Cervejaria como MEI – Como Abrir, Principais Regras e Vantagens


cervejaria como mei

A cervejaria como MEI – Microempreendedor Individual é possível desde que sejam obedecidas as regras básicas com relação a esse tipo de negócio. Além disso, é preciso conhecer as vantagens e oportunidades que esse mercado oferece para que sejam obtidos bons resultados financeiros. Confira nosso artigo e saiba tudo sobre como ter uma cervejaria na condição de MEI.

Regras para cervejaria como MEI

Para abrir uma cervejaria como MEI é preciso que o empreendedor esteja enquadrado nas regras que permitem esse tipo de empresa (MEI). Vejamos quais são elas:

Atividades permitidas

O primeiro passo para quem pretende abrir uma cervejaria como MEI é verificar na prefeitura da sua cidade e na lista de ocupações que o MEI pode realizar as atividades iguais ou semelhantes à cervejaria. Ainda que essa atividade não esteja na lista, sempre é necessário procurar a prefeitura para maiores esclarecimentos.

Não recebimento de benefícios previdenciários

Pessoas que pretendem abrir cervejaria como MEI não podem estar recebendo qualquer tipo de benefício previdenciário, tais como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade etc. Quando o empreendedor faz a formalização do MEI, automaticamente é cancelado o benefício previdenciário.

Publicidade

Limite de faturamento

A lei determina que, para se enquadrar na modalidade de MEI, é necessário que o faturamento anual estimado seja de no máximo R$81.000,00. Quando há perspectivas de valores maiores de faturamento, não é recomendado abrir o negócio como MEI.

Número de funcionários

Para que a cervejaria como MEI possa ser aberta é necessário que o empreendedor tenha no máximo 1 funcionário e que este funcionário receba o valor máximo de 1 salário mínimo vigente. Caso você tenha intenção de ter mais de um funcionário, não será possível se enquadrar na modalidade MEI.

Cervejaria como MEI – documentação necessária

Para abrir cervejaria como MEI, após conferência quanto ao tipo de atividade, é preciso reunir os documentos necessários. O procedimento para o MEI é bem simples e em questão de poucos dias já é possível obter o alvará e elaborar notas fiscais. Os documentos solicitados pela prefeitura para abertura do MEI são:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Recibo da última declaração de imposto de renda (caso houver);
  • Comprovante de endereço residencial e do endereço no qual as atividades da cervejaria serão exercidas);
  • E-mail e número de celular ativo.

Vantagens de uma cervejaria artesanal

cervejaria como mei

Para abrir cervejaria como MEI é necessário trabalhar no segmento de cervejarias artesanais com baixa produção, já que esse tipo de negócio demanda uma estrutura menor e no máximo será necessário contratar uma pessoa com funções auxiliares (que comportem o salário máximo de acordo com o mínimo no Brasil).

Vamos ver agora as vantagens de uma cervejaria como MEI.

Publicidade

Crescimento de mercado

Os apreciadores de cerveja estão cada vez mais valorizando marcas de cervejas artesanais, já que as combinações são bem mais encorpadas e saborosas que muitas das marcas tradicionais. Há pessoas inclusive que adoram fazer degustação com vários tipos de cervejas artesanais e aperitivos para que os amigos e familiares possam provar de sabores diferenciados de cervejas.

Isso significa que abrir uma cervejaria é uma excelente oportunidade de trabalhar em algo de que você gosta e ao mesmo tempo obter excelentes resultados financeiros.

Custos baixos

Os itens necessários para abrir uma cervejaria artesanal são de custo acessível. Assim, em questão de pouco tempo é possível recuperar os valores de investimento e começar a lucrar. Os custos mensais quanto aos insumos usados na produção das cervejas também são acessíveis, o que permite um bom fluxo de caixa aos empreendedores.

Constante demanda

No Brasil há uma grande demanda por novas marcas de cervejas artesanais. Ao desenvolver boas estratégias de divulgação da marca é possível tornar-se conhecido em pouco tempo e já começar as vendas. Com relação à divulgação, uma dica de ouro é organizar eventos de degustação com sua marca de cerveja e inserir a marca em alguns supermercados, mercearias etc.

Usar as redes sociais (Instagram e Facebook) também é outra estratégia fundamental para o sucesso do negócio. Para isso, é essencial caprichar na qualidade das imagens, geração de conteúdo, fotos dos eventos etc.

Depois de saber detalhes sobre a abertura de cervejaria como MEI, confira esse nosso conteúdo que explica as melhores estratégias de marketing para aumentar as vendas.

Imagens: minhaprimeiracerveja.com.br / portalsabores.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade