, dados armazenados em discos rígidos, por exemplo, podem ser perdidos caso ocorra algum defeito técnico com esses dispositivos.

No caso da Cloud Computing isso não ocorre, pois os arquivos estão armazenados na nuvem e disponibilizados em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter acesso à internet.

Conclusão

Seja no dia a dia de estudantes ou também no cotidiano das grandes empresas, a Cloud Computing traz uma série de vantagens.

Portanto, a Computação em Nuvem oferece diversos motivos para você investir e modernizar o seu negócio com o que há de mais atual em termos de tecnologia.

Publicidade