Como montar uma equipe de vendas de sucesso? Realize Seus Objetivos


como-montar-uma-equipe-de-vendas

Saber como montar uma equipe de vendas de sucesso é item básico para as empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Para conhecer os aspectos fundamentais a serem seguidos na montagem desta equipe, basta acompanhar nosso post!

Planejamento de como montar uma equipe de vendas

No mundo dos negócios, a palavra-chave que determina o sucesso ou fracasso de uma empresa é planejamento. E para montar uma equipe de vendas não é diferente. Entre os principais aspectos que deverão ser levados em consideração ao fazer este planejamento, estão:

Estimativa do número de clientes

Para que seja definido o número de vendedores necessários para formar uma equipe é de suma importância que o empresário tenha uma estimativa do número de clientes que ele deseja atender e também a localização deles.

Publicidade

Valor desejado de faturamento

Além da estimativa quanto ao número de clientes que a empresa almeja atender, também é preciso ter uma projeção do valor esperado quanto ao faturamento. Esse valor determinará a quantidade ideal de vendedores.

Área de alcance da empresa

Saber como montar uma equipe de vendas também envolve definir a área de alcance da empresa, ou seja, se ela pretende vender apenas na cidade onde está localizada, na região, no país, se pretende desenvolver um e-commerce e até mesmo se tem intenção de atuar com exportação.

como-montar-minha-equipe-de-vendas

Composição da equipe de vendas

De forma geral, uma equipe de vendas inicialmente deverá ser composta por um gerente e vendedores com e sem experiência. Por que?

Embora já possuam habilidade na área de vendas, os profissionais mais experientes muitas vezes carregam alguns “vícios” e eles podem interferir nos resultados. Já os profissionais que estão no início da carreira são mais flexíveis à inovação.

Dessa forma, “misturar” a equipe sempre é uma alternativa bem saudável para a empresa que deseja fazer uma junção da experiência com novas ideias.

Publicidade

Habilidades desejadas em uma equipe de vendas

Com relação às habilidades necessárias para que uma equipe de vendas obtenha êxito, as principais delas são:

Com relação ao gerente

É indispensável que este profissional tenha espírito de liderança, saiba motivar os vendedores e também possua visão estratégica.

Não basta que o gerente estabeleça metas e objetivos, é necessário que ele aponte como alcança-los.

Além disso, esse líder também deverá possuir uma visão de curto, médio e longo prazo, buscando apontar soluções às dificuldades apresentadas no dia-a-dia dos vendedores.

Com relação aos vendedores

No que se refere às habilidades desejadas para um vendedor, entre elas está a necessidade de ele ser proativo, ou seja, que procure antecipar-se à busca de soluções aos desafios enfrentados no cotidiano da empresa.

Um vendedor também necessita manter-se constantemente motivado e engajado para que as metas sejam cumpridas.

Outra característica é que ele seja um observador e busque identificar os desejos e necessidades dos clientes. Um vendedor assertivo nem sempre é o mais extrovertido, mas quase sempre é o mais observador.

Em suma, saber como montar uma equipe de vendas envolve planejar diversos detalhes que farão toda diferença para o sucesso do negócio.

Imagem- sbcoaching.com.br   blog.meuspedidos.com.br
Publicidade