Como Desenvolver Mindset de Crescimento – Fatores Relevantes e Dicas de Livros

como desenvolver mindset de crescimento

Aprender como desenvolver mindset de crescimento é a chave para se destacar como profissional e também ao administrar um negócio próprio. O motivo é que o mindset (mentalidade) é onde tudo começa para que você alcance o sucesso. Para saber como desenvolver essa mentalidade e ver dicas de conteúdos sobre o tema, confira nosso artigo.

O que é o mindset de crescimento

O mindset de crescimento pode ser definido de forma bem simples como a opinião positiva que uma pessoa tem sobre ela mesma e uma maneira positiva de aproveitar as oportunidades e superar desafios.


Publicidade

Alguém que busca desenvolver a mentalidade de crescimento gosta de desafios, aprende constantemente, é adaptável às mudanças e deseja sempre superar seus próprios limites. É exatamente por isso que essa mentalidade é tão necessária nas empresas, já que ela estimula o desempenho dos profissionais e alcance de resultados.

Como desenvolver mindset de crescimento

Devido aos resultados proporcionados, aprender como desenvolver mindset de crescimento dos indivíduos e empresas é uma preocupação cada vez mais frequente de profissionais e organizações das mais diversas áreas. Preparamos uma lista simples que traz os principais fatores que estimulam o desenvolvimento desse mindset. Anote.

Aprender algo novo todos os dias

Por mais que você tenha uma rotina diária bem definida em casa e no trabalho, geralmente com tarefas repetitivas, é necessário que você se desafie todos os dias a aprender algo novo. Esse constante aprendizado é um dos pilares de como desenvolver mindset de crescimento, pois é a partir dos novos conhecimentos recebidos que nossa mente se amplia. Algumas dicas para aprender algo novo constantemente é:

  • Ler mais (livros da área em que você atua, literatura, biografias de pessoas com histórias de superação etc.);
  • Assistir documentários dos mais variados assuntos (história, ciência, grandes personalidades, filosofia etc.);
  • Fazer pequenos cursos sobre inovação ou que te desafiem a desenvolver novas habilidades;
  • Conversar com pessoas que atuam em áreas diferentes da sua;
  • Visitar museus, exposições, bibliotecas e demais espaços que valorizem a arte.

Investir em conhecimento

Pessoas que desejam saber como desenvolver mindset de crescimento precisam investir constantemente em conhecimento. Cursos presenciais, cursos online, livros, palestras, workshops etc. são exemplos de maneiras de obter conhecimento de forma rápida.


Publicidade

Ter metas e objetivos claros

Indivíduos que possuem metas e objetivos claros têm maior facilidade de desenvolverem a mentalidade de crescimento, já que todos os esforços são movidos numa direção.

Desenvolver a criatividade

Desenvolver a criatividade e sair da zona de conforto são itens fundamentais para ter uma mente propícia para o crescimento. São disponibilizados diversos cursos online para que as pessoas exercitem a criatividade e conquistem grandes benefícios na vida pessoal e profissional.

Livros sobre como desenvolver mindset de crescimento

como desenvolver mindset de crescimento

  • Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck)
  • Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)
  • Desperte Seu Gigante Interior (Tony Robbins)
  • As 16 Leis do Sucesso (Jacob Petry)
  • Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias (Tim Brown)

Frases sobre mindset de crescimento

Agora vamos ver algumas das principais frases de autores famosos, inclusive desses autores dos livros que ensinam como desenvolver mindset de crescimento que revelam a importância de desenvolver essa mentalidade:


Publicidade

“Quando as pessoas acreditam que suas qualidades básicas podem ser desenvolvidas, os fracassos podem ser dolorosos, mas não as definem.” (Carol Dweck)

“Tome decisões com frequência. Quanto mais decisões você toma, melhores elas são. Os músculos se fortalecem com o uso, e o mesmo acontece com os seus músculos de tomar decisões. Libere seu poder agora mesmo, tomando alguma decisão que venha adiando. Não vai acreditar na energia e na animação que isso criará em sua vida!”

(Anthony Robbins)

“Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.”

(T. Harv Eker)

“As pessoas só ficam realmente interessantes quando começam a sacudir as grades de suas gaiolas.” (Alain de Botton)

“Qualquer um que não se sinta envergonhado por quem ele era no ano passado, provavelmente não está aprendendo o suficiente.” (Alain de Botton).

Agora que você aprendeu como desenvolver mindset de crescimento, veja esse artigo específico com excelentes dicas de como empreender a partir de um investimento acessível.

Imagens: goconqr.com / blog.manpowergroup.com.br


Publicidade