Página Inicial Empreendedorismo

A Inteligência Artificial e suas aplicações na indústria

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Um exemplo disso é quando você acessa um e-commerce e é atendido por um chatbot.

A automação de atendimento é um reflexo notório dessa tecnologia na hora de agilizar a venda de um produto. Além disso, é possível falar também da Cloud Computing quando se trata de hospedagem de sites.


Publicidade

Um exemplo disso é a hospedagem. Ela utiliza a computação em nuvem, sendo bastante útil para quem gerencia uma loja virtual ou um projeto web de grande porte.

Graças a esse tipo de hospedagem, o site ganha melhor desempenho, maior capacidade para suportar tráfego elevado e mais estabilidade.

No entanto, há outro segmento onde a Inteligência Artificial demonstra ser cada vez mais importante. É o setor da indústria. Não é por acaso que hoje em dia já se fala até mesmo em “Indústria 4.0”.

Inteligência Artificial – Um passo adiante para as indústrias

A IA, apesar de parecer algo muito moderno e, algumas vezes, própria de um futuro distante, é uma tecnologia que há tempos está entre nós.


Publicidade

De uma forma geral, a Inteligência Artificial consiste em recursos que possibilitam as máquinas reconhecerem padrões e, com isso, tomarem decisões na hora de executarem ações.

Essa maior autonomia que as diferentes máquinas passam a ter representa várias vantagens para o nosso cotidiano, inclusive no setor das indústrias.

Sendo assim, logo abaixo elencamos as principais aplicações onde a Inteligência Artificial pode beneficiar as diversas indústrias.

Gestão de colaboradores

A área de Recursos Humanos pode ganhar muito diante da atuação de uma tecnologia como a Inteligência Artificial, pois como as máquinas podem aprender a simular ações humanas, se torna mais fácil identificar padrões comportamentais.


Publicidade

Essa abordagem é bastante pertinente na hora de traçar o perfil dos candidatos a uma vaga de emprego, por exemplo.

As rotinas diárias de Recursos Humanos também podem ser automatizadas, permitindo a diminuição de trabalhos feitos manualmente ou também terceirizados.

Isso implica em maior liberdade para o trabalho intelectual e melhor desenvolvimento de talentos e lideranças.

Análise Preditiva

A PA é a famosa Predictive Analytics, que em português é conhecida como Análise Preditiva. Esse tipo de análise é uma modelagem estatística constituída por uma série de dados coletados.

Por meio de tais informações fornecidas por mecanismos de Inteligência Artificial é possível prever padrões e tendências.

Além disso, essa tecnologia também tem condições de auxiliar na organização no que diz respeito às manutenções periódicas. Desse modo é possível identificar futuras necessidades de troca de peças, por exemplo.

Diante disso, uma empresa que utiliza a Inteligência Artificial para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos otimiza o tempo, reduz os custos e aumenta a produtividade dos processos internos.

Mais qualidade na mão de obra

Existe uma crença quase unânime de que a inteligência artificial vai extinguir a mão de obra humana para a realização de determinados serviços, inclusive no segmento industrial.

Muitas pessoas afirmam que o uso de robôs e processos em automação são, em parte, os culpados pela diminuição dos postos de trabalho.

No entanto, essa é uma visão simplista de todo o processo. Afinal, é importante salientar que os mecanismos de inteligência artificial podem complementar e otimizar a participação humana no processo produtivo e não prejudicar.

Em suma: As máquinas estão aí para auxiliar e não para substituir a ação humana. Além disso, a presença delas abrirá novas oportunidades para os profissionais compreenderem e desenvolverem mais tecnologias baseadas no conceito de Inteligência Artificial.

Pois é um fato de que a implantação das tecnologias de IA adaptadas a cada ramo e segmento da indústria exigem profissionais cada vez mais qualificados.

Não custa lembrar também que esse fator pode gerar uma transformação nos empregos de hoje em dia, pois será cada vez mais necessário preparar-se e buscar cada vez mais conhecimento para atuar em um mercado tecnologicamente transformado.

Por essa razão que a Inteligência Artificial não deve ser encarada como uma inimiga, mas, sim, como uma fonte de novas oportunidades.

Gestão de Cadeia de Suprimentos

A Supply chain, termo em inglês que designa gerenciamento da cadeia de suprimentos, compreende o processo de logística de produtos e materiais.

Esse tipo de ação se torna mais preciso a partir do uso da Inteligência Artificial. Assim, se torna mais fácil adotar decisões acertadas nesse aspecto, evitando desperdícios e custos desnecessários.

Um exemplo para obter uma boa gestão de cadeia de suprimentos pode ser obtido a partir do machine learning (aprendizado de máquina). Com isso, é possível efetuar a identificação da necessidade de substituir peças sem a intervenção humana.

Conclusão

A Inteligência Artificial cada vez mais se manifesta no nosso dia a dia, seja na hora em que você é atendido por um aplicativo em um e-commerce ou quando recebe sugestões de séries na Netflix.

No caso das indústrias, a IA também é uma realidade, pois ela otimiza o trabalho, organiza processos e atua reduzindo custos.

Portanto, quem trabalha no segmento industrial é importante ficar atento para as novidades que essa tecnologia vai proporcionar.


Publicidade