O Que é Coaching? Empresarial, Pessoal, Nutricional, Financeiro…


Certamente muitas pessoas já devem ter ouvido falar nesta palavra cada vez mais utilizada, sobretudo no campo profissional. No entanto, muitos ainda perguntam: Afinal, o que é coaching?

Por esta razão, decidimos falar a respeito dos aspectos que envolvem as definições e importância deste serviço para todas as pessoas que buscam o aprimoramento constante. Acompanhe!

Definição sobre o que é coaching

Em síntese, esta palavra em inglês denota uma atividade de formação pessoal na qual um coach (instrutor) deverá fornecer orientações e ferramentas para que o cliente possa evoluir em determinada área da vida.

De maneira geral, ele é bastante procurado por empresários e por pessoas que desejam reavaliar sua carreira profissional, seja para preparar-se para um novo cargo ou até mesmo para mudar de carreira.

Publicidade

O que esperar deste serviço?

Antes de mais nada, toda pessoa que recorre a um coach devidamente capacitado poderá contar com a possibilidade de iniciar um interessante processo de autoconhecimento, baseado na aplicação de metodologias específicas que facilitem isso.

Logo, esse processo fará com que os profissionais potencializem sua capacidade de aprender, se tornem mais motivados, questionadores e eficazes de acordo com suas reais habilidades e vocações, adquirindo maior clareza quanto às suas decisões.

Existem coachings de diversas áreas: Empresarial, Pessoal, Nutricional e emagrecimento, Financeiro, Relacionamentos entre outras áreas.

A importância de obter orientação para transição de carreira

Em todo Brasil, cada vez mais pessoas alegam insatisfação com a carreira. De acordo com especialistas no assunto, uma das principais razões para isso é o fato de uma escolha de carreira equivocada.

Muitas pessoas infelizmente acabam escolhendo uma carreira apenas pelo retorno financeiro que ela proporciona e não por uma vocação, gerando muito sofrimento no decorrer dos anos. A transição de carreira é um processo bastante delicado no qual deve se contar com um profissional altamente preparado, já que isso poderá impactar para sempre a vida de uma pessoa.

Antes da decisão sobre mudar de carreira e sobretudo qual delas escolher, é preciso passar por um reencontro consigo mesmo, buscando identificar as reais necessidades, sonhos e habilidades vocacionais que poderão ser empregadas na vida profissional.

Publicidade

O que é abordado em um processo de coaching?

coaching_2

No decorrer desse processo são abordados principalmente aspectos comportamentais do indivíduo, sendo que todo trabalho é realizado com base nas suas próprias vivências.

Isso envolve também a identificação das chamadas crenças limitantes, que de forma geral “empacam” a vida profissional dos clientes.

Para quem deseja saber o que é coaching, é preciso enfatizar que este método não consiste em dizer às pessoas o que elas devem fazer, mas auxiliá-las a fazerem uma autoavaliação sobre suas decisões, considerando sempre seus valores pessoais, sonhos e objetivos.

Afinal, isso funciona?

Embora seja um trabalho amplamente divulgado e com resultados absolutamente comprovados, muitas pessoas ainda se perguntam se essa metodologia realmente funciona.

A resposta é sim. Uma infinidade de pessoas afirma que os resultados obtidos superaram as expectativas, fazendo com que além de uma carreira muito mais satisfatória, essas pessoas comessem a ter uma atitude muito mais positiva diante da vida.

Pelo fato de se tornar uma pessoa mais realizada, os indivíduos muitas vezes recuperam a autoestima, começando um ciclo muito mais próspero em todos os sentidos.

Para quem este processo é recomendado?

Qualquer pessoa que se encontre em um processo de crise profissional poderá procurar a ajuda de um coach que a auxiliará a enfrentar a superar estes momentos delicados.

O coaching é muito recomendado também para jovens estudantes do ensino médio que estão em dúvida sobre qual carreira seguir. Inclusive, os especialistas na área de recursos humanos mencionam que, quanto mais cedo as pessoas passarem por este processo antes de escolher uma carreira, muito maiores serão as chances de acerto e menores probabilidades de futuras frustrações.

Este processo pode ser muito útil também nos casos de profissionais que estão satisfeitos com a carreira, mas desejam cargos melhores. Isso porque o método também trabalha as habilidades necessárias para o desenvolvimento de líderes para ocuparem os cargos de gerentes, diretores e até mesmo presidentes de empresas.

Ao contrário do que muitos pensam, saber o que é coaching e buscar aplicar esses conhecimentos não é um “luxo”, mas uma questão de necessidade para aquelas pessoas que desejam fazer melhores escolhas, tomar boas decisões e trabalharem com aquilo que realmente amam.

Imagem: bscoaching.mx; curseduca.com
fonte: 1

Publicidade