Como Atender Bem o Cliente e Torná-lo Fiel à Empresa?

como-atender-bem-o-cliente-e-torna-lo-fiel-empresa

 

Saber como atender bem o cliente e fazer com que ele se torne fiel é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do negócio.


Publicidade

Para que as empresas obtenham êxito nesta missão, estratégias bem simples podem fazer com que elas possam atrair e manter muito mais clientes. Para saber quais são elas, confira nosso post!

Estratégias de como atender bem o cliente

No que diz respeito às melhores estratégias de como atender bem o cliente, as mais simples e eficazes são:

Ter empatia

A empatia é a palavra-chave no que se refere a um atendimento de máxima qualidade. Por que?

Empatia significa a habilidade emocional de se colocar no lugar do outro. Em outras palavras, de fazer por ele aquilo que gostaríamos que alguém fizesse por nós.


Publicidade

Dessa forma, todo vendedor, caixa, atendente e demais profissionais que lidam diretamente com o cliente sempre devem ser perguntar: Como eu gostaria de ser atendido? O que eu considero como um bom atendimento?

Quando chegamos a esta resposta, certamente a qualidade na forma de atender melhora significativamente.

Pensar que o cliente nada mais é que um ser humano

Essa estratégia pode parecer um pouco estranha ou talvez óbvia demais, mas é justamente ela uma das grandes responsáveis pela qualidade do atendimento.

Quando aprendemos a enxergar o cliente simplesmente como um ser humano que carece de atenção, respeito, compreensão etc, a relação com ele fica menos automática.


Publicidade

Isso também ajuda muito na hora de atender “clientes difíceis”, já que ao vê-lo com um ser humano, percebemos que todos nós também estamos sujeitos a estarmos simplesmente passando por um dia difícil. Tratar o cliente sempre de forma respeitosa e cordial faz com que ele se “desarme”.

Não forçar a compra

Essa estratégia vale acima de tudo para vendedores. Nada pode ser mais desagradável durante o atendimento que um vendedor que nitidamente está tentando forçar a compra de determinado produto ou serviço.

Esse tipo de comportamento faz com que o cliente se sinta desrespeitado em sua vontade e certamente ele passará bem longe daquele vendedor e muito provavelmente da empresa.

Portanto, é indispensável que os vendedores busquem sempre agir com transparência e respeitar aquilo que de fato pode proporcionar bem-estar às pessoas atendidas.

Observar

Um dos maiores erros de quem trabalha na área de vendas é não observar os clientes individualmente.

Alguns vendedores atendem de forma tão automática que a impressão que se tem é a de que um robô está apenas repetindo frases prontas.

Cada pessoa reage de uma forma. Por isso, na hora de saber como atender bem o cliente, é indispensável buscar desenvolver o senso de observação quanto ao perfil e necessidade de cada um. Isso faz toda diferença para um excelente atendimento.

Bom humor é fundamental

O bom humor é sem dúvida um dos grandes aliados na hora de um excelente atendimento. Isso não significa rir descontroladamente ou ficar contando piadas.

Trata-se de manter uma postura positiva durante o atendimento, seja por um comentário agradável, um sorriso, uma gentileza etc. Isso faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas.

Saber como atender bem o cliente não é difícil, basta manter a simplicidade, o bom humor e sempre pensar em como gostaríamos de ser atendidos. Esta é a grande chave!

Imagem- meridiano.com.br

Publicidade