O que é Branding e qual o Conceito da Marca para a Empresa


Quer que sua marca ou empresa sejam lembradas? Use Branding. Aqui você fica sabendo como. Aproveite as dicas.

Branding é um termo da língua inglesa, que também pode ser referido como “Brand management”, e que significa “Gestão de marcas”.

Outro termo também neste contexto é “Brand” que pode ser traduzido como “marca”, e se refere a um grupo de imagens e ideias que são capazes de representar um determinado produto ou empresa.

Branding é o ato de criar e administrar uma marca que irá representar um produto ou uma empresa. É o ato de tornar conhecida a imagem ou a marca. É considerado o conjunto de ações que desenvolvem técnicas e práticas para construir um ícone forte dentro do mercado.

Publicidade

Para uma marca ser considerada forte e popular é necessário que o público-alvo se identifique positivamente com ela e é isto que se consegue através do Branding. Em casos diversos, a marca passa a valer até mais do que o próprio produto em si. Para entendermos o que é Branding torna-se essencial, portanto, compreender o que é uma marca.

Gestão de uma marca: Mas o que é uma marca?

Uma marca pode ser representada por imagens, grafismos, músicas, ícones, logos, etc. Seu valor está na forma como interage com o público. Seu valor é mensurado conforme a influência que exerce sobre o poder de compra das pessoas. Isto significa que quanto mais bem vista é, maior valor ela tem no mercado.

logos-branding

No entanto, é preciso esclarecer que uma marca não é simplesmente o seu emblema, o seu nome, seu logo ou o ícone mostrado. Na verdade, todas estas coisas se juntam para constituí-la e formam na mente das pessoas uma imagem ou seja uma essência.

Sendo assim pode-se dizer que uma marca é tudo que lembra sua empresa ou seu produto. Um famoso publicitário chamado Walter Landor nos faz entender o perfeito conceito de marca. Ele diz que: “Produtos são criados nas fábricas. Marcas são criadas nas mentes.” E aí, é exatamente onde entra o Branding. É ele que constrói a marca, faz sua administração, encontra soluções para que ela seja bem posicionada no mercado, e cuida estrategicamente dela.

As etapas do Branding

  • Público-alvo e seu detalhamento
  • Posicionamento da Marca
  • Construção Multissensorial

Estas etapas descrevem o que você precisa fazer para o desenvolvimento de um Branding.

Publicidade

Público-alvo

Uma das primeiras coisas a fazer na construção de uma marca ou no desenvolvimento do Branding é descobrir quem é o público-alvo daquela empresa ou produto. Este público-alvo é composto por todas as pessoas para quem seu produto é feito e a quem ele possa interessar.

É preciso, portanto conhecer o máximo a respeito deste público específico que precisa de sua mercadoria. Para isto muita pesquisa é necessária. Você terá que pontuar o mais detalhadamente possível, as características deste grupo de pessoas. Você reúne informações como: preferências, idade, costumes, cultura, etc. que te favorecerão no momento de construir o Branding.

Posicionamento da Marca

gestao-de-marca

Depois de descoberto e detalhado o público-alvo e suas preferências e hábitos, busque definir uma identidade para a marca. Esta deve estar inteiramente voltada para os gostos e preferencias de seu público. Deve levar em conta as expectativas, e o que eles esperam do produto ou do serviço prestado pela empresa.

Desta forma você definirá um estilo ou perfil que sua marca deve ter. Por exemplo, reflita sobre o que ela deve passar. Ela será aquilo que lembra amor? Que lembra maternidade? Que remete ao paladar? Em que sentidos ou emoções ela deverá tocar?

Construção Multissensorial

Depois de definir o público-alvo e a imagem que a marca deve passar a este público é momento de construir a marca. Para isto você pode lançar mão dos 5 sentidos humanos e explorá-los a favor de seu produto. A marca pode remeter-se à textura, ao paladar, ao visual através de cores, ao auditivo, na criação de rimas, sons característicos, músicas, etc. As possibilidades são muitas.

Quer exemplo de expressões que remetem à marcas e remetem a diversos sentidos? Veja aqui o que te lembra os termos abaixo:

“Desce redondo”- Skol

“ 1001 Utilidades” – Bombril

“Amo muito tudo isso” – Mac Donalds 

“Rio 2016”- Olímpiadas

“O sabor de ser brasileiro”- Brahma

Deu para entender qual é o trabalho que o Branding realiza? Acredito que sim. Ele faz com que as pessoas sejam atingidas positivamente pela marca, de forma a sentirem-se atraídas, encantadas, apaixonadas, envolvidas e morrendo de vontade de comprar.

Quem faz o Branding?

O Branding é desenvolvido por um profissional muito buscado hoje em dia no mercado de trabalho. Trata-se do profissional de Marketing. Sua atuação deve ser pautada em inúmeras estratégias para atrair consumidores. Quando o trabalho de Branding é muito bem feito atrai clientes que tornam-se fiéis e apaixonados pela marca.

Branding é o conjunto de ações que leva sua marca a sobreviver no mercado. Dele vai depender se as pessoas serão fãs compradores ou críticos irritados. Por isto capriche em sua criação. Faça sua marca aparecer.

Publicidade