Como Calcular Preço de Venda de um Produto ou Mercadoria


como-calcular-preco-de-venda-de-um-produto-ou-mercadoria

 

Saber como calcular preço de venda de um produto ou mercadoria é fundamental para que o empresário não sofra prejuízos e também mantenha seus preços de acordo com aqueles que são aplicados no mercado.

Pelo fato de grande parte dos empreendedores e gestores terem muitas dúvidas com relação a este cálculo, decidimos explicar de maneira bem simples o que considerar ao realizá-lo. Confira!

O que considerar sobre como calcular preço de venda de um produto ou mercadoria?

Ao definir o preço de venda de um produto, é indispensável que empresários e gestores considerem os seguintes aspectos:

Publicidade

Preços aplicados no mercado

Antes de fazer o planejamento e desenvolver os cálculos quanto ao preço de um determinado produto, o empresário deverá ter um parâmetro com relação aos preços praticados no mercado.

O valor do preço de mercado deverá ser uma das bases para que o empresário realize os investimentos e demais ações no intuito de manter-se competitivo.

Custos fixos e variáveis

Outro dos aspectos fundamentais a serem considerados com relação a como calcular preço de venda de um produto ou mercadoria trata-se de identificar o valor total dos custos.

De imediato, para que o empresário não sofra prejuízos, é indispensável que o valor faturado cubra todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis.

Percentual de lucro

Além de identificar os custos fixos e variáveis e considerá-los no preço de venda, o empresário deverá adicionar um percentual de lucro que esteja coerente com o que costuma ser aplicado no mercado.

Quantidade de produtos vendidos

Para que seja aplicado um preço adequado nos produtos, também é necessário fazer uma estimativa o mais real possível da quantidade de produtos a ser vendida.

Publicidade

Como chegar ao preço de venda do produto?

De forma bem simples, pode-se considerar o preço de venda do produto como:

Preço de venda = Soma de todos os custos (fixos e variáveis) / quantidade de produtos fabricados

É importante ressaltar que todos os custos da empresa, absolutamente todos, deverão estar embutidos no preço do produto, já que caso isso não ocorra, fatalmente o negócio começará a sofrer prejuízo.

Como aplicar e manter um preço de venda competitivo?

Para que os empresários possam aplicar e manter um preço de venda competitivo com relação aos concorrentes, é fundamental que eles otimizem seus processos para que o custo da produção seja o mais baixo possível.

Dessa forma, trabalhar com a quantidade exata de funcionários, não ter estoques altos, adquirir matéria-prima de fornecedores que ofereçam melhores condições de preço e fazer uma excelente gestão financeira é imprescindível para que a empresa se mantenha economicamente saudável.

Quem procurar para ajudar a calcular o preço de venda?

No Brasil, uma das instituições que mais se destacam no apoio ao empreendedorismo trata-se do Sebrae. Por meio dela, os empresários poderão contar com orientações em relação a todos os aspectos do negócio.

Isso inclui os detalhes sobre como calcular preço de venda de um produto ou mercadoria e também orientações preciosas quanto a uma gestão muito mais eficaz da empresa como um todo.

Imagem- blog.gs1br.org
Publicidade