Página Inicial Empreendedorismo

Alavancagem Operacional – O Que é, Como é Feita e Resultados

A alavancagem operacional é um dos grandes objetivos das empresas que desejam aumentar a margem de lucro por meio do maior volume ou giro das vendas. Para saber no que consiste essa alavancagem e como ela é imprescindível para a saúde financeira das empresas, confira nosso artigo.

O que é alavancagem operacional?

A alavancagem operacional acontece quando um determinado percentual de crescimento nas vendas faz com que ocorra um crescimento no lucro bruto algumas vezes maior que o percentual de aumento das vendas. Esse efeito é possível porque os custos fixos são diluídos em um volume maior de produção. Isso faz com que o custo unitário seja menor, o que automaticamente aumenta a margem de lucro bruto.


Publicidade

Exemplo:

Para ilustrar o conceito de alavancagem operacional basta considerarmos que, se uma empresa apresentar 15% de aumento no lucro bruto e um aumento de 5% nas vendas, o grau de alavancagem operacional nesse caso é 3. Ou seja, o acréscimo de lucro bruto foi 3 vezes maior que o percentual de aumento nas vendas.

Como é feita a alavancagem operacional

Abaixo apresentamos algumas dicas para você entender como fazer uma alavancagem comercial:

1 – Mensurar os níveis de ociosidade

Para que uma empresa consiga fazer a alavancagem operacional é necessário mensurar os níveis de ociosidade e fazer com que eles sejam os menores possíveis. Altos níveis de ociosidade significam que a empresa não está empregando plenamente sua capacidade produtiva – o que consiste em um desperdício de recursos.


Publicidade

2 – Definir novas estratégias de vendas

Reduzir os índices de ociosidade requer que a empresa defina novas estratégias de vendas, buscando aprimorar seus produtos ou serviços ou se destacar de alguma forma dos principais concorrentes.

Alguns exemplos de diferenciação são:

  • Menor prazo de entrega do produto ou serviço;
  • Atendimento de qualidade aos clientes;
  • Bom relacionamento com os clientes;
  • Embalagens diferenciadas;
  • Diversificação de pontos de venda etc.

Realizar cursos específicos na área de vendas para acompanhar as novas tendências de mercado, especialmente na área em que você atua, é essencial para definir quais são os tipos de diferenciação mais adequados para sua empresa.

3 – Atender novos mercados

Outra forma de gerar alavancagem operacional é expandir a capacidade de produção ao atender novos mercados. Por exemplo, além de a empresa atender numa determinada cidade, por meio dessa expansão, ela pode atender uma região ou todo o estado.


Publicidade

4 – Gerar valor agregado aos clientes

Gerar valor agregado a um produto ou serviço é um dos caminhos para aumentar o lucro bruto várias vezes mais que o simples acréscimo nas vendas. Gerar valor é entregar algo além do que o cliente espera.

5 – Adotar sistemas de controle

Adotar softwares e sistemas de controle para o acompanhamento de resultados é essencial para que ocorra a alavancagem operacional. Além disso, esse registro e análise constante dos números permitem que a empresa consiga se planejar melhor e verificar dia a dia o alcance das metas e objetivos traçados.

alavancagem operacional

Resultados da alavancagem operacional

Com relação aos principais resultados proporcionados pela alavancagem operacional, eles são:

Construção de reservas financeiras

A alavancagem operacional permite que a empresa construa importantes reservas financeiras que são de grande ajuda para reinvestimentos. Essa reserva também evita que em determinados momentos a empresa tenha de pedir empréstimos ou financiamentos que, devido aos juros excessivos, prejudicam a saúde financeira do negócio.

Possibilidade de reinvestimento

Conforme mencionamos, uma boa reserva financeira faz com que a empresa possa reinvestir os lucros obtidos. Alguns exemplos desses reinvestimentos são:

  • Compra de máquinas e equipamentos;
  • Contratação de novos funcionários;
  • Aumento da frota de veículos;
  • Melhorias de infraestrutura (instalações da empresa);
  • Melhores benefícios aos funcionários;
  • Aquisição de novas tecnologias;
  • Desenvolvimento de novos produtos etc.

Aumento da capacidade produtiva

Ao aumentar o nível de reinvestimento do lucro bruto, a empresa naturalmente eleva sua capacidade produtiva e consegue vender cada vez mais, gerando um excelente ciclo de prosperidade.

Como estruturar a alavancagem operacional

As empresas que almejam realizar um processo de alavancagem operacional necessitam contar com o apoio de consultores, especialistas em marketing e demais profissionais que compreendem o mercado e possam identificar em quais aspectos a empresa precisa melhorar para chegar aos melhores resultados.

Além de conhecer o conceito e resultados da alavancagem operacional, fique de olho nesse nosso artigo que traz importantes lições de como manter a saúde financeira da sua empresa.

Imagens: blog.weaudit.com.br / blog.guiacontato.com.br


Publicidade