Como fidelizar o cliente e aumentar os lucros? Dicas e Passo a Passo


como-fidelizar-o-cliente-e-aumentar-os-lucros

Saber como fidelizar o cliente é um dos maiores desafios das empresas que desejam obter sucesso nas vendas e obviamente aumentar seus lucros.

Embora o mercado esteja cada mais competitivo, fazer com que os clientes se tornem fiéis à empresa é algo perfeitamente possível. Quer saber como? Confira nosso post!

Estratégias sobre como fidelizar o cliente

No que se refere às estratégias sobre como fidelizar o cliente, as que mais se destacam são:

Surpreender

Surpreender o cliente significa entregar um resultado além do esperado. Esse “algo a mais” pode ser:

Publicidade

– Oferecer um produto ou serviço agregado;

– Maior prazo de pagamento;

– Descontos atrativos;

– Diminuir o prazo de entrega;

– Oferecer um brinde;

– Superar na qualidade do atendimento.

Publicidade

Instruir

Grande parte dos clientes adora receber instruções quanto ao uso e conservação dos produtos adquiridos. Isso causa uma excelente impressão e certamente faz com que ele se mantenha fiel à empresa e até mesmo à pessoa que o atendeu.

Ao comprar um celular, por exemplo, as pessoas valorizam muito receber informações adicionais, tais como: A melhor película de proteção para aquele aparelho, onde poderá encontrar capinhas adequadas, a melhor forma de higienizar etc.

Por isso, sobretudo com relação aos atendentes e vendedores, é indispensável que eles busquem obter o maior número possível de informações quanto aos produtos e serviços que eles estão vendendo.

Conceder vantagens

Com relação a como fidelizar o cliente, uma das estratégias que mais surtem efeito é a concessão de vantagens para quem compra mais de uma vez.

Isso pode ser feito por meio de um cartão fidelidade, descontos nas próximas compras, desconto ao indicar amigos etc.

como-posso-fidelizar-meus-clientes-e-lucrar-mais

Caprichar no atendimento

A qualidade do atendimento, seja ele feito por um vendedor, um atendente ou um caixa é fundamental para que os clientes retornem àquela empresa.

Inegavelmente todos gostam de ser tratados com atenção, respeito e cordialidade. Este é um dos fatores mais importantes para fidelizar clientes. De acordo a maioria das pesquisas de marketing, supera inclusive a questão do preço.

Na medida do possível, é sempre muito interessante buscar memorizar o nome do cliente, observar os gostos pessoais, saber quais são os produtos ou serviços que ele mais consome etc. Lembrando que tudo isso deve ser feito de maneira sutil, sem jamais ser invasivo.

Ser gentil

Independente do ramo de atividade no qual a empresa atua, desde uma grande indústria até um pequeno salão de beleza, sempre é possível oferecer gentileza aos clientes.

Servir uma bebida (café, água, suco etc) em um recipiente bonito, parabenizar em datas especiais, investir em um ambiente agradável e acolhedor, atender com cordialidade etc, tratam-se de ações simples que fazem toda diferença no momento de fidelizar o cliente.

Indiscutivelmente, todas as pessoas gostam de ser bem tratadas e terem suas necessidades atendidas o mais rápido possível.

Portanto, os grandes pilares sobre como fidelizar o cliente são: Excelência no atendimento, rapidez na entrega e máxima qualidade oferecida com relação a todos os produtos e serviços disponibilizados pela empresa.

Imagem- blog.meuspedidos.com.br       fidelizii.com.br
Publicidade